Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P409

Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente

Código: P409     Sigla: PDA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 178 Plano Oficial 2 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular pretende abordar os conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente e sensibilizar os estudantes para a consideração da adolescência enquanto etapa do ciclo vital.

Resultados de aprendizagem e competências


Espera-se que  no final do semestre os estudantes sejam capazes de:

1.Identificar as características desenvolvimentais e os padrões de funcionamento psicológico típicos da adolescência.

2.Integrar os aspetos diferenciais do desenvolvimento do adolescente, referenciando-os aos modelos explicativos do desenvolvimento.

3.Articular as diferentes conceptualizações do desenvolvimento psicológico do adolescente, assumindo uma perspetiva integrativa e crítica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução. O conceito de adolescência.

2. Desenvolvimento físico. As mudanças pubertárias e as suas implicações psicológicas.

3. Desenvolvimento intelectual e cognitivo.

4. Desenvolvimento moral.

5. Desenvolvimento social. O grupo de pares e a amizade.

6. Desenvolvimento da identidade. Estatutos de identidade.

7. Família enquanto contexto de desenvolvimento na adolescência.

8. Comportamentos de risco na adolescência.

9. Adolescência e a escola.

10. Adolescência e adaptação psicológica.

Bibliografia Obrigatória

Adams Gerald R. 340; Blackwell handbook of adolescence. ISBN: 1-4051-3302-3
Jackson; Handbook of adolescent development
Palacios Jesús 220; Psicología evolutiva. ISBN: 84-206-8181-4
Sprinthall Norman A.; Psicologia do adolescente. ISBN: 972-31-0634-5
Lerner, R. & Steinberg, L. ; Handbook of adolescent psychology. , Wiley, 2009
Jaffe Michael L.; Adolescence. ISBN: 0-471-57190-3

Bibliografia Complementar

Lourenço Orlando M.; Psicologia do desenvolvimento moral. ISBN: 972-40-0671-9
Moshman David; Adolescent psychological development. ISBN: 0-8058-4830-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estando esta unidade curricular inserida no ciclo inicial de formação dos psicólogos, é tida em conta a necessidade de maior estrutura nos métodos de ensino utilizados. São os seguintes:

1. Expositivo, sob a responsabilidade da docente,

2. Visionamento de filmes e debate,

3. Resolução de problemas no contexto da aula, orientada pela docente,

4. Resolução de problemas fora da aula, como TPC.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar o ensaio escrito.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:

1. Ensaio escrito (25%)

2. Participação ativa nas aulas práticas com realização das tarefas propostas nas aulas  (10%)

3. Exame final (65%).

Todas as classificações serão expressas na escala de 0 a 20.
Os estudantes devem obter pelo menos 8 valores em cada classificação.

Provas e trabalhos especiais

Situações especiais serão analisadas caso a caso.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contatar as docentes no início do ano letivo, de forma a programar a sua avaliação.

Melhoria de classificação

Apenas se aplica à componente "exame final" (ponderação de 65%) e deverá ser realizada ate à época de recurso do ano imediatamente subsequente aquele em que foi obtida a aprovação e em que a UC tenha exame previsto



Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-08 às 00:07:46 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico