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Sociologia dos Dispositivos de Mediação

Código: P736     Sigla: SDM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 0 Plano Oficial 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos


A Unidade Curricular visa aprofundar o estudo de princípios, modelos e práticas no âmbito da intervenção do trabalho social, abordando particularmente as dinâmicas de mediação social e socioeducativa enquanto modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais, potencialmente promotoras de práticas de intervenção no campo do desenvolvimento social e humano sensíveis à complexidade e heterogeneidade que caracterizam as "novas questões sociais".

Neste sentido são objetivos da uc:



- Contextualizar política e historicamente a valorização do local e da problemática da mediação social na transição de uma organização societária centrada no Estado para uma centrada no Mercado


- Compreender a centralidade do conflito nas diversas abordagens da mediação enquanto tradutor de diferentes concepções do papel social do sujeito;


- Distinguir na intervenção suscitada pela mediação as diferentes perspectivas que orientam esta mesma intervenção enquanto reveladoras de uma realidade multifacetada.


 

Resultados de aprendizagem e competências

 A UC trabalha modelos e práticas de mediação social como modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais, enquadrando-os nas transformações dos modos de regulação e de intervenção socioeducativa. É esperado que os estudantes sejam capazes de:

 - Contextualizar a mediação social na transição de uma organização societária centrada no Estado para uma centrada no Mercado;

- Compreender a centralidade do conflito nas abordagens da mediação como tradutor de concepções do papel social do sujeito;

- Distinguir na intervenção da mediação as perspectivas teóricas influentes;

- Identificar, a partir da análise de casos, abordagens da mediação [do conflito] e a sua adequação aos contextos de intervenção;

- Desenvolver leituras dos processos de estágio com base nas ferramentas analíticas da mediação

- Produzir documentos de análise de processos de mediação, revelando apropriação pessoal e crítica das perspetivas téoricas e conceitos do campo

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

x

Programa

Iª Parte– Enquadramento Geral

1 – A produção social e cognitiva da noção de mediação social.

1.1 - A crise dos macro-dispositivos de integração social: do trabalho, da escola e do mundo político.

2 – A heterogeneização dos espaços e dos tempos sociais.

3 – As ambiguidades da revalorização do local como escala mais pertinente na gestão da questão social

4 – Novas configurações, dispositivos e figuras de gestão das políticas sociais

5 – Dimensões políticas e cognitivas a considerar na produção de alternativas no domínio da intervenção social.

 

IIª Parte – Campos, modelos e práticas de Intervenção em mediação: estudo de casos

6 – Espaços sociais de mediação: figuras profissionais/dispositivos de intervenção.

7 – Mediação em educação (escolar ou socioeducativa).

8 - Mediação social e comunitária

9 – Mediação cognitiva/dialética

10 – Mediação intercultural

Bibliografia Obrigatória

Bonafé-Schmitt, J.-P. ; La médiation: une justice douce., Paris, Syros., (1992).
Cardinet, Annie; École et Médiations. , Ramonville Saint-Agnes: Éditions Érès., (2000).
Correia, J. A. and A. M. C. Silva, Eds. ; Mediação: (D)os Contextos e (D)os actores. , Porto, CIIE e Edições Afrontamento., (2010)
Correia, J. A. and J. Caramelo ; "Da mediação local ao local da mediação: figuras e políticas." , Educação, Sociedade e Culturas 20 167-191., (2003).
Guilaume-Hofnung, M. ; La médiation. , Paris, PUF., (2000).
Hamzaoui, Mejed ; El Trabajo Social Territorializado. Las transformaciones de la acción pública en la intervención social. , València: Nau Llibres & Universitat de València., (2005).
Mayer, Bernard ; Beyond Neutrality: Confronting the Crisis in Conflict Resolution. , São Francisco: Jossey-Bass., (2004).
Milburn, Philip ; La Médiation: Expériences et competences., Paris: La Découverte., (2002).
Neves, T.; "Practice Note: community mediation as social intervention." , Conflict Resolution Quarterly 26(4): 481-495., (2009)
Schwerin, Edward W. ; Mediation, Citizenship Empowerment and Transformational Politics. , Westport: Praeger Publishers., (1995).
Six, J.-F. ; Les Médiateurs. , Paris, Le Cavalier Bleu., (2003).
Tricoire, Bruno ; La médiation sociale: le génie du «tiers», L'Harmattan , 2002. ISBN: 2-7475-1970-8
Torremorell, M. C. B. ; Cultura de mediação e mudança social. , Porto, Porto Editora., (2008).
Vasconcelos-Sousa, José; O que é Mediação. , s/l: Quimera., (2002).
Vaz, H. ; "A mediação em contexto de formação como reinvenção de novos ofícios: o caso dos estágios e da licenciatura em Ciências da Educação na Universidade do Porto." , Educação, Sociedade & Culturas 29: 53-72., (2009)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de Ensino:
Exposição Dialogada
Análise de Textos
Orientação Tutorial
Apresentação e Discussão de Casos

As sessões de formação, com uma duração de duas horas, funcionam num regime teórico-prático, estando organizadas do seguinte modo ao longo da uc:

- As primeiras 6 sessões da uc são dedicadas à parte I do programa, procurando assegurar um enquadramento geral da problemática da mediação social e educativa;

- Decorrerão em seguida 6 sessões relativas à parte II do programa, envolvendo, num primeiro momento a discussão dos processos de institucionalização da mediação como estratégia de intervenção e a sistematização de modelos de mediação que acompanham este processo.

Num segundo momento proceder-se-á à apresentação, análise e discussão de estudos de caso sobre intervenções sociais tendo por base a mediação.

- As últimas duas/três sessões da uc destinam-se ao desenvolvimento de uma abordagem de síntese aos conteúdos trabalhados, bem como à discussão das propostas de trabalho a desenvolver pelos estudantes

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia > Comportamento societal
Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 65,00
Frequência das aulas 32,00
Trabalho de investigação 65,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei estão dispensados da presença nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação supõe a realização de trabalho individual que participa com 90 % para a CF. Este ensaio individual terá até um máximo de 10 páginas.
A participação assídua nas actividades lectivas e a realização de exercícios propostos pelos docentes no decurso das aulas, sob a forma escrita de análise de casos, tem um peso de 10% na CF.


A classificação final da UC expressa-se numa escla de 0-20 valores.

 

A partir da mobilização dos contributos teóricos do campo da mediação, o trabalho individual pode assumir a forma de:

i) análise e reflexão de um  caso que envolva uma situação de intervenção social;

ii)  reconceptualização de um trabalho em realização durante o semestre em outra uc do mestrado ;

iii) análise do processo de estágio ou investigação em curso


Critérios de avaliação:

i) Coerência e consistência teórica da análise produzida;

ii) Apropriação crítica dos contributos teóricos na produção da análise e argumentação

Provas e trabalhos especiais

A não realização do elemento da avaliação nos termos indicados no início do ano lectivo e/ou a obtenção de uma classificação inferior a 10 valores implicará a sua reformulação na época de avaliação subsequente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um trabalho escrito, individual, e proceder à sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas) destinado a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular.

O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade ou algumas das temáticas da Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo.

Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio à realização deste trabalho.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação deverá ser realizada através da produção de um trabalho escrito, individual, e sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas). O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade das temáticas trabalhadas na Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo.

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