Psicologia da Aprendizagem
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
187 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os principais objectivos desta unidade curricular são: (1) Obter conhecimentos básicos sobre os mecanismos de aquisição de comportamentos e conhecimentos; (2) Saber os principais tipos de aprendizagem e teorias explicativas; (3) Conhecer e compreender parte da literatura científica mais relevante desta área; (4) Proporcionar oportunidades de contacto com estudos e investigações de alguns tipos representativos de aprendizagem humana.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: (1) Descrever e compreender os vários tipos de aprendizagem e teorias explicativas; (2) Conhecer e compreender parte da literatura científica mais relevante da área; (3) Aplicar alguns dos conhecimentos obtidos em situações reais como a aprendizagem escolar a nível universitário, integrando conhecimentos e experiência; (4) Analisar, escrever e comunicar conhecimentos desta área de saber.
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
(1) Cérebro, mente, cognição e aprendizagem: Interdependência com outros processos cognitivos.
(2) Aprendizagem: Crenças sobre o âmbito da aprendizagem; Definição beaviorista e cognitiva; Principais tipos e modelos de aprendizagem.
(3) Habituação: Mecanismos de familiarização com estímulos, permanência e fatores explicativos.
(4) Condicionamento clássico (CC): Estudos pioneiros de Pavlov e processos gerais de aprendizagem; Estudos de aprendizagem emocional; Estudos recentes de CC; Modelo de Rescorla-Wagner; Explicações gerais do CC.
(5) Condicionamento operante (CO): Estudos pioneiros de Thorndike e Skinner; Estudos experimentais e tipos de CO; Reforço, tipos e explicações; Reforço e punição; Moldagem; Aplicações do CO na clínica e na educação.
(6) Aprendizagem verbal (AV): Estudos pioneiros de Ebbinghaus e Bartlett; Tipos e medidas de AV; A revolução cognitiva, a evolução recente da AV e a relação com a memória humana.
(7) Aprendizagem de categorias e conceitos; Perceção discriminativa, categorização e pensamento; Modelos de categorização clássico e protótipo; Medidas de categorização.
(8) Outras teorias de aprendizagem: Estudos e explicações de aprendizagem segundo o sistema da gestalt; aprendizagem por observação e imitação; aprendizagem por interação, aprendizagem por estádios .
(9) Aprendizagem escolar (AE): Análise dos processos cognitivos de organização, profundidade de processamento, conhecimento prévio e competências meta-cognitivas.
Bibliografia Obrigatória
Pinto Amâncio da Costa;
Psicologia da aprendizagem e memória. ISBN: 978-989-8148-80-3
Bransford John D. 340;
How people learn. ISBN: 0-309-07036-8
Anderson John R.;
Learning and memory. ISBN: ISBN 0-471-24925-4
Bibliografia Complementar
Winfred F. Hill; Learning: A survey of psycological interpretations, Allyn & Bacon, 2002. ISBN: 0321056760 (Cópia na Biblioteca da FPCEUP 159.953.HIL/LEA )
Mellanby, J. & Theobald, K.; Education and learning: An evidence based approach, Wiley, 2014. ISBN: 9781118483619 (Cópia na Biblioteca da FPCEUP 37.015.3 MEL/EDU)
Observações Bibliográficas
A indicação de artigos científicos complementares e outros documentos serão feitos no final de cada aula ou capítulo do programa e indicada nos sumários respectivos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas têm uma componente maioritária de exposição e enquadramento teórico apoiada por PPTs e vídeos. As aulas tipo teórico-prático incluem exposição, discussões pontuais, exercícios e demonstrações, de acordo com o tempo disponível no semestre.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências da educação > Estudos sobre aprendizagem
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
70,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
7,00 |
| Estudo autónomo |
90,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho escrito |
11,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A frequência das aulas é aconselhável, embora não obrigatória. Uma vez presentes, os estudantes devem estar ativos nas aulas, contribuindo para o seu bom funcionamento.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final da UC será o resultado do somatório das diferentes componentes de avaliação:
- Trabalho prático em grupo (30%)
- Exame final (70%).
Todas as componentes são de cariz obrigatório e é necessário obter a classificação mínima de 9 valores em ambas as componentes.
Provas e trabalhos especiais
Os trabalhos especiais apenas estão previstos para estudantes com NEE que não podem frequentar as aulas no todo ou em parte, podendo os trabalhos a realizar serem adaptados a cada caso especial. Podem ainda realizar trabalhos especiais os estudantes Erasmus se o solicitarem na primeira aula.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Caso exista alguma particularidade que comprovadamente impeça o/a aluno/a de se submeter à avaliação prevista para a generalidade dos casos, uma nova modalidade de avaliação pode ser acordada (e.g. avaliação somente por exame final). Os/as estudantes nesta situação devem informar a docente no início das aulas a fim de se poder planear as adaptações necessárias.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de exame final. O trabalho prático, quando realizado, não é passível de melhoria e tem a validade de um ano letivo.