Psicologia Social dos Grupos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
36 |
Plano Oficial |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecimento das principais teorias desenvolvidas em Psicologia Social acerca dos processos intergrupos e intragrupo.
Desenvolvimento de competências de análise, investigação e intervenção sobre processos intergrupos e intragrupo.
Resultados de aprendizagem e competências
cf. "Objectivos"
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Psicologia Social
Psicologia Social Aplicada
Métodos de Investigação em Psicologia
Programa
Processos Intragrupais
- os grupos de face-a-face
- processos elementares nos grupos de face-a-face: dinâmica de grupos
atracção interpessoal, afiliação social e interdependência
socialização grupal, aquisição e desenvolvimento de normas e crenças
grupais
influência social nos grupos: influência informativa e normativa
- dissensão e conflito no seio dos grupos: tomada de decisão, inovação
e produtividade grupal
- processos interpessoais no seio dos grupos
atribuição social, comparação social e validação social
processos de liderança
- componentes estruturais dos grupos de face-a-face
papéis, estatutos, e redes de comunicação
Processos Intergrupais
- os grupos enquanto categorias sociais
- categorias sociais e processos associados aos estereótipos
- categorização social, atracção social e identificação social
- comparação social, diferenciação social, e comportamento intergrupal
- desvio nas categorias sociais
Bibliografia Obrigatória
Forsyth, D. R.; Group dynamics, Belmont, CA: Brooks/Cole, 2010
Hogg, M. A. & Abrams, D. ; Social identifications: a social psychology of intergroup relations and group processes, Londres: Routledge, 1988
Hogg, M. A. & Tindale, R. S. (Eds); Blackwell handbook of social psychology, Vol. 3: Group processes, Oxford, UK: Blackwell, 1998
Abrams, D. A., Hogg, M. A. & Marques, J. M. (Eds) ; The social psychology of inclusion and exclusion, Philadelphia, PA: Psychology Press, 2008
Observações Bibliográficas
Os estudantes são supostos proceder a pesquisa bibliográfica de forma autónoma
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Expositivo com forte componente prática através da planificação e realização de um estudo empírico pelos estudantes. Na componente prática, os estudantes deverão realizar uma ou várias investigações orientadas pela docente das aulas práticas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
12,00 |
| Trabalho escrito |
44,00 |
| Trabalho laboratorial |
44,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Apresentação de um relatório sob forma de artigo empírico acerca do trabalho conduzido durante o semestre
Participação nas aulas não excedendo o limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = Participação X .12 + Relatório X .88
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Idêntico aos critérios supra-referidos
Melhoria de classificação
exame final escrito (100%)