Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P302

Psicologia das Organizações

Código: P302     Sigla: PO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2015/2016 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2036
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 128 Plano Oficial 3 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta Unidade Curricular (UC) pretende-se que os estudantes possuam conhecimentos gerais sobre a Psicologia das Organizações enquanto disciplina e campo profissional, o seu objecto de estudo, tipo de problemas a que se dirige; possuam conhecimento sobre os fenómenos psicológicos relacionados com o funcionamento das organizações, e teorias que lhes permitem compreender e explicar tais fenómenos; demonstrem meta-conhecimento das diferentes abordagens, das relações entre teorias e do seu enquadramento.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre espera-se que estudantes sejam capazes de:

  • Identificar o objeto de estudo da Psicologia das Organizações e o tipo de problemas a que se dirige;
  • Descrever fenómenos psicológicos relacionados com o funcionamento das organizações
  • Descrever as teorias que permitem compreender e explicar o funcionamento das organizações;
  • Relacionar as diferentes teorias e o seu enquadramento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Parte I. Introdução à Psicologia das Organizações

1. Definição e desenvolvimento histórico

2. O conceito de Organização

3. A relevância do estudo das organizações


Parte II. A disciplina da Teoria das Organizações

4. Introdução

5. Modelos sobre as organizações

5.1 A Organização Cientifica do Trabalho

5.2. A Burocracia

5.3. O Movimento das Relações Humanas

5.4. A Perspetiva Sistémica das Organizações

5.5. A Abordagem Sociotécnica das Organizações

5.6. A teoria de Weick

6. Sistematização das teorias das Organizações


Parte III. Emergência de novas formas organizacionais.

Bibliografia Obrigatória

Anderson Neil 340; Handbook of industrial, work and organizational psychology. ISBN: 0-7619-6488-6(vol.1) (Usdiken, B. & Leblebici, H.;Organization theory, Sage Publications, Ltd., 2001 (Vol. 2, Cap. 19) )
Shafritz Jay M.; Classics of organization theory. ISBN: ISBN 0-534-17304-7 ((Eds.), Brooks/Cole Publishing Company, 1992)
Cunha Miguel Pina e 570; Manual de estudos organizacionais. ISBN: 972-98823-1-2
Cunha Miguel Pina e 070; Manual de comportamento organizacional e gestão. ISBN: 972-98823-8-X

Bibliografia Complementar

Schein Edgar H.; Psicologia Organizacional ((Cap. 1))
Gonçalves Sónia P. 570; Psicossociologia do trabalho e das organizações. ISBN: 978-989-693-030-1 (Cap 1.)

Observações Bibliográficas

A lista da bibliografia obrigatória específica a cada conteúdo programático é publicada na página da UC (pdf do powerpoint que serviu de apoio à aula). Quando possível, a bibliografia e outro material de apoio serão disponibilizados na página da UC (moodle), em formato digital.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Método expositivo; - Visualização de vídeos e realização de exercícios orientados; - Pesquisa de literatura; - Estudo autónomo.

Software

Moodle
Não aplicável.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

As aulas não estão sujeitas à verificação da assiduidade.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final à UC será calculada em função da nota obtida na prova escrita (100% da nota final). Para obter aprovação na UC o estudante deverá obter uma classificação final mínima de 10 (dez)valores.
O docente poderá optar por realizar exames orais na época de recurso (apenas), para os alunos que obtenham 8 (oito) e 9 (nove) valores no exame final nessa época de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Ver Avaliação Especial.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A classificação final dos trabalhadores-estudantes é calculada considerando o exame escrito final. Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota consiste na realização de novo exame final. Os estudantes podem requerer uma prova de melhoria de classificação uma única vez, numa das épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha prova de avaliação prevista.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-23 às 09:48:37 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico