| Código: | P736 | Sigla: | SDM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Sociais e Humanas |
| Ativa? | Não |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 0 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
A Unidade Curricular visa aprofundar o estudo de princípios, modelos e práticas no âmbito da intervenção do trabalho social, abordando particularmente as dinâmicas de mediação social e socioeducativa enquanto modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais, potencialmente promotoras de práticas de intervenção no campo do desenvolvimento social e humano sensíveis à complexidade e heterogeneidade que caracterizam as "novas questões sociais".
Neste sentido são objetivos da uc:
- Contextualizar política e historicamente a valorização do local e da problemática da mediação social na transição de uma organização societária centrada no Estado para uma centrada no Mercado
- Compreender a centralidade do conflito nas diversas abordagens da mediação enquanto tradutor de diferentes concepções do papel social do sujeito;
- Distinguir na intervenção suscitada pela mediação as diferentes perspectivas que orientam esta mesma intervenção enquanto reveladoras de uma realidade multifacetada.
A UC trabalha modelos e práticas de mediação social como modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais, enquadrando-os nas transformações dos modos de regulação e de intervenção socioeducativa. É esperado que os estudantes sejam capazes de:
- Contextualizar a mediação social na transição de uma organização societária centrada no Estado para uma centrada no Mercado;
- Compreender a centralidade do conflito nas abordagens da mediação como tradutor de concepções do papel social do sujeito;
- Distinguir na intervenção da mediação as perspectivas teóricas influentes;
- Identificar, a partir da análise de casos, abordagens da mediação [do conflito] e a sua adequação aos contextos de intervenção;
- Desenvolver leituras dos processos de estágio com base nas ferramentas analíticas da mediação
- Produzir documentos de análise de processos de mediação, revelando apropriação pessoal e crítica das perspetivas téoricas e conceitos do campo
Iª Parte– Enquadramento Geral
1 – A produção social e cognitiva da noção de mediação social.
1.1 - A crise dos macro-dispositivos de integração social: do trabalho, da escola e do mundo político.
2 – A heterogeneização dos espaços e dos tempos sociais.
3 – As ambiguidades da revalorização do local como escala mais pertinente na gestão da questão social
4 – Novas configurações, dispositivos e figuras de gestão das políticas sociais
5 – Dimensões políticas e cognitivas a considerar na produção de alternativas no domínio da intervenção social.
IIª Parte – Campos, modelos e práticas de Intervenção em mediação: estudo de casos
6 – Espaços sociais de mediação: figuras profissionais/dispositivos de intervenção.
7 – Mediação em educação (escolar ou socioeducativa).
8 - Mediação social e comunitária
9 – Mediação cognitiva/dialética
10 – Mediação intercultural
Métodos de Ensino:
Exposição Dialogada
Análise de Textos
Orientação Tutorial
Apresentação e Discussão de Casos
As sessões de formação, com uma duração de duas horas, funcionam num regime teórico-prático, estando organizadas do seguinte modo ao longo da uc:
- As primeiras 6 sessões da uc são dedicadas à parte I do programa, procurando assegurar um enquadramento geral da problemática da mediação social e educativa;
- Decorrerão em seguida 6 sessões relativas à parte II do programa, envolvendo, num primeiro momento a discussão dos processos de institucionalização da mediação como estratégia de intervenção e a sistematização de modelos de mediação que acompanham este processo.
Num segundo momento proceder-se-á à apresentação, análise e discussão de estudos de caso sobre intervenções sociais tendo por base a mediação.
- As últimas duas/três sessões da uc destinam-se ao desenvolvimento de uma abordagem de síntese aos conteúdos trabalhados, bem como à discussão das propostas de trabalho a desenvolver pelos estudantes
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho escrito | 90,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 65,00 |
| Frequência das aulas | 32,00 |
| Trabalho de investigação | 65,00 |
| Total: | 162,00 |
Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei estão dispensados da presença nas aulas.
A avaliação supõe a realização de trabalho individual que participa com 90 % para a CF. Este ensaio individual terá até um máximo de 10 páginas.
A participação assídua nas actividades lectivas e a realização de exercícios propostos pelos docentes no decurso das aulas, sob a forma escrita de análise de casos, tem um peso de 10% na CF.
A classificação final da UC expressa-se numa escla de 0-20 valores.
A partir da mobilização dos contributos teóricos do campo da mediação, o trabalho individual pode assumir a forma de:
i) análise e reflexão de um caso que envolva uma situação de intervenção social;
ii) reconceptualização de um trabalho em realização durante o semestre em outra uc do mestrado ;
iii) análise do processo de estágio ou investigação em curso
Critérios de avaliação:
i) Coerência e consistência teórica da análise produzida;
ii) Apropriação crítica dos contributos teóricos na produção da análise e argumentação
A não realização do elemento da avaliação nos termos indicados no início do ano lectivo e/ou a obtenção de uma classificação inferior a 10 valores implicará a sua reformulação na época de avaliação subsequente.
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um trabalho escrito, individual, e proceder à sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas) destinado a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular.
O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade ou algumas das temáticas da Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo.
Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio à realização deste trabalho.
A melhoria de classificação deverá ser realizada através da produção de um trabalho escrito, individual, e sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas). O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade das temáticas trabalhadas na Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo.