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Dinâmica de Grupo

Código: P306     Sigla: DG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2015/2016 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 157 Plano Oficial 2 - 3 30 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-02-22.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação, Programa, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular (UC) assume-se como uma introdução à Psicoterapia de Grupos. Os estudantes têm a experiência de integrar um grupo de desenvolvimento enquanto membros participantes, permitindo que as noções teóricas necessárias sejam assimiladas pela prática. Genericamente pretende-se que os estudantes desenvolvam competências ao nível da intervenção psicológica em grupos. Para tal, são abordados os critérios subjacentes à formação de um grupo, bem como os principais fenómenos grupais decorrentes do seu funcionamento, interligando a exposição teórica com a análise de situações práticas que se geram na sala de aula.

Resultados de aprendizagem e competências

A experiência enquanto membros participantes permite que os estudantes desenvolvam competências de comunicação, essenciais na condução de um grupo psicoterapêutico. Adicionalmente, esta UC permite que os estudantes adquiram outras competências práticas, tais como saber selecionar e implementar dinâmicas adequadas às fases de desenvolvimento do grupo e aos objetivos específicos de intervenção.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não tem pré-requisitos

Programa

Esta UC aborda os seguintes tópicos:

- As potencialidades da intervenção em grupo

- Análise dos diferentes tipos de grupos com base na distinção entre “Grupos terapêuticos vs. não-terapêuticos”

- Como planear uma intervenção em grupo

- A importância do feedback na mudança pessoal e grupal

- As fases previsíveis no desenvolvimento do grupo (Perspetiva de Tuckman, 1977)

- Competências de liderança na condução de um grupo (Grid Gerencial de Blake & Mouton, 1985)

 - Coesão (impacto positivo e negativo da coesão no grupo)

 - Especificidades na utilização de técnicas de dinamização grupal 

- Aprendizagem de técnicas de dinâmica de grupos

Bibliografia Obrigatória

Guerra Marina Prista; Intervir em grupos na saúde. ISBN: 978-972-796-339-3
Douglas Tom; Survival in groups. ISBN: 0-335-19412-5
López-Yarto Luis Elizalde; Dinámica de grupos cincuenta anos después. ISBN: ISBN 84-330-1254-1
Corey Gerald; Theory and practice of group counseling. ISBN: 0-534-24066-6
Vopel Klaus W.; Juegos de interacción. ISBN: 84-7043-851-4
Blake, R. R. & Mouton, J. S. ; The Managerial Grid III: The Key to Leadership Excellence, Gulf Publishing, 1985
Tuckman, B. & Jensen, M. A. ; Stages of Small-Group Development Revisited., Group Organization Management, 2, pp. 419-427., 1977

Bibliografia Complementar

Burlingame, G. M., Fuhriman, A., & Johnson, J. E.; Cohesion in group psychotherapy, Psychotherapy Theory Research Practice Training, 38, pp. 373-379., 2001
Bernard, H. & MacKenzie, K. R. ; Basics of group psychotherapy, Guildford Publications, 1994. ISBN: 978-0898621174

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são teórico-práticas. É privilegiada a metodologia de participação ativa. Os estudantes integram, enquanto membros participantes, um grupo de desenvolvimento. A vivência prática constitui o ponto de partida para a aquisição de conhecimentos sobre os principais fenómenos grupais (e.g. feedback, comunicação, coesão, liderança). A partir da experiência de participação nas técnicas, os estudantes são estimulados a analisar, em grande grupo, o impacto das atividades realizadas tanto ao nível pessoal como grupal. Esta discussão permite gerar novos conhecimentos sobre a intervenção psicológica em grupos. Estes conhecimentos são teoricamente contextualizados pelo docente na aula, à luz das mais recentes perspetivas neste domínio. Em paralelo, esta metodologia de participação ativa estimula o desenvolvimento pessoal dos estudantes e, sobretudo, o treino de competências de comunicação centrais na condução dos grupos.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicoterapia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 30,00
Estudo autónomo 21,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

As aulas são de frequência obrigatória. Obrigatória a presença em 75% das aulas lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes:

1) Postura participativa nas atividades propostas (20%);

2) Realização de um trabalho escrito, com base numa situação prática apresentada (80%)

(20% + 80% = 100%)

A classificação final é expressa numa escala de 0-20 valores.

Para obter a aprovação na UC os estudantes terão de ter uma classificação mínima de 10 valores (escala 0-20) em cada uma das componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes que frequentaram a UC em anos anteriores e sem aproveitamento poderão frequentar de novo a UC, aplicando-se o regime de avaliação em vigor. Caso os estudantes optem por pedir dispensa de presença nas aulas (apenas concedida se houver registo anterior de presença em pelo menos 75% das aulas dadas nesse ano), a avaliação para obtenção de aproveitamento é composta pelas seguintes componentes:

1) Trabalho escrito em vigor, com a ponderação de 80% na nota final

2) A restante ponderação de 20% será atribuída à componente prática avaliada no ano em que o estudante frequentou as aulas.

(80% + 20% = 100%)

A classificação final é expressa numa escala de 0-20 valores.

Para obter a aprovação na UC os estudantes terão de ter uma classificação mínima de 10 valores (escala 0-20) em cada uma das componentes de avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatuto especial que optem pelo regime de não frequência terão que realizar o trabalho escrito em vigor, que terá a ponderação de 100% na nota final.

A classificação é expressa numa escala de 0-20 valores.

Para obter a aprovação na UC os estudantes terão de ter uma classificação mínima de 10 valores (escala 0-20) no trabalho.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota consiste na realização do trabalho escrito escrito em vigor, com a ponderação de 80% na nota final. A restante ponderação de 20% será atribuída à componente prática avaliada durante o ano em que o estudante frequentou as aulas.

(80% + 20% = 100%)

A classificação final é expressa numa escala de 0-20 valores.

Não é possível repetir a componente prática.

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