| Código: | P601 | Sigla: | PE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 175 | Plano Oficial | 2 | - | 3 | 30 | 81 |
Conhecer o contributo da Psicologia da Educação para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos.
Desenvolver uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado.
Adquirir conhecimentos sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos diferentes contextos educativos e em diferentes períodos do desenvolvimento, e conhecer/identificar teorias e modelos relevantes para a sua compreensão.
Relacionar a psicologia da educação com outras áreas do saber e com áreas de intervenção. Conhecer investigação relevante neste dominio.
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de mostrar domínio dos objectivos definidos para a unidade curricular. O domínio implica que os estudentes conhecem a informação relevante veiculada nas aulas, são capazes de responder a questões gerais sobre a mesma, de aplicar a informação em contextos e situações educativas, e são capazes de se posicionar criticamente relativamente a todos os pontos do programa.
A assiduidade e particiação nas aulas e nas atividades nelas propostas são consideradas relevantes para alcançar os objetivos definidos.
1. Introdução - Do que vamos falar afinal? Contributos relevantes para a definição do âmbito e do objectivo da Psicologia da Educação.
2. O desenvolvimento humano e os contextos educativos. 2.1 Desenvolvimento cognitivo. Contributos de Piaget e Vygotsky para compreender e intervir nos processos educativos. 2.2 Desenvolvimento pessoal, social, e moral – implicações para o ensino e aprendizagem.
3. Teorias da aprendizagem e instrução. 3.1 Abordagem comportamental. Gestão do comportamento. 3.2 Abordagens cognitivas. A perspetiva construtivista e suas implicações e aplicações.
4.Como investigamos em Psicologia da Educação.
5. Necessidades específicas de educação, dificuldades de aprendizagem, intervenção precoce e inclusão.
6. Perspectiva educacional na parentalidade.
Exposições teóricas pela docente. Reflexão em pequeno grupo e/ou elaboração de sinteses escritas a partir de tópicos abordados na aula e a respeito de artigos recomendados. Exercícios de análise e de aplicação, feitos na aula em pequenos grupos. Visionamento de videos e discussão. Conversa com profissionais convidados.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 53,00 |
| Frequência das aulas | 28,00 |
| Total: | 81,00 |
Os estudantes deverão estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas teóricas, sem o que não serão admitidos ao exame final.
Sugere-se a participação nas actividades propostas durante as aulas.
Detalhes sobre as atividades serão dadas nas aulas
A nota final corresponde à nota obtida no exame final.
Serão aprovados os estudantes com nota final igual ou superior a 9,5 valores (em 20).
O exame será realizado na plataforma moodle.
Os estudantes em situações especiais devem contactar a docente durante a primeira semana de aulas.
Os estudantes que usufruam de regimes especiais poderão ficar dispensados das aulas presenciais, se assim ficar acordado com o docente.
Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhoria de nota, de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto.
Os parametros usados na melhoria de nota (componentes da nota) serão os mesmos em vigÊncia no ano em que fizeram o primeiro exame, sendo apenas possivel melhorar a nota de exame e mantendo-se as restantes ponderações, no caso de estas existirem.
Os estudantes devem consultar regularmente a página da UC na plataforma Moodle.