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Psicopatologia do Adulto e do Idoso

Código: P600     Sigla: PAI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 127 Plano Oficial 3 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Competências e Conteúdos
a. Competências a adquirir (learning outcomes)

• Perceber a relação da psicopatologia com as diversas ciências incluindo a psicologia. Compreender a lógica do plano curricular e o interesse da disciplina na formação em psicologia.
• Sustentando-se nos métodos clínico e fenomenológico, perceba o desvio da norma comportamental e desenvolva competências que permitam a aplicação do conhecimento, designadamente em contextos de investigação.
• Compreender e/ou explicar a dinâmica do adoecer. A compreensão psicopatológica aproxima-nos sempre do Homem Total.

b. Conteúdos programáticos (temas) (completar: máximo 10 linhas)
• Bases filosóficas para a compreensão dos métodos clínico e fenomenológico
• O “normal” e o “anormal” em clínica, em psicologia e em psicopatologia
• Dinâmica da personalidade e diálogo desta com o mundo
• Psicopatologia geral (afectividade, senso-percepção, pensamento, consciência, motórica e iniciativa, memória, comunicação)
• Psicopatologia especial (neuroses, psicoses, síndromes demenciais, comportamentos aditivos)

c. Bibliografia básica (3 referências)
• Scharfetter, Ch. (1977): Introdution a la Psicopatologie, Madrid, Ed. Morata
• Schneider, K. (1963): Psicopatologia Clínica, Madrid, Ed. Paz Montalvo
• Jaspers, Karl . (1963): Psicopatologia General, Buenos Aires, Ed. Beta

Resultados de aprendizagem e competências

Perceber a relação da psicopatologia com a psicologia
Compreender e/ou explicar a dinâmica do adoecer
Aplicar o conhecimento em contextos de investigação

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

Psicopatologia do adulto e do idoso


1. Bases filosóficas, psicológicas e psicopatológicas
2. Do vital ao existencial
3. Do normal ao anormal em psicopatologia
4. Classificações psicopatológicas
5. Psicopatologia geral (semiologia psicopatológica)
6. Psicopatologia especial (o mundo das doenças psíquicas e psicossomáticas)

Bibliografia Obrigatória

Scharfetter, Ch.; Introduction a la Psicopathologie, Ed. Morata, 1977
Schneider, K.; Psicopatologia clínica., Ed. Paz Montalvo, 1963
Jaspers, K.; Psicopatologia general., Ed. Beta, 1963

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Atividades do estudante permitindo a aquisição dessas competências

•O discente deverá dedicar aproximadamente 108 horas de estudo e treino de competências relativas à unidade curricular, divididas da seguinte forma:
• 30 horas – expositivas em grupo
• 0 a 6 horas – orientação tutorial individual ou em pequeno grupo
• 8 horas – pesquisas, leitura e revisões de literatura
• 68 horas – estudo autónomo
• 2 horas - avaliação

Trabalho do aluno
a. Tempo: 4 ECTS = 108 horas
b. Horas de contacto: 36H00
c. Tipo de horas de contacto
• T = 30H00
• OT = 6H00

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final resulta da conjugação de dois fatores:
Qualitativo: impressão do docente ao longo do semestre, tendo em conta, entre outros elementos eventualmente recolhidos, a assiduidade.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Quantitativo: exame final. 


O exame final consta de três partes:

1ª Parte – 100 questões de resposta múltipla
2ª Parte – Uma questão teórica
3ª Parte – Uma questão prática

Melhoria de classificação

Sim, de uma única vez, numa das duas épocas de exame final imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto.
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