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Psicopatologia da Criança e do Adolescente

Código: P503     Sigla: PCA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 154 Plano Oficial 3 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1-Conhecimento das características das perturbações psicológicas mais frequentes das crianças e dos adolescentes
2-Domínio da diferenciaçãop entre elas
3-Conhecimento da dinâmica biopsicosocial envolvida em cada uma delas
4-Aquisição de competências gerais de avaliação da psicopatologia incluindo o contacto com alguns instrumentos de avaliação da psicopatologia especificamente utilizados com crianças e adolescentes e familiarização com o sistema de classificação do DSM
5-Reflexão sobre as implicações éticas e deontológicas da identificação e classificação das perturbações psicológicas

Resultados de aprendizagem e competências

1-Capacidade de reconhecer as perturbações psicológicas mais frequentes das crianças e dos adolescentes através das suas manifestaçoes e características
2-Capacidade de diagnóstico diferencial
3-Capacidade de descrever os componentes e dinâmica biopsicosocial envolvidos em cada uma delas 
4-Competências gerais de avaliação da psicopatologia incluindo a seleção, condições de utilização e orientações para cotação e interpretação de alguns instrumentos de avaliação da psicopatologia especificamente utilizados com crianças e adolescentes e competências de manuseamento eficaz do sistema de classificação do DSM -5
5-Capacidade de reconhecimento das implicações éticas e deontológicas da identificação e classificação das perturbações psicológicas

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I- INTRODUÇÃO
1- Alusão às teorias gerais da psicopatologia e abordagens ao estudo da psicopatologia das crianças e dos adolescentes
2- Questões gerais de avaliação, diagnóstico e classificação das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes
3- Questões gerais de etiologia, evolução e prognóstico das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes

II- AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1- Questões específicas do processo de avaliação relacionadas com a idade
2- Métodos e instrumentos específicos de avaliação
3- Sistemas de classificação e diagnóstico

III- PERTURBAÇÕES PSICOLÓGICAS NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

-Perturbações da ansiedade e do humor
-Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção
-Perturbações do espectro autista

Bibliografia Obrigatória

Mash Eric J. 340; Child psychopathology. ISBN: 1-57230-065-5
American Psychiatric Association; Diagnostic and Statistical Manuel of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5) , 2013 (No presente ano, de transição entre o DSM-IV e o DSM-5, aconselham-se ambos os manuais. Site: http://www.appi.org/Pages/DSM.aspx)
Pedro Monteiro (Coordenador); . Psicologia e Psiquiatria da Infância e Adolescência De Acordo com o DSM-5 (2014), Lidel, 2014. ISBN: ISBN: 978-989-752-037-2.
Butcher, J. N., & Kendall, P. C. (Eds.). ; APA handbooks in psychology series. APA handbook of psychopathology: Child and adolescent psychopathology. , Washington, DC, US: American Psychological Association., 2018 (Disponível em breve na Biblioteca da FPCEUP)

Bibliografia Complementar

Thomas M. Achenbach & Leslie A. Rescorla; Sistema de avaliação Empiricamente Validado (ASEBA): Um sistema integrado de avaliação com múltiplos informadores CBCL1-5, C-TRF, CBCL 6-18 anos, TRF e YSR , Psiquilibrios, 2013
Hooper, S. R., Hynd, G. W., & Mattison, R. E.; Child Psychopathology: Diagnostic criteria and clinical assessment., New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1992
Butcher, J. N., & Kendall, P. C. (Eds.). (2018). ; APA handbooks in psychology series. APA handbook of psychopathology: Child and adolescent psychopathology, Washington, DC, US: American Psychological Association., 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição e explicação do docente
Visualização orientada de vídeos
Estudo autónomo e preparação das actividades práticas
Manuseamento e familiarização com o sistema de classificação do DSM-5 
Contacto com e análise de instrumentos de avaliação da psicopatologia das crianças e dos adolescentes
Ensaio de avaliação da psicopatologia e de diagnóstico com base em dados de avaliação (de entrevistas a vários informantes e de outros instrumentos de avaliação) fornecidos ao estudante e nos critérios do DSM-5 e elaboração de trabalho escrito sobre o(s) caso(s) (componente de avaliação).
Discussão de casos

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência terá que frequentar no mínimo 75% das aulas lecionadas,
No exame que visa os conteúdos lecionados ao longo do semestre, terá que obter uma nota mínima de 10 valores em escala de 0 a 20 valores (ponderação de 70% na nota final) 
No trabalho escrito individual que implica a análise e discussão de um protocolo clínico, terá que obter uma nota mínima de 10 valores em escala de 0 a 20 (ponderação de 30% na nota final)

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será atribuída numa escala de 0 a 20 valores, sendo definida pelo somatório da nota obtida em cada uma das componentes de avaliação:
- Exame com uma ponderação de 70%
- Trabalho individual escrito com uma ponderação de 30%

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos

Trabalho de estágio/projeto

não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo realizar o exame final e deverão contactar o docente no início do semestre.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação final só é possível para a componente de exame (70%), uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela que obtiveram aprovação e em que a Unidade Curricular tenha exame previsto.




Observações

Os conteúdos da ficha desta unidade curricular poderá sofrer alterações em função da evolução da pandemia COVID-19.

"Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente Teórica desta UC decorrerá totalmente a distância, de forma síncrona, fazendo uso de meios telemáticos. A componente Teórico-prática decorrerá presencialmente mas podendo incluir momentos à distância"

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