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Psicologia da Educação

Código: P601     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 175 Plano Oficial 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer o contributo da Psicologia da Educação para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos.  
Desenvolver uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado.
Adquirir conhecimentos sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos diferentes contextos educativos e em diferentes períodos do desenvolvimento, e conhecer/identificar teorias e modelos relevantes para a sua compreensão.
Relacionar a psicologia da educação com outras áreas do saber e com áreas de intervenção. Conhecer investigação relevante neste dominio.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de mostrar domínio dos objectivos definidos para a unidade curricular. O domínio implica que os estudentes conhecem a informação relevante veiculada nas aulas, são capazes de responder a questões gerais sobre a mesma, de aplicar a informação em contextos e situações educativas, e são capazes de se posicionar criticamente relativamente a todos os pontos do programa.
A assiduidade e particiação nas aulas e nas atividades nelas propostas são consideradas relevantes para alcançar os objetivos definidos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução - Do que vamos falar afinal? Contributos relevantes para a definição do âmbito e do objectivo da Psicologia da Educação.
2. O desenvolvimento humano e os contextos educativos. 2.1 Desenvolvimento cognitivo. Contributos de Piaget e Vygotsky para compreender e intervir nos processos educativos.  2.2 Desenvolvimento pessoal, social, e moral – implicações para o ensino e aprendizagem.
3. Teorias da aprendizagem e instrução. 3.1 Abordagem comportamental. Gestão do comportamento. 3.2 Abordagens cognitivas. A perspetiva construtivista e suas implicações e aplicações.
4.Como investigamos em Psicologia da Educação.
5. Necessidades específicas de educação, dificuldades de aprendizagem, intervenção precoce e inclusão.  
6. Perspectiva educacional na parentalidade. 

Bibliografia Obrigatória

Sternberg e Williams; Educational Psychology, Allyn-Bacon, 2002
Santrock; Educational Psychology, McGraw-Hill, 2008
O´Donnell, A., Reeve, J. & Smith, J.; Educational Psychology: reflections for action, John Wiley & Sons, Inc., 2009. ISBN: 13-978-0-470-13630-0
Sprinthall Norman A.; Psicologia educacional. ISBN: 972-9241-37-6

Observações Bibliográficas

Additional references will be provided during classes

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposições teóricas pela docente. Reflexão em pequeno grupo e/ou elaboração de sinteses escritas a partir de tópicos abordados na aula e a respeito de artigos recomendados. Exercícios de análise e de aplicação, feitos na aula em pequenos grupos. Visionamento de videos e discussão. Conversa com profissionais convidados.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas teóricas, sem o que não serão admitidos ao exame final.
Sugere-se a participação nas actividades propostas durante as aulas.
Detalhes sobre as atividades serão dadas nas aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final corresponde à nota obtida no exame final.
Serão aprovados os estudantes com nota final igual ou superior a 9,5 valores (em 20).

O exame será realizado na plataforma moodle.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes em situações especiais devem contactar a docente durante a primeira semana de aulas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que usufruam de regimes especiais poderão ficar dispensados das aulas presenciais, se assim ficar acordado com o docente.

Melhoria de classificação


Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhoria de nota, de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto. 
Os parametros usados na melhoria de nota (componentes da nota) serão os mesmos em vigÊncia no ano em que fizeram o primeiro exame, sendo apenas possivel melhorar a nota de exame e mantendo-se as restantes ponderações, no caso de estas existirem.

Observações

Os estudantes devem consultar regularmente a página da UC na plataforma Moodle. 

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