| Código: | P409 | Sigla: | PDA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 178 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
Esta unidade curricular pretende abordar os conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente e sensibilizar os estudantes para a consideração da adolescência enquanto etapa do ciclo vital.
Espera-se que no final do semestre os estudantes sejam capazes de:
1.Identificar as características desenvolvimentais e os padrões de funcionamento psicológico típicos da adolescência.
2.Integrar os aspetos diferenciais do desenvolvimento do adolescente, referenciando-os aos modelos explicativos do desenvolvimento.
3.Articular as diferentes conceptualizações do desenvolvimento psicológico do adolescente, assumindo uma perspetiva integrativa e crítica.
1. Introdução. O conceito de adolescência.
2. Desenvolvimento físico. As mudanças pubertárias e as suas implicações psicológicas.
3. Desenvolvimento intelectual e cognitivo.
4. Desenvolvimento moral.
5. Desenvolvimento social. O grupo de pares e a amizade.
6. Desenvolvimento da identidade. Estatutos de identidade.
7. Família enquanto contexto de desenvolvimento na adolescência.
8. Comportamentos de risco na adolescência.
9. Adolescência e a escola.
10. Adolescência e adaptação psicológica.
Estando esta unidade curricular inserida no ciclo inicial de formação dos psicólogos, é tida em conta a necessidade de maior estrutura nos métodos de ensino utilizados. São os seguintes:
1. Expositivo, sob a responsabilidade da docente,
2. Visionamento de filmes e debate,
3. Resolução de problemas no contexto da aula, orientada pela docente,
4. Resolução de problemas fora da aula, como TPC.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 65,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar o ensaio escrito.
A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:
1. Ensaio escrito (25%)
2. Participação ativa nas aulas práticas com realização das tarefas propostas nas aulas (10%)
3. Exame final (65%).
Todas as classificações serão expressas na escala de 0 a 20.
Os estudantes devem obter pelo menos 8 valores em cada classificação.
Situações especiais serão analisadas caso a caso.
Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contatar as docentes no início do ano letivo, de forma a programar a sua avaliação.
Apenas se aplica à componente "exame final" (ponderação de 65%) e deverá ser realizada ate à época de recurso do ano imediatamente subsequente aquele em que foi obtida a aprovação e em que a UC tenha exame previsto