| Código: | P200 | Sigla: | PSICOF |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Biologia do Comportamento |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 173 | Plano Oficial | 2 | - | 3 | 30 | 81 |
O principal objectivo é que o estudante consiga pensar o comportamento em termos de regulações psicofisiológicas, organizadas numa estrutura tripartida:
1. regulação primária do comportamento;
2. regulação da interacção com o meio;
3. regulação dos processos autopoiéticos.
Para tal, os conteúdos programáticos estão organizados segundo o modelo do Cérebro Triuno, de MacLean, expondo-se da seguinte forma:
1. o "cérebro reptiliano" como modelo da regulação primária do comportamento;
2. o "cérebro de mamífero inferior" como modelo dos sistemas de regulação da interacção com o meio;
3. o "cérebro de mamífero superior" como modelo dos sistemas de regulação autopoiética.
Adicionalmente, ao longo do programa está sempre presente a preocupação em enquadrar esta leitura psicofisiológica do comportamento no plano de estudos do mestrado integrado em Psicologia.
No final desta unidade curricular pretende que os estudantes sejam capazes de:
• utilizar como as definições psicofisiológicas como referentes para problematizar o comportamento;
• compreender e explicar os processos biopsicológicos de regulação primária do comportamento, de regulação da interacção com o meio e processos autopoiéticos (motivações-emoções-cognições);
• enquadrar estas noções no curriculum da Psicologia.
O programa inicia-se com uma introdução epistemológica à psicofisiologia, seguindo-se a exposição das transacções biopsicológicas das diferentes regulações comportamentais, estruturadas em três grandes blocos de matéria:
1. cérebro reptiliano e regulação primária do comportamento (motivações primárias);
2. cérebro de mamífero inferior e regulação da interacção com o meio (emoções primárias);
3. cérebro de mamífero superior e autopoiese (linguagem, abstracção e novos programas de acção).
Aulas expositivas, em grande grupo, apoiadas em meios audiovisuais. Avaliação por exame final.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 54,00 |
| Frequência das aulas | 27,00 |
| Total: | 81,00 |
Sem frequência obrigatória
Nota do exame final classificada de 0 a 20 valores, requerendo-se uma nota mínima de 10 valores para efeitos de aprovação.
Caso a classificação média do exame seja inferior a 10 valores, aplicar-se-á uma correção pelo Erro Padrão de Medida.
Não estão previstas provas nem trabalhos especiais.
Não está prevista avaliação especial. Tratando-se de uma U.C. cuja avaliação é efectuada apenas por exame final, os TE e estudantes que gozem de estatutos especiais devem apresentar-se a exame na(s) época(s) e data(s) prevista(s) no mapa oficial de exames, podendo beneficiar de época especial os estudantes que se encontrem ao abrigo das situações previstas na lei e/ou nos regulamentos internos.
Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhoria de nota, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que o estudante obteve aproveitamento e em que a disciplina tenha exame previsto.