| Código: | P816 | Sigla: | AIS |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 16 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
No final do semestre, os estudantes devem conhecer as principais teorias desenvolvidas sobre as atitudes e as normas sociais - subjacentes aos processos de persuasão e de influência social -, diferentes perspectivas sobre a persuasão e a influência social, assim como várias aplicações das principais teorias. Os estudantes devem ser capazes de detectar e analisar os processos de persuasão e de influência social, e os efeitos desses processos. Eles devem, ainda, saber utilizar eticamente diferentes estratégias de persuasão, susceptíveis de conduzir a uma mudança de atitudes e de comportamentos em vários contextos, nomeadamente na publicidade, no marketing, nas campanhas de comunicação ou nas campanhas políticas. Eles devem também saber como identificar e resistir às estratégias de influência não éticas.
Conhecer as principais perspectivas sobre a persuasão e a influência social, e saber identificar e utilizar as estratégias de influência em diferentes contextos da vida quotidiana e meios profissionais.
Atitudes: definições, modelos, formação, medição. Atitudes e tratamento da informação, atitudes e comportamentos, funções. Persuasão: definições, historia, modelos de tratamento da informação persuasiva. Persuasão: a fonte, a mensagem, o receptor. Normas e comportamentos normativos. Influência das minorias. Obediência, autoridade, submissão, controlo do pensamento. Princípios e estratégias de persuasão interpessoal. Persuasão, influência e meios de comunicação social. Publicidade, marketing e campanhas de comunicação. Ética da, e resistência à persuasão.
O programa é dividido em componentes cujos conteúdos teóricos são apresentados pela docente. Cada componente é também acompanhada por um texto (artigo ou capítulo) que os estudantes devem ler para preparar a apresentação feita nas aulas. Uma parte prática é dedicada a discussões em grupo que estão baseadas em exercícios práticos realizados cada semana pelos estudantes, e registados em fichas remetidas para a avaliação. A avaliação incide sobre a aquisição teórica da matéria e a reflexão desenvolvida ao longo do semestre (50% exame teórico; 50% fichas entregues).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Participação presencial | 0,00 |
| Trabalho de campo | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
A aprovação na disciplina requer a presença do estudante em 75% das aulas leccionadas.
A classificação final da disciplina resulta da média aritmética das notas obtidas na componente teórica e na componente prática da disciplina e será expressa numa escala de 0 a 20. A classificação final obtém-se atribuindo a ponderação de 50% à nota referente à avaliação da componente teórica e de 50% à nota referente à avaliação da componente prática. A avaliação da componente teórica da disciplina será efectuada através de um teste com quatro questões de resposta sucinta e uma questão de desenvolvimento. A avaliação da componente prática da disciplina será efectuada com base na realização de pequenos trabalhos semanais de reflexão/observação sobre a matéria apresentada, a discutir em grupo e a entregar ao docente. A classificação destes trabalhos resulta da apresentação escrita (30%) e da participação nas aulas (20%). A classificação mínima de 8 valores aplica-se a todo e qualquer trabalho/relatório, actividade ou prova submetida a avaliação.
Pequenos trabalhos de reflexão/observação em relação com a matéria apresentada.
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverão realizar as duas componentes de avaliação definidas anteriormente: trabalhos hebdomadários sobre a matéria apresentada e exame final. Para tal, deverão contactar no início do semestre o docente responsável.
A melhoria da classificação final pode ser realizada através da participação em novo teste escrito da componente teórica, não havendo lugar a nova avaliação da componente prática.