| Código: | P414 | Sigla: | PDSC |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 55 | Plano Oficial | 2 | - | 3 | 30 | 81 |
Espera-se que as/os estudantes: descrevam conceitos chave para compreensão da diversidade humana; identifiquem tipos de opressão e discriminação; discutam estratégias de opressão e discriminação subtil e internalizada; desenvolvam a consciência cultural que lhes permita compreender e respeitar diferenças; desenvolvam auto-reflexão e auto-crítica acerca dos seus valores pessoais e como eles afectam as suas vidas e as suas relações com os outros. No final do curso, os/as alunos/as deverão ser capazes de pensar criticamente sobre o modo como a categorização, e as classificações na base de estereótipos como podem conduzir a julgamentos indevidos e ou injustos.
1) Descreve conceitos chave para a compreensão da diversidade humana
2) Identifica tipos de opressão e formas de discriminação
3) Discute estratégias de opressão e discriminação camufladas e/ou internalizadas
4) Desenvolve a consciência cultural que permite a compreensão e o respeito pelas diferenças
Desenvolve a auto-reflexão e a auto-crítica de forma a conhecer os seus valores pessoais e a forma como eles afectam a própria vida e a sua relação com os outrosEste curso proporcionará uma visão geral das teorias e pesquisas sobre a diversidade humana. Diversidade será definida em sentido lato, abrangendo sexo/género, orientação sexual, "raça", idade, cultura e etnia. As teorias de opressão, tipos de opressão como o racismo, o sexismo, heterossexismo ou ableísmo, assim como os conceitos de preconceito e a discriminação serão o núcleo central do curso. O curso utiliza o preconceito numa perspectiva da psicologia social para ensinar conceitos que permitirão aos alunos (as) uma maior consciência do mundo diverso e multicultural onde se vive.
O formato para este curso incluirá leituras, discussão focalizada, actividades, interacções de grupo e aulas. Na avaliação contará a participação na sala de aula e a participação nas discussões, nas actividades, os trabalhos em grupo, bem como a dinâmica e qualidade da sua apresentação. A classificação final dependerá da presença, participação em classe nas discussões e experiências estruturadas em sala de aula, um relatório do tema do grupo e um teste de múltipla escolha
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 60,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |