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Psicologia Comunitária e Abordagem da Intervenção em Equipa

Código: P819     Sigla: PCAIE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 11 Plano Oficial 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 

  • Conhecer o enquadramento histórico e conceptual da psicologia comunitária (definição, paradigmas, constructos orientadores e perspectivas), nomeadamente a importância das perspectivas contextualistas sistémicas do desenvolvimento da pessoa-em-contexto

  • Dominar conceitos da teoria crítica e da psicologia cultural, nomeadamente o sentido de comunidade, de participação activa e de participação orientada no contexto de actividades culturais. Conhecer as implicações e aplicações destes conceitos a aspetos de cidadania e de empowerment da comunidade.

  • Dominar novos métodos e técnicas que traduzem tais metáforas conceptuais, e que ultrapassam as fronteiras das diferentes disciplinas.

  • Conhecer modelos e projetos de Intervenção comunitária a diferentes níveis: epidemiologia, saúde mental; prevenção primária, secundária e terciária; a dessegregação escolar; a dimensão transdisciplinar das práticas de intervenção.

  • Desenvolver competências de avaliação e de intervenção contemplando os diferentes níveis de análise da comunidade (do comportamental ao ambiental-social) e considerando aspetos como: a ecologia e o sentido de comunidade; a diversidade e a igualdade de oportunidades; o risco - vulnerabilidade e resiliência; práticas individuais e comunitárias.

  • Desenvolver competências para promover colaboração interprofissional no sentido de desenvolver acções integradas de serviços e colaborações transdisciplinares entre o saber académico e os serviços.

  • Ser capaz de planificar um projecto integrado de serviços para uma comunidade, incluindo ações preventivas e de promoção de competências para crianças em idade escolar dessa comunidades.

  • Dominar os procedimentos da investigação-acção transdisciplinar e multi-nível com o objectivo de promover validade ecológica e psico-política, através da colaboração conceptualmente e/ou metodologicamente integradora de diferentes disciplinas.

  • Dominar métodos de investigação comunitária e de desenvolvimento de programas de intervenção comunitária.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No fim da disciplina o aluno deve demonstrar:

(a) conhecimento dos constructos teóricos que orientam as práticas no domínio da Psicologia Comunitária;

(b) conhecimento dos principais modelos e abordagens do trabalho em equipa no domínio da Intervenção Comunitária;

(c) compreensão da importância de inscrever as práticas de Intervenção Comunitária numa lógica inclusiva da diversidade multicultural segundo abordagens multi, inter ou transdisciplinares;

(d) dominar aspectos conceptuais e empíricos da investigação-acção transdisciplinar e da acção comunitária, nomeadamente: definições e conceitos, desafios metodológicos, estratégias a serem implementadas e resultados de projectos;

(e) compreender as noções de cultura e de competência cultural no contexto da colaboração pluridisciplinar;

(f) ser capaz de organizar um projecto de intervenção comunitária multinível, implicando o desenvolvimento de intervenções baseadas em evidência, envolvendo estratégias de parceria pluridisciplinares e interserviços e abordagens baseadas na comunidade, com o objectivo de promover a competência cultural da comunidade;

(g) ser capaz de planificar e implementar abordagens participativas de resolução de problemas e de envolvimento dos membros da comunidade em processos de co-aprendizagem;

(h) conhecimento de metodologias para captar as características da comunidade aos diferentes níveis, do nível micro, individual ao nível macro, contextual;

(i) conhecer estratégias para apoiar a sustentabilidade das intervenções;

(j) ser capaz de avaliar resultados, planos de medida e melhorias nas competências;

(k) atitudes, conhecimentos e competências essenciais para abordar os problemas utilizando quadros conceptuais e métodos que integrem diferentes perspectivas disciplinares de forma a conduzir pesquisas segundo uma perspectiva de investigação-acção transdisciplinar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • As abordagens contextualistas da pessoa-em-contexto: a ecologia do desenvolvimento humano; o desenvolvimento humano como uma aprendizagem que ocorre através de processos de participação orientada e de co-construção no contexto de actividades culturais. Os contributos da teoria crítica e da psicologia cultural.

  • Perspectiva da teoria dos sistemas e psicologia comunitária: mudanças epistemológicas e seus efeitos em métodos de intervenção e de investigação que ultrapassam as fronteiras das diferentes disciplinas.

  • Avaliação e intervenção: os diferentes níveis de análise da comunidade (ambiental-social, comportamental): a ecologia e o sentido de comunidade; a diversidade e a intervenção para promover igualdade de oportunidades; a noção de risco desenvolvimental.

  • Questões de vulnerabilidade desenvolvimental e resiliência; integração de práticas individuais e comunitárias.

  • Sentido de comunidade e participação activa - conceitos implicações e aplicações: a noção de cidadania e de empowerment da comunidade;

  • Modelos de Intervenção comunitária: epidemiologia, saúde mental e comunidade; prevenção primária, secundária e terciária; a dessegregação escolar. A dimensão transdisciplinar das práticas de intervenção.

  • Programas preventivos e de promoção de competências para comunidades com crianças em idade de creche e de jardim-de-infância; a importância da intervenção precoce numa perspectiva de prevenção e focado na comunidade .

  • Investigação-acção transdisciplinar e multinível com o objectivo de promover validade ecológica e psico-política: colaboração conceptualmente e/ou metodologicamente integradora de diferentes disciplinas

  • Análise organizacional de uma instituição/projeto para pessoas com incapacidade/problemáticas de Saúde/em desvantagem.

  • Metodologias de elaboração de projectos de integração de Serviços para uma comunidade.

  • A partilha da psicologia com os profissionais de ciências sociais e de saúde: capacidade de promover colaboração interprofissional como “melhor prática” para desenvolver acções integradas de serviços, colaborações transdisciplinares e trocas ativas entre o saber académico e os serviços.

  • Métodos de investigação comunitária: medidas avaliação-intervenção e desenvolvimento de programas de intervenção comunitária - Desenvolvimento e organização de um projecto de intervenção. - Análise de projectos de intervenção comunitária: principais linhas e tentativas de integração de serviços em Portugal e noutros países. Práticas actuais e linhas de evolução futura.


 

Bibliografia Obrigatória

McCall, R. B., Green, B. L., Strauss, M. S., & Groark, C. J. ; Issues in community-based research and program evaluation., W. Damon (Series Ed.), I. E. Sigel, & K. A. Renninger (Vol. Eds.), Handbook of child psychology: Vol. 4. Child psychology in practice (5th ed., pp. 955-998), 1998
Kessel, F. S., Rosenfield, P. L., & Anderson, N. B. ; Expanding the boundaries of health and social sciences: Case studies in interdisciplinary innovation. , Kessel, F. S., Rosenfield, P. L., & Anderson, N. B. (Eds.). , 2003
Pellmar, T. C., & Eisenberg, I. ; Bridging disciplines in the brain, behavioral, and clinical sciences, Pellmar, T. C., & Eisenberg, I. (Eds.), 2000
Blades, M., & , Spencer, C.; Children and their environments: Learning, using, and designing spaces., Blades, M., & , Spencer, C. (Eds.), 2006
Nelson. G., & Prilleltensky, I. ; Community psychology: In pursuit of liberation and well-being., Nelson. G., & Prilleltensky, I. (Eds.), 2005
Weissberg, R. P., & Greenberg, M. T. ; School and community competence-enhancement and prevention programs., W. Damon (Series Ed.), I. E. Sigel, & K. A. Renninger (Vol. Eds.), Handbook of child psychology: Vol. 4. Child psychology in practice (5th ed., pp. 877-954). , 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 1. Expositivo; 2. Tutorial; 3. Experiencial

 

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ética em ciências da saúde
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 35,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Obrigatória. O aluno terá que ter estado presente em, pelo menos, 75% das aulas previstas. É requerida a classificação mínima correspondente a 10 valores em cada um dos componentes de avaliação.

    

Fórmula de cálculo da classificação final

 

I. Trabalho de campo - trabalho de grupo (3 elementos): Análise organizacional da qualidade de atendimento a uma população em desvantagem numa perspectiva comunitária . A realizar numa Instituição/projecto para atendimento de pessoas com incapacidade/ ou em desvantagem. Apresentação desta análise nas aulas. (40%)

II. Planificação de um projeto de integração de Serviços para a infância numa comunidade - apresentação na aula.(35%)

III. Resumo escrito de um artigo científico - trabalho individual (25%)


Ponderação da nota final:

40% para a apresentação na aula do trabalho de campo - análise organizacional; 35% para a apresentação do projeto de integração de serviços numa comunidade;
25% resumo escrito individual.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estudante tem estatuto de trabalhador- estudante (TE, AAC...)  o estudante terá de realizar as actividades que estão sujeitas a avaliação.

Melhoria de classificação

Reformulação do trabalho escrito individual, relativo a 25% da nota final.

Observações

Os trabalhos escritos devem ser apresentados na última aula do semestre.

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