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Métodos de Investigação em Psicologia nas Organizações, Social e do Trabalho

Código: P846     Sigla: MIPOST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 32 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se com esta unidade curricular fornecer aos estudantes instrumentos conceptuais e operacionais relativos aos diferentes tipos e objetos de investigação nos domínios da psicologia das organizações, da psicologia social e da psicologia do trabalho, assim como nos das suas interfaces, partindo dos conhecimentos anteriores no âmbito das metodologias de investigação qualitativas e quantitativas. No imediato, estes instrumentos deverão facilitar a planificação e a realização efetiva dos projetos dos estudantes no quadro da realização das suas teses e/ou dos relatórios de estágio.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:

- Identificar os métodos de investigação operacionalizados pela Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho;

- Selecionar os instrumentos (conceptuais e operacionais) a mobilizar para a planificação e concretização dos projetos dos estudantes no quadro das suas teses e/ou relatórios de estágio;

- Produzir um guião de entrevista (diferentes níveis de directividade);

- Organizar e preparar a informação para o processo de análise de informação;

- Dominar os princípios base do trabalho com o software de análise qualitativa NVivo (QSR);

-Competências acrescidas de planificação de estudos experimentais e correlacionais e de análise dos respetivos resultados;

 - Conduzir uma análise de uma atividade de trabalho.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Psicologia das Organizações:

- A investigação científica em contexto organizacional;

- Perspetiva histórica e enquadramento epistemológico da investigação em contexto organizacional; - Etapas do processo de investigação qualitativa;

- Método de investigação: o estudo de caso; - Instrumentos de recolha de informação; - O processo de análise de informação com apoio do NVivo

2. Psicologia Social:

O teste de hipóteses nos métodos experimental e correlacional. Introdução às comparações planeadas ou contrastes, análise da tendência, análise da covariância. Distinção entre moderação e mediação: introdução de algumas técnicas comuns. 

- Técnicas exploratórias de análise de dados. Introdução à análise das componentes principais e análise de agrupamentos. Objetivos e princípios gerais das duas técnicas; modos de execução, interpretação e utilização

3. Psicologia do Trabalho:

- O estudo científico da relação do ser humano com a atividade de trabalho;

-Bases epistemológicas e opções metodológicas em Psicologia do trabalho

- Psicologia do trabalho e ergonomia: construção iterativa e participada da intervenção transformadora

- Métodos de investigação/ intervenção: verbalizações, ancoragem no real e temporalidades (as instruções ao sósia; as técnicas da auto confrontação simples e cruzada; Magica e Matriosca; os suportes de uma estatística aberta).

Bibliografia Obrigatória

Barros-Duarte, C. & Cunha, L. ; INSAT2010 – Inquérito Saúde e Trabalho: outras questões, novas relações., 2010 (Laboreal, 6, 2, 19-26.)
Butterfield, L. D., Borgen, W. A., Amundson, N. E., & Maglio, A.-S. T.; ; Fifty years of the critical incident technique: 1954-2004., 2005 (Qualitative research, 5(4), 475-497.)
Cassell Catherine 340; Essential guide qualitative methods in organizational research. ISBN: 0-7619-4888-0
Lacomblez, M. & Vasconcelos, R. ; Análise ergonómica da actividade, formação e transformação do trabalho, Laboreal, 5, 1, 53-60, 2009
Reis Harry T. 340; handbook of research methods in social and personality psychology. ISBN: 0-521-55903-0
Santos, M.; Análise psicológica do trabalho: dos concei¬tos aos métodos, Laboreal, 2, 1, 34-41, 2006
Tabachnick Barbara G.; Using multivariate statistics. ISBN: 0-321-05677-9
Yin Robert K.; Case study research. ISBN: 978-1-4129-6099-1
Yin, R. K.; Qualitative research from start to finish, New York: The Guilford press, 2011

Bibliografia Complementar

Yin Robert K.; Applications of case study research. ISBN: 978-1-4129-8916-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de conteúdos pelo docente; Análise de casos - trabalho em pequeno grupo seguido de debate em grande grupo; Estudo autónomo. Realização de exercícios práticos de planeamento de estudos empíricos, construção de questionários e análise estatística de dados complementados pela análise de artigos científicos.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 48,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Salvaguardando os casos especiais contemplados na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC (de acordo com o ponto 2. do Artigo 9º do Regulamento de Avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação da UC são ponderadas as seguintes componentes: 

a) Trabalho (em grupo/individual) relativo ao Módulo de Psicologia das Organizações;

b) Trabalho (em grupo/individual) relativo ao Módulo de Psicologia Social;

 

c) Trabalho (em grupo/individual) relativo ao Módulo de Psicologia do Trabalho;

As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores. A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente e, conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em todos os componentes. O recurso das classificações parciais é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso. O recurso está circunscrito aos componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a redefinição inicialmente atribuída.

Provas e trabalhos especiais

Ver Avaliação Especial.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, estão sujeitos à mesma avaliação.

Melhoria de classificação

De acordo com o "Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP" os estudantes podem efectuar melhoria de classificação de exame realizado uma única vez por unidade curricular, numa das duas épocas de exame final imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto." (ponto 1, Artº 11º). A melhoria da classificação final obtida nesta unidade curricular é possível mediante a realização de um novo exame nas condições anteriormente referidas.

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