| Código: | P511 | Sigla: | ABPAI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 8 | Plano Oficial | 3 | - | 3 | 30 | 81 |
Dominar conceitos das perspectivas bioecológica e transacional do desenvolvimento humano como enquadramento de práticas pluridisciplinares
Compreender a mudança de paradigma em desenvolvimento atípico - de abordagens diagnósticas ao modelo biopsicossocial
Dominar metodologias de avaliação-intervenção com validade ecológica na caracterização do funcionamento e a participação da pessoa numa perspectiva inclusiva
Dominar a linguagem, taxonomia e codificação da Classificação Internacional da Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF; OMS, 2001) bem como da versão para Crianças e Jovens (CIF-CJ; WHO, 2007) e sua aplicação na análise e documentação de processos de avaliação-intervenção
Aplicar a metodologia de resolução de problemas baseada na perspectiva biopsicossocial na planificação de intervenções
Conhecer as ‘linking rules’ como procedimento de correspondência entre o conteúdo de instrumentos de avaliação e os domínios da CIF-CJ
Dominar os conceitos de ‘core-sets’ e de ‘code sets’
Devem ser capazes de criar condições para a construção do conhecimento científico para que possam tornar-se profissionais competentes e desenvolver-se como pessoas que podem gerir as suas investigações formativas.
Nesse sentido, as competências adquiridas nesta unidade curricular deverão, acima de tudo, constituir-se como recurso educativo. A formação deverá, assim, proporcionar uma adequada integração deste quadro concetual no estudo do desenvolvimento humano.
As perspectivas bioecológica e transaccional como enquadramento de práticas pluridisciplinares em desenvolvimento humano
Modelos na conceptualização do desenvolvimento atípico: (a) abordagem individual e funcional do paradigma médico; (b) as premissas ambiental e dos direitos humanos; (c) perspectiva sistémica do paradigma biopsicossocial
Evolução de conceitos: identificação e classificação da funcionalidade/incapacidade
A Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – versão para crianças e jovens: objectivos, estrutura, aplicação e contributo na documentação de processos de avaliação-intervenção
O conceito de participação e aspectos da sua avaliação-intervenção
Aplicação da CIF-CJ como base para uma metodologia de resolução de problemas
As ‘linking rules’ como procedimento de correspondência entre itens de medidas de avaliação e dimensões da CIF-CJ
Relevância dos ‘core-sets’ na caracterização de um grupo diagnóstico; distinção com o conceito de ‘code-sets‘.
1. Expositivo; 2. Tutorial; 3. Experiencial
Avaliação formativa sem exame final.
A obtenção de frequência envolve a participação em pelo menos 75% das aulas leccionadas. A avaliação final baseia-se nos seguintes trabalhos de pequeno grupo: 1) análise e apresentação oral de estudos de caso com base no modelo biopsicossocial (20%); 2) realização de trabalho final escrito (80%) que engloba: a) revisão crítica de bibliografia relevante sobre diferentes modelos do desenvolvimento típico e atípico, sobre a abordagem biopsicossocial ao processo de avaliação-intervenção e conceitos associados, bem como sobre diferentes sistemas de classificação da saúde e estados relacionados com a saúde; b) análise de casos acompanhadas por equipas em contextos educativos inclusivos, com base na abordagem biopsicossocial; c) codificação da funcionalidade de crianças/jovens com base na CIF-CJ; d) planificação de intervenções para os casos analisados de acordo com a metodologia de resolução de problemas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 20,00 |
| Trabalho escrito | 80,00 |
| Total: | 100,00 |
Obrigatória. O aluno terá que ter estado presente em, pelo menos, 75% das aulas leccionadas. É requerida a classificação mínima correspondente a 8 valores em cada um dos componentes de avaliação. No caso de o aluno faltar a mais de 75% e não ter estatuto que lhe permita não frequência das mesmas (e.g., estudante trabalhador), terá que frequentar a disciplina no ano seguinte.
A avaliação final baseia-se nos seguintes trabalhos de pequeno grupo: 1) análise e apresentação oral de estudos de caso com base no modelo biopsicossocial (20%); 2) realização de trabalho final escrito (80%) que engloba: a) revisão crítica de bibliografia relevante ; b) análise de casos ; c) codificação da funcionalidade de crianças/jovens com base na CIF-CJ; d) planificação de intervenções para os casos .
Não se aplica
Não se aplica
A melhoria da nota pode ser obtida através da reformulação do trabalho escrito - época de recurso