| Código: | P503 | Sigla: | PCA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 115 | Plano Oficial | 3 | - | 6 | 54 | 162 |
1-Conhecimento das características das perturbações psicológicas mais frequentes das crianças e dos adolescentes
2-Domínio da diferenciaçãop entre elas
3-Conhecimento da dinâmica biopsicosocial envolvida em cada uma delas
4-Aquisição de competências gerais de avaliação da psicopatologia incluindo o contacto com alguns instrumentos de avaliação da psicopatologia especificamente utilizados com crianças e adolescentes e familiarização com o sistema de classificação do DSM
5-Reflexão sobre as implicações éticas e deontológicas da identificação e classificação das perturbações psicológicas
1-Capacidade de reconhecer as perturbações psicológicas mais frequentes das crianças e dos adolescentes através das suas manifestaçoes e características
2-Capacidade de diagnóstico diferencial
3-Capacidade de descrever os componentes e dinâmica biopsicosocial envolvidos em cada uma delas
4-Competências gerais de avaliação da psicopatologia incluindo a seleção, condições de utilização e orientações para cotação e interpretação de alguns instrumentos de avaliação da psicopatologia especificamente utilizados com crianças e adolescentes e competências de manuseamento eficaz do sistema de classificação do DSM
5-Capacidade de reconhecimento das implicações éticas e deontológicas da identificação e classificação das perturbações psicológicas
I- INTRODUÇÃO
1- Alusão às teorias gerais da psicopatologia e abordagens ao estudo da psicopatologia das crianças e dos adolescentes
2- Questões gerais de avaliação, diagnóstico e classificação das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes
3- Questões gerais de etiologia, evolução e prognóstico das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes
II- AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1- Questões específicas do processo de avaliação relacionadas com a idade
2- Métodos e instrumentos específicos de avaliação
3- Sistemas de classificação e diagnóstico
III- PERTURBAÇÕES PSICOLÓGICAS NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1-Perturbações da primeira infância
2-Perturbações da ansiedade e do humor
3-Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção
4-Perturbações específicas da alimentação e da eliminação nas crianças
5-Perturbações do espectro autista
6-Problemas relacionais
Exposição e explicação do docente
Visualização orientada de vídeos
Estudo autónomo e preparação das actividades práticas
Manuseamento e familiarização com o sistema de classificação do DSM
Contacto com e análise de instrumentos de avaliação da psicopatologia das crianças e dos adolescentes
Ensaio de avaliação da psicopatologia e de diagnóstico com base em dados de avaliação (de entrevistas a vários informantes e de outros instrumentos de avaliação) fornecidos ao estudante e nos critérios do DSM e elaboração de trabalho escrito sobre o(s) caso(s) (componente de avaliação).
Discussão de casos
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 70,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
Para obtenção de frequência terá que frequentar no mínimo 75% das aulas leccionadas,
No exame que visa os conteúdos leccionados ao longo do semestre, terá que obter um nota mínima de 7 valores (Nota maxima 14 valores)
No trabalho escrito individual que implica a análise e discussão de um protocolo clinico, terá que obter uma nota mínima de 3 valores (Nota máxima 6 valores)
A nota final será atribuída numa escala de 0 a 20 valores, sendo definida pelo somatório da nota obtida em cada uma das componentes de avaliação:
- Exame com uma ponderação de 70% (14 valores)
- Trabalho escrito com uma ponderação de 30% (6 valores).
Não estão previstos
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo realizar o exame final e deverão contactar o docente no início do semestre.
A melhoria de classificação final só é possível para a componente de exame ( 70%) de uma só vez, em uma das duas épocas subsequentes àquela que a Unidade curriocular foi feita e em que tem exame previsto.