Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P511

Abordagem Biopsicossocial ao Processo de Avaliação-Intervenção

Código: P511     Sigla: ABPAI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 8 Plano Oficial 3 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dominar conceitos das perspectivas bioecológica e transacional do desenvolvimento humano como enquadramento de práticas pluridisciplinares

Compreender a mudança de paradigma em desenvolvimento atípico - de abordagens diagnósticas ao modelo biopsicossocial

Dominar metodologias de avaliação-intervenção com validade ecológica na caracterização do funcionamento e a participação da pessoa numa perspectiva inclusiva

Dominar a linguagem, taxonomia e codificação da Classificação Internacional da Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF; OMS, 2001) bem como da versão para Crianças e Jovens (CIF-CJ; WHO, 2007) e sua aplicação na análise e documentação de processos de avaliação-intervenção

Aplicar a metodologia de resolução de problemas baseada na perspectiva biopsicossocial na planificação de intervenções

Conhecer as ‘linking rules’ como procedimento de correspondência entre o conteúdo de instrumentos de avaliação e os domínios da CIF-CJ

Dominar os conceitos de ‘core-sets’ e de ‘code sets’

Resultados de aprendizagem e competências

Devem ser capazes de criar condições para a construção do conhecimento científico para que possam tornar-se profissionais competentes e desenvolver-se como pessoas que podem gerir as suas investigações formativas.

Nesse sentido, as competências adquiridas nesta unidade curricular deverão, acima de tudo, constituir-se como recurso educativo. A formação deverá, assim, proporcionar uma adequada integração deste quadro concetual  no estudo do desenvolvimento humano.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Frequência e aproveitamento na UC Perspectiva Biopsicossocial em Desenvolvimento Humano do 5º semestre.

Programa

As perspectivas bioecológica e transaccional como enquadramento de práticas pluridisciplinares em desenvolvimento humano

Modelos na conceptualização do desenvolvimento atípico: (a) abordagem individual e funcional do paradigma médico; (b) as premissas ambiental e dos direitos humanos; (c) perspectiva sistémica do paradigma biopsicossocial

Evolução de conceitos: identificação e classificação da funcionalidade/incapacidade

A Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – versão para crianças e jovens: objectivos, estrutura, aplicação e contributo na documentação de processos de avaliação-intervenção

O conceito de participação e aspectos da sua avaliação-intervenção

Aplicação da CIF-CJ como base para uma metodologia de resolução de problemas

As ‘linking rules’ como procedimento de correspondência entre itens de medidas de avaliação e dimensões da CIF-CJ

Relevância dos ‘core-sets’ na caracterização de um grupo diagnóstico; distinção com o conceito de ‘code-sets‘.

 

