| Código: | P601 | Sigla: | PE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 149 | Plano Oficial | 2 | - | 3 | 30 | 81 |
Conhecer o contributo da Psicologia da Educação para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos.
Desenvolver uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado.
Adquirir conhecimentos sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos diferentes contextos educativos e em diferentes períodos do desenvolvimento, e conhecer/identificar teorias e modelos relevantes para a sua compreensão.
Relacionar a psicologia da educação com outras áreas do saber e com áreas de intervenção. Conhecer investigação relevante neste dominio.
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de mostrar domínio dos objectivos definidos para a unidade curricular. O domínio implica que os estudentes conhecem a informação relevante veiculada nas aulas, são capazes de responder a questões gerais sobre a mesma, de aplicar a informação em contextos e situações educativas, e são capazes de se posicionar criticamente relativamente a todos os pontos do programa.
A assiduidade e participação nas aulas e nas atividades nelas propostas são consideradas relevantes para alcançar os objetivos definidos.
2. 1 Modelo bioecológico de Bronfenbrenner: Riscos e oportunidades em diferentes níveis do sistema ecológico
2.2 Contributos de Vygotsky para compreender e intervir nos processos educativos: Processos de ensino-aprendizagem em sala de aula
3.1. A perspectiva educacional na parentalidade.
3.2. Modelos de relação família-escola
4.1. Modelos organizativos da escola e desempenho académico: perspectivas actuais
4.2. Modelos de trabalho em equipa e trabalho interagência
4.3. Papel do psicólogo educacional nos contextos educativos formais
- Funções previstas na legislação para os SPO
- Situação atual do psicólogo educacional: Desafios & dilemas
4.4. Educação Inclusiva
- Perspectivas atuais
Exposições teóricas pela docente. Reflexão em pequeno grupo e/ou elaboração de sinteses escritas a partir de tópicos abordados na aula e a respeito de artigos recomendados. Exercícios de análise e de aplicação, feitos na aula em pequenos grupos. Visionamento de videos e discussão.
Aprofundamento de um tema em pequeno grupo.
Visitas a contextos escolares.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 80,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 42,00 |
| Frequência das aulas | 26,00 |
| Elaboração de projeto | 10,00 |
| Total: | 78,00 |
Os estudantes deverão estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas.
Sugere-se a participação nas actividades propostas durante as aulas que poderão incluir atividades a realizar na plataforma moodle.
Detalhes sobre as atividades e avaliação das mesmas serão comunicados nas primeiras aulas
A nota final (NF) corresponde à nota obtida no exame final (NEF) ponderada com a avaliação da participação dos estudantes -de acordo com a formula NF= média aritmética de NEF*.80 + NP*.20.
Serão aprovados os estudantes com nota final igual ou superior a 9,5 valores (em 20).
O exame será realizado na plataforma moodle.
Os estudantes em situações especiais devem contactar a docente durante a primeira semana de aulas.
Os estudantes que usufruam de regimes especiais poderão ficar dispensados das aulas presenciais, se assim ficar acordado com o docente.
Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhoria de nota, de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto.
Os parametros usados na melhoria de nota (componentes da nota) serão os mesmos em vigÊncia no ano em que fizeram o primeiro exame, sendo apenas possivel melhorar a nota de exame final e mantendo-se inalteraveis as restantes ponderações, no caso de estas existirem.
Devido à necessidade de adequar a avaliação às condições vigentes, são feitas as seguintes alterações para o ano letivo de 2019-20. Estas alterações poderão ser anuladas no ano letivo de 2020-21.
- a avaliação passará a ser distribuida sem exame final
- serão realizadas pelos estudantes 4 tarefas correspondendo a 3 trabalhos escritos em grupo (T1, T2 e T3) e um trabalho individual (T4). O plano destes trabalhos e seus conteúdos está disponível na plataforma Moodle, que serão também introduzidos a par e passo com as aulas. Todas as tarefas deverão ser entregues através da plataforma Moodle.
- A nota final será obtida através da seguinte fórmula:
Nota média nas tarefas de grupo x 60% + Nota na tarefa individual x 40%
Em que:
Nota média nas tarefas de grupo (T1+T2+T3)/3
Nota na tarefa individual - T4
O exame escrito final presencial ficará disponivel apenas para os estudantes trabalhadores que assim o desejarem, ficando assim dispensados da realização das tarefas escritas. Contudo poderão aderir ao formato dos estudantes regulares, aplicando-se a mesma formula e não havendo neste caso lugar a exame final.
Os estudantes Erasmus que não dominam o português poderão também optar pelo exame final presencial ficando assim dispensados da realização das tarefas. Neste caso o exame poderá ser realizado em inglês.