| Código: | P819 | Sigla: | PCAIE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 11 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
Conhecer o enquadramento histórico e conceptual da psicologia comunitária (definição, paradigmas, constructos orientadores e perspectivas), nomeadamente a importância das perspectivas contextualistas sistémicas do desenvolvimento da pessoa-em-contexto
Dominar conceitos da teoria crítica e da psicologia cultural, nomeadamente o sentido de comunidade, de participação activa e de participação orientada no contexto de actividades culturais. Conhecer as implicações e aplicações destes conceitos a aspetos de cidadania e de empowerment da comunidade.
Dominar novos métodos e técnicas que traduzem tais metáforas conceptuais, e que ultrapassam as fronteiras das diferentes disciplinas.
Conhecer modelos e projetos de Intervenção comunitária a diferentes níveis: epidemiologia, saúde mental; prevenção primária, secundária e terciária; a dessegregação escolar; a dimensão transdisciplinar das práticas de intervenção.
Desenvolver competências de avaliação e de intervenção contemplando os diferentes níveis de análise da comunidade (do comportamental ao ambiental-social) e considerando aspetos como: a ecologia e o sentido de comunidade; a diversidade e a igualdade de oportunidades; o risco - vulnerabilidade e resiliência; práticas individuais e comunitárias.
Desenvolver competências para promover colaboração interprofissional no sentido de desenvolver acções integradas de serviços e colaborações transdisciplinares entre o saber académico e os serviços.
Ser capaz de planificar um projecto integrado de serviços para uma comunidade, incluindo ações preventivas e de promoção de competências para crianças em idade escolar dessa comunidades.
Dominar os procedimentos da investigação-acção transdisciplinar e multi-nível com o objectivo de promover validade ecológica e psico-política, através da colaboração conceptualmente e/ou metodologicamente integradora de diferentes disciplinas.
Dominar métodos de investigação comunitária e de desenvolvimento de programas de intervenção comunitária.
No fim da disciplina o aluno deve demonstrar:
(a) conhecimento dos constructos teóricos que orientam as práticas no domínio da Psicologia Comunitária;
(b) conhecimento dos principais modelos e abordagens do trabalho em equipa no domínio da Intervenção Comunitária;
(c) compreensão da importância de inscrever as práticas de Intervenção Comunitária numa lógica inclusiva da diversidade multicultural segundo abordagens multi, inter ou transdisciplinares;
(d) dominar aspectos conceptuais e empíricos da investigação-acção transdisciplinar e da acção comunitária, nomeadamente: definições e conceitos, desafios metodológicos, estratégias a serem implementadas e resultados de projectos;
(e) compreender as noções de cultura e de competência cultural no contexto da colaboração pluridisciplinar;
(f) ser capaz de organizar um projecto de intervenção comunitária multinível, implicando o desenvolvimento de intervenções baseadas em evidência, envolvendo estratégias de parceria pluridisciplinares e interserviços e abordagens baseadas na comunidade, com o objectivo de promover a competência cultural da comunidade;
(g) ser capaz de planificar e implementar abordagens participativas de resolução de problemas e de envolvimento dos membros da comunidade em processos de co-aprendizagem;
(h) conhecimento de metodologias para captar as características da comunidade aos diferentes níveis, do nível micro, individual ao nível macro, contextual;
(i) conhecer estratégias para apoiar a sustentabilidade das intervenções;
(j) ser capaz de avaliar resultados, planos de medida e melhorias nas competências;
(k) atitudes, conhecimentos e competências essenciais para abordar os problemas utilizando quadros conceptuais e métodos que integrem diferentes perspectivas disciplinares de forma a conduzir pesquisas segundo uma perspectiva de investigação-acção transdisciplinar.
1. Expositivo; 2. Tutorial; 3. Experiencial
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Prova oral | 35,00 |
| Trabalho de campo | 40,00 |
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
Obrigatória. O aluno terá que ter estado presente em, pelo menos, 75% das aulas previstas. É requerida a classificação mínima correspondente a 10 valores em cada um dos componentes de avaliação.
I. Trabalho de campo - trabalho de grupo (3 elementos): Análise organizacional da qualidade de atendimento a uma população em desvantagem numa perspectiva comunitária . A realizar numa Instituição/projecto para atendimento de pessoas com incapacidade/ ou em desvantagem. Apresentação desta análise nas aulas. (40%)
II. Planificação de um projeto de integração de Serviços para a infância numa comunidade - apresentação na aula.(35%)
III. Resumo escrito de um artigo científico - trabalho individual (25%)
Ponderação da nota final:
40% para a apresentação na aula do trabalho de campo - análise organizacional; 35% para a apresentação do projeto de integração de serviços numa comunidade;
25% resumo escrito individual.
Nos casos em que o estudante tem estatuto de trabalhador- estudante (TE, AAC...) o estudante terá de realizar as actividades que estão sujeitas a avaliação.
Reformulação do trabalho escrito individual, relativo a 25% da nota final.
Os trabalhos escritos devem ser apresentados na última aula do semestre.