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Psicologia Social dos Grupos

Código: P750     Sigla: PSG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 39 Plano Oficial 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecimento das principais teorias desenvolvidas em Psicologia Social acerca dos processos intergrupos e intragrupo.

Desenvolvimento de competências de análise, investigação e intervenção sobre processos intergrupos e intragrupo.

Resultados de aprendizagem e competências

cf. "Objectivos"

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Psicologia Social

Psicologia Social Aplicada

Métodos de Investigação em Psicologia

Programa

Processos Intragrupais
- os grupos de face-a-face
- processos elementares nos grupos de face-a-face: dinâmica de grupos
  atracção interpessoal, afiliação social e interdependência
  socialização grupal, aquisição e desenvolvimento de normas e crenças
  grupais
  influência social nos grupos: influência informativa e normativa
- dissensão e conflito no seio dos grupos: tomada de decisão, inovação
  e produtividade grupal
- processos interpessoais no seio dos grupos
  atribuição social, comparação social e validação social
  processos de liderança
- componentes estruturais dos grupos de face-a-face
   papéis, estatutos, e redes de comunicação

Processos Intergrupais
- os grupos enquanto categorias sociais
- categorias sociais e processos associados aos estereótipos
- categorização social, atracção social e identificação social
- comparação social, diferenciação social, e comportamento intergrupal
- desvio nas categorias sociais

Bibliografia Obrigatória

Forsyth, D. R.; Group dynamics, Belmont, CA: Brooks/Cole, 2010
Hogg, M. A. & Abrams, D. ; Social identifications: a social psychology of intergroup relations and group processes, Londres: Routledge, 1988
Hogg, M. A. & Tindale, R. S. (Eds); Blackwell handbook of social psychology, Vol. 3: Group processes, Oxford, UK: Blackwell, 1998
Abrams, D. A., Hogg, M. A. & Marques, J. M. (Eds) ; The social psychology of inclusion and exclusion, Philadelphia, PA: Psychology Press, 2008

Observações Bibliográficas

Os estudantes são supostos proceder a pesquisa bibliográfica de forma autónoma

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expositivo com forte componente prática através da planificação e realização de um estudo empírico pelos estudantes. Na componente prática, os estudantes deverão realizar uma ou várias investigações orientadas pela docente das aulas práticas

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,00
Elaboração de projeto 15,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 57,00
Trabalho de campo 0,00
Trabalho de investigação 40,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Apresentação de um relatório sob forma de artigo empírico acerca do trabalho conduzido durante o semestre

Participação nas aulas não excedendo o limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas. A particuipação implica:
.recolha e análise de artigos científicos pertinentes para a investigação que estão a realizar;
. contribuição para planificação de um estudo experimental;
.recolha de dados;
.análise de dados;


Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = Relatório (40%) + Participação laboratorial (40%) + Participação ativa (20%)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idêntico aos critérios supra-referidos

Melhoria de classificação

exame final escrito sob o formato de relatório científico (100%).

A melhoria de classificação pode ser realizada até à época de recurso do ano letivo em que a UC foi realizada, implicando a realização de um estudo empírico adicional.

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