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Psicologia da Aprendizagem

Código: P104     Sigla: PA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/conteudos_adm.list?pct_pag_id=1009119&pct_parametros=pv_ocorrencia_id=406003&pct_grupo=13579#13579
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 187 Plano Oficial 1 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-09-19.

Campos alterados: Objetivos, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Avaliação especial, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Programa, Tipo de avaliação, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os principais objectivos desta unidade curricular são: (1) Obter conhecimentos básicos sobre os mecanismos de aquisição de comportamentos e conhecimentos; (2) Saber os principais tipos de aprendizagem e teorias explicativas; (3) Conhecer e compreender parte da literatura científica mais relevante desta área; (4) Proporcionar oportunidades de contacto com estudos e investigações de alguns tipos representativos de aprendizagem humana.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: (1) Descrever e compreender os vários tipos de aprendizagem e teorias explicativas; (2) Conhecer e compreender parte da literatura científica mais relevante da área; (3) Aplicar alguns dos conhecimentos obtidos em situações reais como a aprendizagem escolar a nível universitário, integrando conhecimentos e experiência; (4) Analisar, escrever e comunicar conhecimentos desta área de saber.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

(1) Cérebro, mente, cognição e aprendizagem: Interdependência com outros processos cognitivos.
(2) Aprendizagem: Crenças sobre o âmbito da aprendizagem; Definição beaviorista e cognitiva; Principais tipos e modelos de aprendizagem.
(3) Habituação: Mecanismos de familiarização com estímulos, permanência e fatores explicativos.
(4) Condicionamento clássico (CC): Estudos pioneiros de Pavlov e processos gerais de aprendizagem; Estudos de aprendizagem emocional; Estudos recentes de CC; Modelo de Rescorla-Wagner; Explicações gerais do CC.
(5) Condicionamento operante (CO): Estudos pioneiros de Thorndike e Skinner; Estudos experimentais e tipos de CO; Reforço, tipos e explicações; Reforço e punição; Moldagem; Aplicações do CO na clínica e na educação.
(6) Aprendizagem verbal (AV): Estudos pioneiros de Ebbinghaus e Bartlett; Tipos e medidas de AV; A revolução cognitiva, a evolução recente da AV e a relação com a memória humana.
(7) Aprendizagem de categorias e conceitos; Perceção discriminativa, categorização e pensamento; Modelos de categorização clássico e protótipo; Medidas de categorização.
(8) Outras teorias de aprendizagem: Estudos e explicações de aprendizagem segundo o sistema da gestalt; aprendizagem por observação e imitação; aprendizagem por interação, aprendizagem por estádios .
(9) Aprendizagem escolar (AE): Análise dos processos cognitivos de organização, profundidade de processamento, conhecimento prévio e competências meta-cognitivas.

Bibliografia Obrigatória

Pinto Amâncio da Costa; Psicologia da aprendizagem e memória. ISBN: 978-989-8148-80-3
Bransford John D. 340; How people learn. ISBN: 0-309-07036-8
Anderson John R.; Learning and memory. ISBN: ISBN 0-471-24925-4

Bibliografia Complementar

Winfred F. Hill; Learning: A survey of psycological interpretations, Allyn & Bacon, 2002. ISBN: 0321056760 (Cópia na Biblioteca da FPCEUP 159.953.HIL/LEA )
Mellanby, J. & Theobald, K.; Education and learning: An evidence based approach, Wiley, 2014. ISBN: 9781118483619 (Cópia na Biblioteca da FPCEUP 37.015.3 MEL/EDU)

Observações Bibliográficas

A indicação de artigos científicos complementares e outros documentos serão feitos no final de cada aula ou capítulo do programa e indicada nos sumários respectivos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas têm uma componente maioritária de exposição e enquadramento teórico apoiada por PPTs e vídeos. As aulas tipo teórico-prático incluem exposição, discussões pontuais, exercícios e demonstrações, de acordo com o tempo disponível no semestre.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências da educação > Estudos sobre aprendizagem
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 7,00
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 11,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência das aulas é aconselhável, embora não obrigatória. Uma vez presentes, os estudantes devem estar ativos nas aulas, contribuindo para o seu bom funcionamento.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final da UC será o resultado do somatório das diferentes componentes de avaliação:

- Trabalho prático em grupo (30%)

- Exame final (70%).

Todas as componentes são de cariz obrigatório e é necessário obter a classificação mínima de 9 valores em ambas as componentes.

Provas e trabalhos especiais

Os trabalhos especiais apenas estão previstos para estudantes com NEE que não podem frequentar as aulas no todo ou em parte, podendo os trabalhos a realizar serem adaptados a cada caso especial. Podem ainda realizar trabalhos especiais os estudantes Erasmus se o solicitarem na primeira aula.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Caso exista alguma particularidade que comprovadamente impeça o/a aluno/a de se submeter à avaliação prevista para a generalidade dos casos, uma nova modalidade de avaliação pode ser acordada (e.g. avaliação somente por exame final). Os/as estudantes nesta situação devem informar a docente no início das aulas a fim de se poder planear as adaptações necessárias.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de exame final. O trabalho prático, quando realizado, não é passível de melhoria e tem a validade de um ano letivo.

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