Bibliografia Obrigatória

Almqvist, L., Uys, C. J. E., & Sandberg, A.; The concepts of participation, engagement and flow: A matter of creating optimal play experiences, South African Journal of Occupational Therapy, 37, 3, 8-13., 2007
Badley, E. M. ; Enhancing the conceptual clarity of the activity and participation components of the International Classification of Functioning, Disability, and Health., Social Science & Medicine, 20, 1, 1-11. , 2008
Bruyère, S. M., & Peterson, D. B. ; Introduction to the special section on the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF): Implications for rehabilitation psychology. , Rehabilitation Psychology, 50, 103-104., 2005
Bruyère, S. M., Van Looy, S. A., & Peterson, D. B; The International classification of Functioning, Disability and Health (ICF): Contemporary literature review. , Rehabilitation Psychology, 50, 113-121., 2005
Cieza, A., Geyh, S., Chatterji, S., Kostanjsek, N., T, Ü. B., & Stucki, G.; Identification of candidate categories of the International Classification of Functioning Disability and Health (ICF) for a Generic ICF Core Set based on regression modelling. , BMC Medical Research Methodology 6(36)., 2006
Cieza, A., Geyh, S., Chatterji, S., Kostanjsek, N., Üstün, B., & Stucki, G.; ICF linking rules: an update based on lessons learned., Journal of Rehabilitation Medicine, 37(4), 212-218, 2005
De Kleijn-De Vrankrijker, M. W. ; The long way from the International Classification of Impairments, Disabilities and Handicaps (ICIDH) to the International classification of Functioning, Disability and Health (ICF). , Disability and Rehabilitation, 25, 561-564., 2003
Felgueiras I. ; A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF) e seus contributos para a reconceptualização da deficiência e da incapacidade. , G. Portugal (Org.), Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão (pp. 47-62). Aveiro: Theoria Poiesis Praxis, Universidade de Aveiro., 2009
Morita, E., Weigl, M., Schuh, A., & Stucki, G.; Identification of relevant ICF categories for indication, intervention planning and evaluation of heath resort programs: A Delphi exercise. , International Journal of Biometeorol, 50, 183-191, 2006
Mpofu, O., & Oakland, T. ; Rehabilitation and Health Assessment. Applying ICF guidelines. , Springer Publishing Company. NY., 2010
Olkin, R. (1999). ; What psychotherapists should know about disability. , New York: Guliford Press.
Steiner, W. A., Ryser, L., Huber, E., Uebelhart, D., Aeschlimann, A., & Stucki, G. ; Use of the ICF Model as a Clinical Problem-Solving Tool in Physical Therapy and Rehabilitation Medicine, Physical Therapy, 82, 11, 1098-1107., 2002
Suls, J., & Rothman, A. ; Evolution of the Biopsychosocial Model: Prospects and Challenges for Health Psychology, Health Psychology, 23, 2, 119-125., 2004
Terzi, L. ; Beyond the dilemma of difference: The capacity approach to disability and special educational needs. , Journal of Philosophy of Education, Vol. 39, 3, 443-459., 2005
Ustün, B., Chatterji, S., & Kostanjsek, N. ; Comments from WHO for the journal of rehabilitation medicine special supplement on ICF core sets. , Journal of Rehabilitation Medicine, 36, 7-8., 2004
Welch, S. P.; Applications of a capability approach to disability and the International Classification of Functioning, Disability and health (ICF) in social work. , International Journal of Research & Methods in Education, 30, 2, 149-162. , 2007
WHO (2007). ; International classification of functioning, disability and health for children and youth: ICF-CY., Geneva, Switzerland, WHO., 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Expositivo; 2. Tutorial; 3. Experiencial

Avaliação formativa sem exame final.

A obtenção de frequência envolve a participação em pelo menos 75% das aulas leccionadas. A avaliação final baseia-se nos seguintes trabalhos de pequeno grupo: 1) análise e apresentação oral de estudos de caso com base no modelo biopsicossocial (20%); 2) realização de trabalho final escrito (80%) que engloba: a) revisão crítica de bibliografia relevante sobre diferentes modelos do desenvolvimento típico e atípico, sobre a abordagem biopsicossocial ao processo de avaliação-intervenção e conceitos associados, bem como sobre diferentes sistemas de classificação da saúde e estados relacionados com a saúde; b) análise de casos acompanhadas por equipas em contextos educativos inclusivos, com base na abordagem biopsicossocial; c) codificação da funcionalidade de crianças/jovens com base na CIF-CJ; d) planificação de intervenções para os casos analisados de acordo com a metodologia de resolução de problemas.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Obrigatória. O aluno terá que ter estado presente em, pelo menos, 75% das aulas leccionadas. É requerida a classificação mínima correspondente a 8 valores em cada um dos componentes de avaliação. No caso de o aluno faltar a mais de 75% e não ter estatuto que lhe permita não frequência das mesmas (e.g., estudante trabalhador), terá que frequentar a disciplina no ano seguinte.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final baseia-se nos seguintes trabalhos de pequeno grupo: 1) análise e apresentação oral de estudos de caso com base no modelo biopsicossocial (20%); 2) realização de trabalho final escrito (80%) que engloba: a) revisão crítica de bibliografia relevante ; b) análise de casos ; c) codificação da funcionalidade de crianças/jovens com base na CIF-CJ; d) planificação de intervenções para os casos .

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

 

Melhoria de classificação


A melhoria da nota pode ser obtida através da reformulação do trabalho escrito -  época de recurso

Observações

Para frequentar esta UC é necessário ter frequentado com aproveitamento a UC do 5ª semestre Perspetiva Biopsicossocial em Desenvolvimento Humano
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-24 às 12:00:25 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico