| Código: | P502 | Sigla: | MCS |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 136 | Plano Oficial | 3 | - | 3 | 30 | 81 |
Através da confrontação com a pluralidade de discursos e de propostas de estratégias de intervenção no âmbito das perspetivas sistémicas e construtivistas espera-se que o/a estudante: (a) adquira e analise criticamente diferentes conceptualizações (i) do funcionamento e desenvolvimento psicológicos, (ii) da teoria da disfuncionalidade psicológica, (iii) de estratégias de intervenção psicológica e (iv) dos processos de mudança psicológica; (b) adquira conceitos relativamente aos procedimentos e estratégias de intervenção psicológica nestes contextos teóricos; (c) apresente e discuta a pluralidade de discursos e de propostas de intervenção destas perspetivas; (d) analise criticamente as diferentes perspetivas, identificando as suas principais potencialidades e limitações; (e) se situar perante a diversidade de modelos de intervenção psicológica explorados ao longo da sua formação no primeiro ciclo (e.g., behavioristas, cognitivistas, psicanalíticos, humanistas, construtivistas, sistémicos)
Resultados de aprendizagem
É esperado que as/os estudante sejam capazes de:
Conhecer diferentes modelos psicológicos em distinções a nível ontológico, epistemológico e axiológico
Problematizar e discutir as diferenças epistemológicas associadas aos diferentes modelos teóricos em psicologia
Compreender as implicações para a pratica psicológica da decisão acerca do Modelo ou perspectiva epistemológica em que se insere
I-Expressão das epistemologias sistémica e construtivista na psicologia
II - Conceitos chave, contextualização histórica e cultural
III - Teorias sistémicas e teorias construtivistas
IV - Aplicações das teorias a populações e temáticas específicas
V - Psicoterapias
VI - A pessoa e o papel do psicólogo
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 51,00 |
| Frequência das aulas | 30,00 |
| Total: | 81,00 |
A avaliação das aprendizagens assume a forma de avaliação distribuida (com dois testes), sem exame final mas com época de recurso que coincidirá com a epoca de melhoria de nota. A nota mínima no primeiro teste deverá ser de 8 valores.
Está prevista uma prova, na época de recurso, para os alunos que: a) tenham faltado ou não tenham obtido aproveitamento nos testes; b) tendo tido aproveitamento, desejem melhorar a classificação na disciplina.
- A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.
Segue o Regulamento da Avaliação dos discentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP (art. 11);