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Psicologia da Educação

Código: P601     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 149 Plano Oficial 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Conhecer o contributo da Psicologia da Educação para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos.  
Desenvolver uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado.
Adquirir conhecimentos sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos diferentes contextos educativos e em diferentes períodos do desenvolvimento, e conhecer/identificar teorias e modelos relevantes para a sua compreensão.
Relacionar a psicologia da educação com outras áreas do saber e com áreas de intervenção. Conhecer investigação relevante neste dominio.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de mostrar domínio dos objectivos definidos para a unidade curricular. O domínio implica que os estudentes conhecem a informação relevante veiculada nas aulas, são capazes de responder a questões gerais sobre a mesma, de aplicar a informação em contextos e situações educativas, e são capazes de se posicionar criticamente relativamente a todos os pontos do programa.
A assiduidade e participação nas aulas e nas atividades nelas propostas são consideradas relevantes para alcançar os objetivos definidos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução -  Contributos relevantes para a definição do âmbito e do objectivo da Psicologia da Educação.

  2. O desenvolvimento humano e os contextos educativos. 


2. 1 Modelo bioecológico de Bronfenbrenner: Riscos e oportunidades em diferentes níveis do sistema ecológico


2.2 Contributos de Vygotsky para compreender e intervir nos processos educativos: Processos de ensino-aprendizagem em sala de aula



  1. Contextos educativos: Famílias


3.1. A perspectiva educacional na parentalidade.


3.2. Modelos de relação família-escola 



  1. Contextos educativos: Escolas & contextos formais


4.1. Modelos organizativos da escola e desempenho académico: perspectivas actuais 


4.2. Modelos de trabalho em equipa e trabalho interagência


4.3. Papel do psicólogo educacional nos contextos educativos formais


- Funções previstas na legislação para os SPO


- Situação atual do psicólogo educacional: Desafios & dilemas


4.4. Educação Inclusiva


- Perspectivas atuais

Bibliografia Obrigatória

Santrock; Educational Psychology, McGraw-Hill, 2008
Sprinthall Norman A.; Psicologia educacional. ISBN: 972-9241-37-6
Bronfenbrenner, U., & Morris, P. A. ; The ecology of developmental processes, 1998
I. B. Weiner, Series Ed; Handbook of psychology: Volume 7: Educational psychology , Reynolds, W. M., & Miller, G. E. (Eds.). , 2003
Vygotsky, L. S. ; Educational Psychology., Boca Raton, FL: CRC Press, 1997

Observações Bibliográficas

Additional references will be provided during classes

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposições teóricas pela docente. Reflexão em pequeno grupo e/ou elaboração de sinteses escritas a partir de tópicos abordados na aula e a respeito de artigos recomendados. Exercícios de análise e de aplicação, feitos na aula em pequenos grupos. Visionamento de videos e discussão. 
Aprofundamento de um tema em pequeno grupo.
Visitas a contextos escolares.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 42,00
Frequência das aulas 26,00
Elaboração de projeto 10,00
Total: 78,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas.
Sugere-se a participação nas actividades propostas durante as aulas que poderão incluir atividades a realizar na plataforma moodle.
Detalhes sobre as atividades e avaliação das mesmas serão comunicados nas primeiras aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final (NF) corresponde à nota obtida no exame final (NEF) ponderada com a avaliação da participação dos estudantes -de acordo com a formula NF= média aritmética de NEF*.80 + NP*.20.
Serão aprovados os estudantes com nota final igual ou superior a 9,5 valores (em 20).

O exame será realizado na plataforma moodle.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes em situações especiais devem contactar a docente durante a primeira semana de aulas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que usufruam de regimes especiais poderão ficar dispensados das aulas presenciais, se assim ficar acordado com o docente.

Melhoria de classificação


Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhoria de nota, de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto.
 
Os parametros usados na melhoria de nota (componentes da nota) serão os mesmos em vigÊncia no ano em que fizeram o primeiro exame, sendo apenas possivel melhorar a nota de exame final e mantendo-se inalteraveis as restantes ponderações, no caso de estas existirem.

Observações

Devido à necessidade de adequar a avaliação às condições vigentes, são feitas as seguintes alterações para o ano letivo de 2019-20. Estas alterações poderão ser anuladas no ano letivo de 2020-21.

- a avaliação passará a ser distribuida sem exame final

- serão realizadas pelos estudantes 4 tarefas correspondendo a 3 trabalhos escritos em grupo (T1, T2 e T3) e um trabalho individual (T4). O plano destes trabalhos e seus conteúdos está disponível na plataforma Moodle, que serão também introduzidos a par e passo com as aulas. Todas as tarefas deverão ser entregues através da plataforma Moodle. 

- A nota final será obtida através da seguinte fórmula: 

Nota média nas tarefas de grupo x 60% + Nota na tarefa individual x 40%

Em que:
Nota média nas tarefas de grupo (T1+T2+T3)/3
Nota na tarefa individual - T4

O exame escrito final presencial ficará disponivel apenas para os estudantes trabalhadores que assim o desejarem, ficando assim dispensados da realização das tarefas escritas. Contudo poderão aderir ao formato dos estudantes regulares, aplicando-se a mesma formula e não havendo neste caso lugar a exame final.

Os estudantes Erasmus que não dominam o português poderão também optar pelo exame final presencial ficando assim dispensados da realização das tarefas. Neste caso o exame poderá ser realizado em inglês.

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