Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P503

Psicopatologia da Criança e do Adolescente

Código: P503     Sigla: PCA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 115 Plano Oficial 3 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1-Conhecimento das características das perturbações psicológicas mais frequentes das crianças e dos adolescentes
2-Domínio da diferenciaçãop entre elas
3-Conhecimento da dinâmica biopsicosocial envolvida em cada uma delas
4-Aquisição de competências gerais de avaliação da psicopatologia incluindo o contacto com alguns instrumentos de avaliação da psicopatologia especificamente utilizados com crianças e adolescentes e familiarização com o sistema de classificação do DSM
5-Reflexão sobre as implicações éticas e deontológicas da identificação e classificação das perturbações psicológicas

Resultados de aprendizagem e competências

1-Capacidade de reconhecer as perturbações psicológicas mais frequentes das crianças e dos adolescentes através das suas manifestaçoes e características
2-Capacidade de diagnóstico diferencial
3-Capacidade de descrever os componentes e dinâmica biopsicosocial envolvidos em cada uma delas 
4-Competências gerais de avaliação da psicopatologia incluindo a seleção, condições de utilização e orientações para cotação e interpretação de alguns instrumentos de avaliação da psicopatologia especificamente utilizados com crianças e adolescentes e competências de manuseamento eficaz do sistema de classificação do DSM 
5-Capacidade de reconhecimento das implicações éticas e deontológicas da identificação e classificação das perturbações psicológicas

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I- INTRODUÇÃO
1- Alusão às teorias gerais da psicopatologia e abordagens ao estudo da psicopatologia das crianças e dos adolescentes
2- Questões gerais de avaliação, diagnóstico e classificação das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes
3- Questões gerais de etiologia, evolução e prognóstico das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes

II- AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1- Questões específicas do processo de avaliação relacionadas com a idade
2- Métodos e instrumentos específicos de avaliação
3- Sistemas de classificação e diagnóstico

III- PERTURBAÇÕES PSICOLÓGICAS NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1-Perturbações da primeira infância
2-Perturbações da ansiedade e do humor
3-Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção
4-Perturbações específicas da alimentação e da eliminação nas crianças
5-Perturbações do espectro autista
6-Problemas relacionais

Bibliografia Obrigatória

Mash Eric J. 340; Child psychopathology. ISBN: 1-57230-065-5
Ametrican Psychiatric Association; Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (Texto revisto, 4ª Ed.). , Lisboa: Climepsi Editores, 2002
American Psychiatric Association; Diagnostic and Statistical Manuel of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5) , 2013 (No presente ano, de transição entre o DSM-IV e o DSM-5, aconselham-se ambos os manuais. Site: http://www.appi.org/Pages/DSM.aspx)

Bibliografia Complementar

Hooper, S. R., Hynd, G. W., & Mattison, R. E.; Child Psychopathology: Diagnostic criteria and clinical assessment., New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1992
Thomas M. Achenbach & Leslie A. Rescorla; Sistema de avaliação Empiricamente Validado (ASEBA): Um sistema integrado de avaliação com múltiplos informadores CBCL1-5, C-TRF, CBCL 6-18 anos, TRF e YSR , Psiquilibrios, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição e explicação do docente
Visualização orientada de vídeos
Estudo autónomo e preparação das actividades práticas
Manuseamento e familiarização com o sistema de classificação do DSM
Contacto com e análise de instrumentos de avaliação da psicopatologia das crianças e dos adolescentes
Ensaio de avaliação da psicopatologia e de diagnóstico com base em dados de avaliação (de entrevistas a vários informantes e de outros instrumentos de avaliação) fornecidos ao estudante e nos critérios do DSM e elaboração de trabalho escrito sobre o(s) caso(s) (componente de avaliação).
Discussão de casos

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência terá que frequentar no mínimo 75% das aulas leccionadas,
No exame que visa os conteúdos leccionados ao longo do semestre, terá que obter um nota mínima de 7 valores (Nota maxima 14 valores)
No trabalho escrito individual que implica a análise e discussão de um protocolo clinico, terá que obter uma nota mínima de 3 valores (Nota máxima 6 valores)

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será atribuída numa escala de 0 a 20 valores, sendo definida pelo somatório da nota obtida em cada uma das componentes de avaliação:
- Exame com uma ponderação de 70% (14 valores)
- Trabalho escrito com uma ponderação de 30% (6 valores).

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo realizar o exame final e deverão contactar o docente no início do semestre.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação final só é possível para a componente de exame ( 70%) de uma só vez, em uma das duas épocas subsequentes àquela que a Unidade curriocular foi feita e em que tem exame previsto.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-24 às 17:21:14 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico