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Psicologia da Educação

Código: P601     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 170 Plano Oficial 2 - 3 30 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-01-21.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Programa, Obtenção de frequência, Melhoria de classificação, Provas e trabalhos especiais, Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Tipo de avaliação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Obtenção de frequência, Melhoria de classificação, Provas e trabalhos especiais, Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer o âmbito da disciplina e o seu contributo para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos.  Desenvolver uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado.  Adquirir conhecimentos sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos diferentes contextos educativos e em diferentes períodos do desenvolvimento, e conhecer/identificar teorias e modelos relevantes para a sua compreensão. Relacionar a psicologia da educação com outras áreas do saber e com áreas de intervenção. Conhecer investigação relevante neste dominio.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de mostrar domínio dos objectivos definidos para a unidade curricular. O domínio implica que os estudentes conhecem a informação relevante veiculada nas aulas, são capazes de responder a questões gerais sobre a mesma, de aplicar a informação em contextos e situações educativas, e são capazes de se posicionarem criticamente relativamente a todos os pontos do programa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução. Perspectiva histórica. Contributos relevantes para a definição do âmbito e do objectivo da Psicologia da Educação. 2. O desenvolvimento humano: contributos para compreender e intervir nos processos educativos. 2.1 Desenvolvimento cognitivo. 2.2 Desenvolvimento pessoal, social, e moral. 3. Teorias da aprendizagem e instrução: implicações e aplicações ao processo de ensino-aprendizagem. 3.1 Motivação e auto-regulação na sala de aula 3.2 Gestão do comportamento.  4. Dificuldades de aprendizagem. 5. Contextos educativos inclusivos. 6. Relações família-escola. 7. Sensibilização para o desenho e implementação de estudos e investigações de âmbito psico-educacional. 8. Contacto com profissionais de contextos educativos.

Bibliografia Obrigatória

Sternberg e Williams; Educational Psychology, Allyn-Bacon, 2002
Santrock; Educational Psychology, McGraw-Hill, 2008
O´Donnell, A., Reeve, J. & Smith, J.; Educational Psychology: reflections for action, John Wiley & Sons, Inc., 2009. ISBN: 13-978-0-470-13630-0
Sprinthall Norman A.; Psicologia educacional. ISBN: 972-9241-37-6

Observações Bibliográficas

Additional references will be provided during classes

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposições teóricas feitas pela docente e por convidados. Reflexão critica nas aulas. Visionamento de videos. Conversa com profissionais convidados.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas teóricas..
 

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final corresponde à nota obtida no exame (100%)
 
Serão aprovados os estudantes com nota final igual ou superior a 9,5 valores (em 20).

O exame será realizado na plataforma moodle.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes em situações especiais devem contactar a docente no inicio do semestre lectivo.
Para estes estudantes, a avaliação será feita nos mesmos moldes,  através de exame final, via moodle.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que usufruam de regimes especiais poderão ficar dispensados das aulas presenciais, se assim ficar acordado com o docente.

Melhoria de classificação


Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhoria de nota, de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto. 
Os parametros usados na melhoria de nota serão os mesmos em vigência no ano em que fizeram o primeiro exame.

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