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Psicologia e Diversidade Socio-cultural

Código: P414     Sigla: PDSC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 55 Plano Oficial 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

 



Espera-se que as/os estudantes: descrevam conceitos chave para compreensão da diversidade humana; identifiquem tipos de opressão e discriminação; discutam estratégias de opressão e discriminação subtil e internalizada; desenvolvam a consciência cultural que lhes permita compreender e respeitar diferenças; desenvolvam auto-reflexão e auto-crítica acerca dos seus valores pessoais e como eles afectam as suas vidas e as suas relações com os outros. No final do curso, os/as alunos/as deverão ser capazes de pensar criticamente sobre o modo como a categorização, e as classificações na base de estereótipos como podem conduzir a julgamentos indevidos e ou injustos.


 


Resultados de aprendizagem e competências

1)    Descreve conceitos chave para a compreensão da diversidade humana

2)    Identifica tipos de opressão e formas de discriminação

3)    Discute estratégias de opressão e discriminação camufladas e/ou internalizadas

4)    Desenvolve a consciência cultural que permite a compreensão e o respeito pelas diferenças

Desenvolve a auto-reflexão e a auto-crítica de forma a conhecer os seus valores pessoais e a forma como eles afectam a própria vida e a sua relação com os outros

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conceitos chave em diversidade: cultura, “raça”, género, etnicidade, orientação sexual, deficiência e classe social . 2.Teorias da opressão. 3.Individualismo/ colectivismo. 4.Aculturação. 5.Tipos de opressão, preconceito e discriminação: racismo, sexismo, heterossexismo, "ageismo", "ableismo" e classismo. 

Este curso proporcionará uma visão geral das teorias e pesquisas sobre a diversidade humana. Diversidade será definida em sentido lato, abrangendo sexo/género, orientação sexual, "raça", idade, cultura e etnia. As teorias de opressão, tipos de opressão como o racismo, o sexismo, heterossexismo ou ableísmo, assim como os conceitos de preconceito e a discriminação serão o núcleo central do curso. O curso utiliza o preconceito numa perspectiva da psicologia social para ensinar conceitos que permitirão aos alunos (as) uma maior consciência do mundo diverso e multicultural onde se vive.


 


Bibliografia Obrigatória

Bruce Evan Blaine; Understanding Human DiversityUnderstanding the Psychology of Diversity, 2013
Nogueira, Conceição e Oliveira, João ; Estudo sobre discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. Lisboa CIG, Lisboa : CIG, 2010
Chryssochooun, X. ; Cultural Diversity, London: Blackwell, 2003
Pinto, Teresa (coord.), Nogueira, Conceição, Vieira, Cristina, Silva, Isabel, Saavedra ,Luísa, Maria João Silva, Paula Silva, Teresa-Cláudia Tavares e Vasco Prazeres ; Guião de Educação Género e Cidadania , Lisboa: Edição da CIG

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O formato para este curso incluirá leituras, discussão focalizada, actividades, interacções de grupo e aulas. Na avaliação contará a participação na sala de aula e a participação nas discussões, nas actividades, os trabalhos em grupo, bem como a dinâmica e qualidade da sua apresentação. A classificação final dependerá da presença, participação em classe nas discussões e experiências estruturadas em sala de aula, um relatório do tema do grupo e  um teste de múltipla escolha

 

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final da Unidade Curricular será o resultado da nota a um teste de escolha multipla (0 a 20 valores) a que se soma a nota de um trabalho de grupo (0 a 20 valores).
O teste de escolha múltipla terá um peso de 60% do nota final e o trabalho de grupo 40%. 
A nota mínima exigida em cada uma das componetes de avalição, para que a média ponderada seja calculada, será de 8 valores.

Melhoria de classificação

Os estudantes podem efetuar melhoria de classificação, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto, mas apenas à componente avaliada no exame final (60%) da nota final. Não há lugar a melhoria do trabalho escrito
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