| Código: | P601 | Sigla: | PE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 170 | Plano Oficial | 2 | - | 3 | 30 | 81 |
Conhecer o âmbito da disciplina e o seu contributo para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos. Desenvolver uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado. Adquirir conhecimentos sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos diferentes contextos educativos e em diferentes períodos do desenvolvimento, e conhecer/identificar teorias e modelos relevantes para a sua compreensão. Relacionar a psicologia da educação com outras áreas do saber e com áreas de intervenção. Conhecer investigação relevante neste dominio.
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de mostrar domínio dos objectivos definidos para a unidade curricular. O domínio implica que os estudentes conhecem a informação relevante veiculada nas aulas, são capazes de responder a questões gerais sobre a mesma, de aplicar a informação em contextos e situações educativas, e são capazes de se posicionarem criticamente relativamente a todos os pontos do programa.
1. Introdução. Perspectiva histórica. Contributos relevantes para a definição do âmbito e do objectivo da Psicologia da Educação. 2. O desenvolvimento humano: contributos para compreender e intervir nos processos educativos. 2.1 Desenvolvimento cognitivo. 2.2 Desenvolvimento pessoal, social, e moral. 3. Teorias da aprendizagem e instrução: implicações e aplicações ao processo de ensino-aprendizagem. 3.1 Motivação e auto-regulação na sala de aula 3.2 Gestão do comportamento. 4. Dificuldades de aprendizagem. 5. Contextos educativos inclusivos. 6. Relações família-escola. 7. Sensibilização para o desenho e implementação de estudos e investigações de âmbito psico-educacional. 8. Contacto com profissionais de contextos educativos.
Exposições teóricas feitas pela docente e por convidados. Reflexão critica nas aulas. Visionamento de videos. Conversa com profissionais convidados.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 53,00 |
| Frequência das aulas | 28,00 |
| Total: | 81,00 |
Os estudantes deverão estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas teóricas..
A nota final corresponde à nota obtida no exame (100%)
Serão aprovados os estudantes com nota final igual ou superior a 9,5 valores (em 20).
O exame será realizado na plataforma moodle.
Os estudantes em situações especiais devem contactar a docente no inicio do semestre lectivo.
Para estes estudantes, a avaliação será feita nos mesmos moldes, através de exame final, via moodle.
Os estudantes que usufruam de regimes especiais poderão ficar dispensados das aulas presenciais, se assim ficar acordado com o docente.
Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhoria de nota, de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto.
Os parametros usados na melhoria de nota serão os mesmos em vigência no ano em que fizeram o primeiro exame.