| Código: | P107 | Sigla: | ESTI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Metodologia de Investigação Científica |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt/ |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 194 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
1. Compreender e aplicar de forma apropriada procedimentos da estatística univariada descritiva e inferencial, recorrendo à utilização de um software estatístico como o SPSS (Statistical Package for Social Sciences). 2. Seleccionar e aplicar, de forma crítica e fundamentada, o procedimento estatístico mais apropriado. 3. Apresentar os resultados utilizando tabelas e gráficos e de interpretar os resultados de forma correcta. 4. Realizar estudos simples onde aplicam estes procedimentos. 5. Utilizar a linguagem estatística ao nível da compreensão e da escrita de relatórios de investigação.
- Utilização do SPSS para registo e análise de dados. - Aplicação e compreensão de estatística descritiva e inferencial. - Utilização de testes de hipóteses na resposta a questões de investigação.
1. Noções fundamentais sobre variáveis e sistemas de classificação das variáveis e amostras. 2. Construção de um ficheiro de dados no SPSS. 3. Procedimentos estatísticos para organizar e caracterizar dados: distribuições de frequências; representações gráficas e medidas sumariantes. 4. Distribuições teóricas de probabilidades: Distribuição Normal. 5. Teoria da estimação. Noção de estimador. Métodos de estimativa de parâmetros. 6. Teoria das hipóteses. Testes t de student para comparação de médias.
- Aulas teórico-práticas em pequenos grupos com componente de e-learning. - Método expositivo complementado com a resolução de problemas e de exercícios práticos em computador. - Realização de trabalhos de aplicação dos conhecimentos e competências, e que implicam a escrita de pequenos relatórios, em conformidade com as normas das revistas de Psicologia (normas da APA).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 70,00 |
| Participação presencial | 0,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 76,00 |
| Frequência das aulas | 54,00 |
| Trabalho de investigação | 32,00 |
| Total: | 162,00 |
Presença em pelo menos 75% das aulas previstas (10 aulas).
O estudante pode optar por:
- exame final
- exame final com trabalho de grupo
Se optar apenas por exame final para realizar a UC o estudante terá de obter a nota minima de 10 valores numa escala de 0 20.
Se optar por exame final com trabalho de grupo a classificação final será o resultado, numa escala de 0 a 20 pontos, da média ponderada da nota do exame final (70%) e da nota do trabalho de grupo (30%). Neste caso os estudantes terão de obter um mínimo de 8 valores na componente exame final, não existindo nota mínima para a componente trabalho prático. O estudante realizará a UC se obtiver a nota mínima de 10 valores.
O trabalho de grupo será válido por mais dois anos (além do ano a que corresponde).
Os estudantes sob regimes especiais de avaliação (no que concerne à componente assiduidade) efectuam ainda um exame prático final na semana seguinte ao término das aulas, que tem uma cotação de 20 valores, que versará a totalidade da matéria. A falta ou obtenção de uma classificação inferior a 10 valores nessa prova conduz à reprovação na disciplina.
Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhorar a nota da componente de exame final, de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.