Temas Especiais em Psicologia Social
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
16 |
Plano Oficial |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Estudo de casos. Análise de fenómenos sociais à luz de teorias e investigações actuais em Psicologia Social
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade de desenvolvimento de um racional sobre casos relacionados com o preconceito e a discriminação, o poder e o conflito social, ou o consumismo, à luz da Psicologia Social, e de propor estratégias de intervenção teoricamente fundamentadas sobre esses casos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Psicologia Social
Psicologia Social Aplicada
Programa
Grandes vectores da organização da teoria, investigação e intervenção psicossocial
Estudo de caso: Anti-semitismo flagrante e propaganda (baseado no filme nazi "Der Ewige Jude")
Estudo de caso: Anti-semistismo, victimização e dominância social (baseado no documentário israelita "Defamation")
Estudo de caso: Orientação sexual, preconceito e discriminação (baseado no documentário "For the Bible tells me so")
Estudo de caso: Construção social do precconceito e da discriminação (baseado no documentário "Blue eyes")
Estudo de caso: Submissão, identificação e alienação num grupo religioso (baseado no documentário "Jonestown")
Estudo de caso: Impacto do pensamento religioso nas atitudes, crenças e valores dos indivíduos (baseado no documentário "Religulous")
Estudo de caso: Poder, manipulação e consumismo (baseado nos documentários "Surplus: Terrorized into being a consumer" e "The Shock Doctrine")
Bibliografia Obrigatória
Oskamp, S, & Schultz, P. W.; Applied socia psychology, Simon & Schuster, 1998
Vala, J. & Monteiro, M.; Psicologia Social, Gulbenkian, 2013
Hogg, M. & Vaughan, G.; Social Psychology, Prentice-Hall, 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Pesquisa bibliográfica e autónoma pelos estudantes
Advances in Experimental Social Psychology, Psychological Review, Journal of Peersonality and Social Psychology, Personality and Social Psychology Review, Peersonality and Social Psychology Bulletin, Journal of Applied Social Psychology, Journal of Experimental Social Psychology, Social Psychology Quarterly.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
20,00 |
| Trabalho escrito |
80,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de relatório/dissertação/tese |
|
| Frequência das aulas |
|
| Total: |
0,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = Presença x .20 + (Relatório x .20) x 4
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Trabalho escrito
Melhoria de classificação
Exame escrito (100%)