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Avaliação Psicológica II

Código: P609     Sigla: AP 2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 157 Plano Oficial 3 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aprofundamento das competências sobre o processo de avaliação psicológica, adquiridas na UC Avaliação Psicológica I. Compreensão das relações existentes entre as teorias de personalidade e as metodologias de avaliação psicológica, as suas difernças, complementaridades e integração gradual. O racional teórico dos inventários de personalidade, escalas de auto-relato e técnicas projectivas ou baseadas no desempenho. As polémicas sobre as diferenças entre conceptualização e metodologia. Competências de aplicação, cotação e interpretação de testes de avaliação da personalidade, nomeadamente inventários e técnicas projectivas. Desenvolver competências de relacionamento com os clientes, domínio das técnicas operacionais e conceptualização integrativa dos diferentes resultados permitindo a compreensão do caso e apontar as caracteristicas susceptiveis de mudança.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências de avaliação psicológica:

- Elaborar estratégias de avaliação;

- Escolher os testes psicológicos adequados;

- Analisar e integrar os resultados com a história de vida.

- Elaboração do relatório de avaliação psicológica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Teorias da personalidade e metodologias de avaliação psicológica. A perspectiva idiográfica versus nomotética; clínica versus estatística; técnicas projectivas ou baseadas no desempenho versus testes objectivos ou instrospectivos e de auto-relato. A evolução dos conceitos e das metodologias numa perspectiva integradora. - Racional teórico dos inventários de personalidade; - Fundamentação teórica das técnicas projectivas; - O processo de resposta no Teste de Rorschach e a importância da percepção e da representação.
- Metodologias de aplicação, cotação e interpretação dos testes: MMPI-2, Inventário Clinico de auto-conceito, NEO-PI-R, Iaclide, a Escala de Avaliação da Vulnerabilidade ao Stress – 23 QVS, a Escala de Avaliação do Comportamento Alimentar – TFEQ, a Escala de Atitudes Sexuais – E.A.S, o Questionário de Comportamentos Agressivos - Q.C.A e o Inventário de Evitamento de Young-Rygh-YRAI, Teste de Rorschach, TAT e CAT-A, CAT-H, SAT, O Teste de Apercepção de Robert’s para Crianças: R. A. T. C., Era uma Vez…- Prova Projectiva para Crianças.
- Estudo de casos. - Reflexão crítica e avaliação do processo de ensino - aprendizagem.

Bibliografia Obrigatória

John Olivier P. 340; Handbook of personality. ISBN: 978-1-60918-059-1
GROTH-MARNAT, G., WRIGHT, A.; Handbook Of Psychological Assessment, Wiley, 2016. ISBN: 978-1-118-96064-6
WRIGHT, A.; Conducting Psychological Assessment, Wiley, 2011. ISBN: 978-0-470-53675-9
Sendin Maria Concepción; Diagnóstico psicológico. ISBN: ISBN 84-88909-06-3
LICHTENBERGER, e., MATHER, N., KAUFMAN, N., KAUFMAN, A.; Essentials of Report Writing, Wiley, 2004. ISBN: 978-0-471-39487-7

Bibliografia Complementar

HILSENROTH, M., SEGAL, D., HERSEN, M.; Comprehensive Handbook of Psychological Assessment, Volume 2, Personality Assessment, Wiley, 2004. ISBN: 978-0-471-41612-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas de exposição de conteúdos pelo docente e /ou pelos estudantes sob orientação do docente. - Pesquisas, consultas e revisões da literatura em horário extra-aula. - Trabalhos práticos sobre recolha e análise de histórias de vida, aplicação, cotação e análise de resultados dos testes. Integração e conceptualização de todos os resultados no relatório de avaliação final. - Apoio tutorial. As exposições de conteúdos nas aulas servirão para orientar e complementar o trabalho dos estudantes realizado antes de cada aula. Nas aulas teóricas dar-se-à prioridade à abordagem critica de teorias, conceitos e polémicas a discutir com os estudantes, avaliação de dúvidas e orientação do estudo para os temas das aulas seguintes. As aulas práticas darão prioridade à aquisição de competências na operacionalização da avaliação psicológica através da exposição de conteúdos, exercicios e trabalhos práticos com estudos de caso.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia diferencial
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 5,00
Trabalho laboratorial 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 88,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Pré-requisito de assiduidade: frequência de 75% das aulas leccionadas.
A participação presencial é avaliada através de uma apresentação de um tema, em grupo e que será discutida pela turma e pelo docente.
Para obtenção da frequência da UC, os estudantes terão que realizar todas as componentes de avaliação, com um mínimo de 8,5 valores, desde que a média ponderada de todas as componentes seja, no mínimo, de 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Avaliação distribuída com exame final: 50%

- Avaliação através de relatórios de avaliação psicológica: 45%.
- Participação presencial: 5%

Na avaliação através de exame final, o estudante deverá obter um mínimo de 8,5 valores (classificação de 0-20).
Na componente de relatório de avaliação psicológica, o estudante deverá obter um mínimo de 8.5 valores (classificação de 0-20).
A média ponderada de todos as componentes deverá ser de 10 valores, no minimo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar as componentes de avaliação definidas anteriormente. Para tal, deverão contactar o docente, no início do semestre.

Melhoria de classificação

Os estudantes com aproveitamento podem melhorar a classificação, no exame previsto para a componente teórica, numa única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação.

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