| Código: | P700 | Sigla: | IPCE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 20 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
Conhecer e analisar criticamente conceitos e modelos teóricos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos.
Conhecer o sistema educativo e os principais desafios para os vários envolvidos, bem como documentos legais que enquadram a prática da psicologia em contextos educativos.
Elaborar planos de atividades na área da psicologia escolar.
Identificar boas práticas e dimensões de qualidade dos sistemas educativos
Conhecer e utilizar instrumentos de avaliação psicológica em contextos educativos formais e informais para recolher informação relevante em termos psico-educacionais, respeitando os princípios éticos subjacentes.
Identificar diferentes alvos e objetivos da intervenção psico-educacional.
Planear intervenções psico-educacionais em diferentes níveis e contextos.
Desenvolver competências de cariz pessoal, social e ético adequadas à prática da Intervenção psicológica em contextos educacionais.
Os alunos deverão ser capazes de
Demonstrar conhecimento de conceitos e modelos teóricos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos.
Identificar investigação relevante no domínio.
Analisar criticamente o sistema educativo e sua organização, identificando os principais objetivos e desafios para a prática da psicologia
Identificar as tarefas e desafios do psicólogo educacional nos diferentes contextos educativos e nos diferentes niveis de ensino
Elaborar, de forma escrita, um plano de actividades completo adequado a um contexto educacional específico, planeando intervenções psico-educacionais ao nível do indivíduo, escola e família adequadas às necessidades identificadas.
Apresentar e justificar adequadamente o referido plano de atividades
Avaliar uma criança em idade pré-escolar utilizando um teste de despiste, e elaborar o respectivo relatório demonstrando respeito pelos princípios éticos subjacentes.
Realizar uma entrevista de avaliação a uma família no contexto de casa demonstrando conhecimento de im instrumento de avaliação do ambiente em casa e usando adequadamente as competências de entrevista e recolha de informação.
1. Teorias e modelos que fundamentam a intervenção psicológica nos contextos educativos.
Psicologia educacional e escolar - perspectiva histórica. Contextos educativos formais e informais. Escola, familia e comunidade - vértices do triangulo cujo centro é a criança.
A escola - contexto ecológico e social de desenvolvimento.
2. O psicólogo escolar e as suas atribuições no sistema de ensino. Desafios presentes e futuros.
3. Educação pré-escolar. Modelos de intervenção e curriculos. Promoção da qualidade em educação de infância.
4. Avaliação. Introdução ao despiste pré-escolar: porquê, quando, como. Estudo e aplicação de um instrumento de despiste. O relatório de avaliação: forma e conteúdos.
5. Anos escolares. Trabalho com professores. Gestão da sala e gestão do processo instructivo. Parceria com professores
6. Família como contexto educativo. A qualidade do ambiente familiar em crianças e adolescentes – modelos, conceitos, instrumentos. Relevância da parentalidade positiva. Como a implementar junto dos pais.
Exposições teóricas com debate final de ideias Trabalho em pequeno grupo para leitura, análise e discussão de textos, preparar o trabalho de campo e para contacto com instrumentos de avaliação. Orientação/supervisão na preparação de actividades práticas no terreno (entrevista a psicólogos, aplicação de teste de despiste pré-escolar, avaliação do ambiente familiar). Análise e planeamento de intervenções através de simulações. Sínteses, reflexões e resumos escritos sobre temas ou textos propostos pela docente. Vídeos. Formação e treino na cotação de instrumentos para avaliação e sua utilização orientada em contexto educativo e familiar. Apresentações feitas pelos estudantes
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 40,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 0,00 |
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 24,00 |
| Estudo autónomo | 74,00 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Trabalho de campo | 8,00 |
| Total: | 162,00 |
A obtenção de frequência implica participação dos alunos em 3/4 das aulas efectivamente leccionadas e a realização dos dois trabalhos solicitados ao longo do semestre. Relativamente a cada trabalho de grupo deverá ser elaborado um relatório. Podera solicitada aos alunos a avaliação pessoal do seu próprio trabalho, a nivel individual e grupal.
A classificação final será calculada com base na avaliação obtida nos trabalhos solicitados ao longo do semestre (ponderação de 60%), bem como na nota obtida no exame final (ponderação de 40%) e pela assiduidade e qualidade da participação nas aulas (10%). As notas serão sempre atribuídas numa escala de 1 a 20. Nenhuma das notas parciais obtida pelos alunos poderá ser inferior a 8 valores.
Se no exame final a nota obtida for inferior a 10,00 valores, o aluno será penalizado em até dois valores na classificação final, independentemente da nota obtida nos trabalhos.
Poderão ser solicitadas aos estudantes pequenas sinteses no final das aulas.
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo apresentar os relatórios e os trabalhos escritos solicitados. A ponderação de cada componente de avaliação será definida pelo docente no inicio do ano letivo com cada estudante em função do seu perfil. Os estudantes com estatutos especiais deverão contactar a docente na primeira aula, para definirem os parâmetros de avaliação e sua exequibilidade. Poderá haver lugar para uma avaliação diversificada no caso de estudantes Erasmus.
A melhoria de nota só poderá fazer-se por exame escrito, mantendo-se contudo as notas obtidas nos trabalhos escritos e a mesma formula de ponderação. A obtenção de melhoria relativamente à nota em qualquer um dos trabalhos escritos ao longo do semestre pressupõe reinscrição num outro ano lectivo, havendo lugar a repetição das actividades constantes dos mesmos.