| Código: | P848 | Sigla: | IGCS |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 25 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
O principal objetivo de aprendizagem pretendido é que os estudantes sejam capazes de avaliar, implementar e conduzir um programa de intervenção psicológica em grupo em situações de prevenção ou adaptação à doença.
Pretende-se:
- Capacitar os alunos com um conhecimento teórico-prático sobre intervenção nestes contextos através das temáticas apresentadas nas aulas pelos docentes e aprofundadas por eles. Deste modo, por um lado, teóricamente os alunos aprofundam o conhecimento e, por outro lado na prática, aprofundam competências de liderança adequada que lhes permitirá estabelecer objetivos para o grupo e implementar estratégias para uma intervenção adequada às caraterísticas próprias e fase do grupo.
1. Caraterização e especificidades dos diferentes tipos de grupos mais utilizados em contextos de saúde (grupos terapêuticos, grupos de suporte e grupos educacionais). 2. Abordagem aprofundada dos processos de grupo (feedback, estádios de desenvolvimento dos grupos, coesão e tipos de liderança apropriados). 3. Os modelos humanistas aplicados aos grupos (e.g. Schutz, Pearls, Rogers) 4.Os modelos cognitivo-comportamentais aplicados aos grupos (e.g. Ellis, Lazarus) 5.O modelo de Yalom 6.Introdução ao psicodrama 7.Exemplificação de técnicas de dinâmica de grupos aplicadas aos contextos de saúde 8.Exemplificação de intervenções em grupo aplicadas a doentes ou seus familiares.
Aulas Teórico-práticas.
A nível teórico utilizamos a exposição oral com recurso ao powerPoint e a discussão das leituras sugeridas previamente para o estudo individual. A nível prático são promovidas competências para liderar e intervir em grupos através do treino. Este tipo de aulas práticas decorre numa sala específica cujo mobiliário é apropriado para o treino de dinâmica de grupos. No inicio os docentes exemplificam a aplicação de técnicas de dinamização adequadas aos contextos de saúde procurando modelar os estudantes. Depois mais tarde, cada grupo de 2 a 3 estudantes devem apresentar um programa de intervenção nas aulas práticas através da liderança e condução de exercícios de dinâmica grupal (8 valores). A avaliação é contínuacom exame final. O exame final tem a ponderação de 12 valores
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 60,00 |
| Participação presencial | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 0,00 |
| Estudo autónomo | 0,00 |
| Frequência das aulas | 0,00 |
| Trabalho de investigação | 0,00 |
| Total: | 0,00 |
As aulas são de frequência obrigatória. Obrigatória a presença em 75% das aulas leccionadas.
A avaliação da UC é composta por duas componentes: uma mais prática que consiste na dinamização do grupo na sala de aula e outra, mais teórica, que consiste num exame escrito. A dinamização do grupo na sala de aula consiste na aplicação de algumas dinâmicas de grupo pré-definidas (ponderação de 8 valores).
Para obter aprovação na UC os estudantes terão de ter uma classificação mínima de 10 valores em cada uma das componentes.
exame escrito