| Código: | P754 | Sigla: | FTIP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 29 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
Partindo da “Theory of Attachment Based Exploratory Interest Sharing” (TABEIS) (Heard, Lake and McCluskey, 2009) e do modelo de psicoterapia individual e de grupo ‘Goal-Corrected Exploratory Psychotherapy’ ( McCluskey, 2005) que explora as dinâmicas de vinculação na vida adulta, pretende-se com esta unidade curricular criar um contexto pedagógico suficientemente seguro que permita aos estudantes
Pretendemos assim para além de fornecer aos alunos um quadro teórico suficientemente adaptado para os apoiar nas suas diferentes áreas de intervenção, sensibilizá-los para terem em conta, no seu desenvolvimento pessoal e profissional ,a dinâmica “saber cuidar-me para poder cuidar dos outros”.
No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
- Identificar em si e no outro qual dos 7 sistemas do modelo está activado e como intervir consigo e com o outro.
- Aprender a regular em si e no outro, a activação do “sistema medo”
- Apreender os conceitos e a dinâmica do modelo “TABEIS”
A abertura da UC, como UC curricular singular, a estudantes externos exige a Licenciatura em Ciências Psicológicas, com pagamento de propina, funcionando como suplemento ao diploma para estudantes já com o MIP
Programa
- Sistema “careseeking” e respectiva exploração vivencial
- Sistema “caregiving” e respectiva exploração vivencial
- Sistema de “defesa do self” e respectiva exploração vivencial
- Sistema de ambiente interno de suporte / não suporte. e respectiva exploração vivencial
- Sistema de ambiente externo de suporte/ não suporte e respectiva exploração vivencial
- Sistema de partilha de interesses inter-pares e respectiva exploração vivencial
- Sistema de afecto e sexualidade e respectiva exploração vivencial
-
Apresentação do modelo
Exposição de conteúdos pelo docente; Exploração vivencial; Role-playings em situações de ajuda: Exploração de vídeos dos role-playings com base no modelo VIG (Video Interaction Guidance). Reflexão escrita sobre cada uma das situações pedagógicas (SISDAT).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 40,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Trabalho laboratorial | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 46,00 |
| Frequência das aulas | 30,00 |
| Trabalho laboratorial | 5,00 |
| Total: | 81,00 |