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Intervenção em Grupo em Contextos de Saúde

Código: P848     Sigla: IGCS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=441223
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 24 Plano Oficial 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Nesta UC pretende-se essencialmente que os estudantes adquiram conhecimentos teórico-praticos sobre a dinamização de grupos em problemáticas de prevenção e adaptação à doença física e mental. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas os estudantes deverão aprofundar os seus conhecimentos em relação aos diferentes modelos teóricos com aplicabilidade na intervenção grupal. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram competências de liderança, estabeleçam objetivos e programem estratégias de intervenção adequadas às fases de desenvolvimento do grupo.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se:

- Capacitar os estudantes com um conhecimento teórico-prático sobre a psicoterapia de grupo através das temáticas apresentadas nas aulas pelos docentes e aprofundadas por eles. Deste modo, por um lado, teoricamente os estudantes aprofundam o conhecimento sobre os principais modelos teóricos de intervenção em grupo em contextos clínicos e da saúde e, por outro lado na prática, treinam competências de liderança e de planeamento de um grupo de intervenção. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Caraterização e especificidades dos diferentes tipos de grupos mais utilizados em contextos de saúde (grupos terapêuticos, grupos de suporte e grupos educacionais).
2. Abordagem aprofundada dos processos de grupo (feedback, estádios de desenvolvimento dos grupos, coesão e tipos de liderança apropriados).
3. O Modelo existencial e interacional de Irvin Yalom
4. Os modelos humanistas aplicados aos grupos (e.g. Schutz, Pearls, Rogers)
5.Os modelos cognitivo-comportamentais aplicados aos grupos (e.g. Ellis, Lazarus) 6.Análise transacional aplicada a grupos (Berne).
7.Introdução ao psicodrama
8. Grupos breves focados na resolução de problemas.
9.Exemplificação de técnicas de dinâmica de grupos aplicadas aos contextos de saúde de acordo com os modelos teóricos
10.Exemplificação de intervenções em grupo aplicadas a doentes ou seus familiares implementadas e avaliadas.

Bibliografia Obrigatória

Yalom Irvin D.; Psicoterapia existencial y terapia de grupo. ISBN: 84-493-0950-6
Yalom Irvin D.; The^theory and practice of group psychotherapy. ISBN: 0-465-08448-6
Corey Gerald; Theory and practice of group counseling. ISBN: 0-534-24066-6
Feder Bud 340; Beyond the hot seat revisited. ISBN: 978-1-889968-08-7
Guerra, M.P., Lima, L. & Torres, S.; intervir em grupos na saúde 2ª Edição Revista e aumentada, Climepsi, 2014. ISBN: 978-972-796-339-3
Hofmann, S. G., Sawyer, A. T., & Fang, A; Psychiatric Clinics of North America, 33(3), 701–710. , 2012

Bibliografia Complementar

Vieira, F.M., Torres, S., & Moita, G. ; Revista Brasileira de Psicodrama, 21(2), 141-149., 2012
McWhirter, Nelson, P.J. & Waldo, M; The Journal for Specialists in Group Work, 39:4, 366-380, , 2014

Observações Bibliográficas

A avaliação da UC é distribuída sem exame final, tal como já estava previsto inicialmente.No entanto, considerando as recomendações para a retoma das aulas presenciais, nomeadamente a redução de estudantes na sala e espaço entre as cadeiras, consideramos que não estão reunidas as condições para que a componente pratica de dinamização de técnicas de grupos ocorra. Neste sentido, após discussão com os estudantes, as componentes de avaliação serão alteradas assim como a sua ponderação.O trabalho escrito terá uma ponderação de 80% da nota final, e a participação nas atividades realizadas semanalmente nas aulas em formato online uma ponderação de 20%.



 A avaliação especial para os trabalhadores-estudantes mantém-se como previsto inicialmente.No caso de melhoria de nota, o estudante mantém a sua classificação na componente prática (participação nas atividades das aulas online) e terá de realizar um novo trabalho escrito, cujo tema será definido pelas docentes. A avaliação para melhoria de nota pode ocorrer apenas na época de recurso do ano em que a UC é realizada. 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-práticas.

A nível teórico proporciona-se a aquisição de conhecimentos sobre os fenómenos dos grupos e os modelos teóricos de intervenção psicológica com aplicabilidade no contexto grupal em clínica e saúde. A nível teórico utilizamos a exposição oral com recurso ao PowerPoint e a discussão das leituras sugeridas previamente para o estudo individual
A nível prático, proporciona-se a aquisição de competências para liderar os grupos e o contacto com diferentes dinâmicas/estratégias com aplicabilidade ao nível clínico.
Este tipo de aulas práticas decorre numa sala específica cujo mobiliário é apropriado para o treino de dinâmica de grupos. No início os docentes exemplificam a aplicação de técnicas de dinamização adequadas aos contextos de saúde procurando modelar os estudantes. Depois mais tarde, cada grupo de 2 a 3 estudantes deve apresentar e liderar um programa de intervenção nas aulas práticas que será avaliado com a ponderação de (8 valores) para a componente prática e complementado com a apresentação de um trabalho escrito, com a ponderação de 12 valores.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicoterapia
Ciências da Saúde
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 22,00
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência


As aulas são de frequência obrigatória. Obrigatória  a presença em 75% das aulas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

 A avaliação da UC é composta por duas componentes: 

  • componente teórica que consiste na elaboração de um trabalho escrito onde é apresentado o planeamento de um programa de intervenção grupal, consubstanciando as opções tomadas e o racional teorico da intervenção. Esta componente tem a ponderação de 12 valores;
  • componente prática, a participação presencial, que consiste na apresentação do trabalho (realizado em grupo) envolvendo a dinamização do grupo/turma na sala de aula, com ponderação de 8 valores. 
Todas as classificações serão expressas em escala de 0 a 20, resultando a nota final ponderada das duas componentes. Apenas o resultado final será arredondado
Para obter aprovação na UC os estudantes terão de ter uma classificação mínima de 10 valores em cada uma das componentes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatuto especial que optem pelo regime de não frequência terão que apresentar um trabalho no qual conste uma revisão bibliográfica sobre os modelos teóricos com aplicabilidade no contexto grupal, bem como uma proposta de intervenção em grupo na área da saúde, de acordo com orientações dadas pelo respetivo docente, sendo dispensados da componente de apresentação em sala de aula. O trabalho escrito tem a ponderação de 20 valores na nota final. Para obter aprovação na UC os estudantes terão de ter uma classificação mínima de 10 valores no trabalho.

Melhoria de classificação

No caso de desejo de melhoria de classificação o estudante, manterá a sua classificação da componente prática e será submetido a um exame final com ponderação de 60% (12 valores) podendo este incluir todos os conteúdos teóricos ou práticos lecionados na UC.
A avaliação por exame para melhoria pode ocorrer apenas na época de recurso do ano em que a UC é realizada.

 

Observações

A avaliação da UC é distribuída sem exame final, tal como já estava previsto inicialmente. No entanto, considerando as recomendações para a retoma das aulas presenciais, nomeadamente a redução de estudantes na sala e espaço entre as cadeiras, consideramos que não estão reunidas as condições para que a componente pratica de dinamização de técnicas de grupos ocorra. Neste sentido, após discussão com os estudantes, as componentes de avaliação serão alteradas assim como a sua ponderação. O trabalho escrito terá uma ponderação de 80% da nota final, e a participação nas atividades realizadas semanalmente nas aulas em formato online uma ponderação de 20%.

A avaliação especial para os trabalhadores-estudantes mantém-se como previsto inicialmente.

No caso de melhoria de nota, o estudante mantém a sua classificação na componente prática (participação nas atividades das aulas online) e terá de realizar um novo trabalho escrito, cujo tema será definido pelas docentes.
A avaliação para melhoria de nota pode ocorrer apenas na época de recurso do ano em que a UC é realizada. 

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