Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P414

Psicologia e Diversidade Socio-cultural

Código: P414     Sigla: PDSC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 59 Plano Oficial 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

 



Espera-se que as/os estudantes: descrevam conceitos chave para compreensão da diversidade humana; identifiquem tipos de opressão e discriminação; discutam estratégias de opressão e discriminação subtil e internalizada; desenvolvam a consciência cultural que lhes permita compreender e respeitar diferenças; desenvolvam auto-reflexão e auto-crítica acerca dos seus valores pessoais e como eles afectam as suas vidas e as suas relações com os outros. No final do curso, os/as estudantes deverão ser capazes de pensar criticamente sobre o modo como a categorização, e as classificações na base de estereótipos podem conduzir a julgamentos indevidos e ou injustos.


 


Resultados de aprendizagem e competências

1)    Descreve conceitos chave para a compreensão da diversidade humana;

2)    Identifica tipos de opressão e formas de discriminação;

3)    Discute estratégias de opressão e discriminação camufladas e/ou internalizadas;

4)    Desenvolve a consciência cultural que permite a compreensão e o respeito pelas diferenças;

Desenvolve a auto-reflexão e a auto-crítica de forma a conhecer os seus valores pessoais e a forma como eles afectam a própria vida e a sua relação com os outros.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conceitos chave em diversidade: 1. Sexo/género, orientação sexual, “raça”, idade, etnicidade, deficiência/diversidade funcional e classe social. 2.Teorias da opressão. 3.Tipos de opressão: racismo, sexismo, heterossexismo, "ageismo", "ableismo", classismo, cissexismo. 

Esta UC proporcionará uma visão geral das teorias e pesquisas sobre a diversidade humana. A diversidade será definida em sentido lato, abrangendo sexo/género, orientação sexual, "raça", idade, etnia e classe social. As teorias de opressão, tipos de opressão como o racismo, o sexismo, heterossexismo ou ableísmo, assim como os conceitos de preconceito e a discriminação serão o núcleo central do curso. O curso utiliza o preconceito numa perspectiva da psicologia social para ensinar conceitos que permitirão aos/as estudantes uma maior consciência do mundo diverso e multicultural onde se vive.


 


Bibliografia Obrigatória

Bruce Evan Blaine; Understanding Human DiversityUnderstanding the Psychology of Diversity, 2013
Nogueira, Conceição e Oliveira, João ; Estudo sobre discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. Lisboa CIG, Lisboa : CIG, 2010
Chryssochooun, X. ; Cultural Diversity, London: Blackwell, 2003
Pinto, Teresa (coord.), Nogueira, Conceição, Vieira, Cristina, Silva, Isabel, Saavedra ,Luísa, Maria João Silva, Paula Silva, Teresa-Cláudia Tavares e Vasco Prazeres ; Guião de Educação Género e Cidadania , Lisboa: Edição da CIG

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O formato para esta UC incluirá leituras, discussão focalizada, atividades, interações de grupo e aulas. Na avaliação contará  o teste e o trabalho em grupo. A classificação final dependerá  do teste e do trabalho de grupo, especialmente da elaboração e apresentação de um recurso multimédia relativo a um tema do programa da UC.

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Estudo autónomo 15,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 15,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os/as estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é em formato de avaliação contínua e distribuída sem exame final.

A classificação final da Unidade Curricular (UC) será o resultado do somatório de duas componentes de avaliação:

1-Teste: 50%

2- Construção e apresentação de um recurso multimédia (curta-metragem) em grupo: 50%

Todas as componentes são de cariz obrigatório e a aprovação nesta unidade curricular está limitada pelo menos à classificação de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação. Considera-se aprovado/a à UC os/as estudantes com classificação final de 9,5 valores.

Nota: A avaliação para os/as estudantes estrangeiros que não compreendam português é a escrita de um trabalho reflexivo e crítico em Inglês sobre os temas da UC.

Melhoria de classificação

Só é possivel  fazer melhoria de nota à componente de trabalho individual.

Observações

Considerando as recomendações operacionais de manutenção das actividades letivas e nao letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das actividades lectivas do 1º semeestre de 2020/2021 no actual contexto pandemico, por falta de instalações fisicas capazes de acomodar com segyrança o numerfo de estudntes deste ciclo de estudos, a componente TP deste UC decorrrerá com sessões paciais á distancia , em momentos sincronos , fazendo uso de meios telematicos
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-26 às 19:11:30 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico