Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P816

Atitudes e Influência Social

Código: P816     Sigla: AIS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 16 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre, os estudantes devem conhecer as principais teorias desenvolvidas sobre as atitudes e as normas sociais - subjacentes aos processos de persuasão e de influência social -, diferentes perspectivas sobre a persuasão e a influência social, assim como várias aplicações das principais teorias. Os estudantes devem ser capazes de detectar e analisar os processos de persuasão e de influência social, e os efeitos desses processos. Eles devem, ainda, saber utilizar eticamente diferentes estratégias de persuasão, susceptíveis de conduzir a uma mudança de atitudes e de comportamentos em vários contextos, nomeadamente na publicidade, no marketing, nas campanhas de comunicação ou nas campanhas políticas. Eles devem também saber como identificar e resistir às estratégias de influência não éticas.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer as principais perspectivas sobre a persuasão e a influência social, e saber identificar e utilizar as estratégias de influência em diferentes contextos da vida quotidiana e meios profissionais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Atitudes: definições, modelos, formação, medição. Atitudes e tratamento da informação, atitudes e comportamentos, funções. Persuasão: definições, historia, modelos de tratamento da informação persuasiva. Persuasão: a fonte, a mensagem, o receptor. Normas e comportamentos normativos. Influência das minorias. Obediência, autoridade, submissão, controlo do pensamento. Princípios e estratégias de persuasão interpessoal. Persuasão, influência e meios de comunicação social. Publicidade, marketing e campanhas de comunicação. Ética da, e resistência à persuasão. 

 

Bibliografia Obrigatória

Perloff, R.M. ; The dynamics of persuasion (2nd edition), Lawrence Erlbaum, 2003
Brown, R. ; Group processes: dynamics within and between groups (2nd edition), Blackwell, 2000
Oskamp, S. & Schultz, P.W.; Applied Social Psychology, Prentice Hall, 1998
Cialdini, R. B.; Influence. Science and practice (4ª ed.) ., Allyn & Bacon, 2001
Ramonet, I.; Propagandas silenciosas: Massas, televisão, cinema. , Campo das Letras, 2001
Singer, M. T.; Cults in our midst, Jossey-Bass, 2003
Poeschl, G.; A persuasão, Fundação Calouste Gulbenkian, no prelo (In J. Vala & Monteiro, M. B. Psicologia Social)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa é dividido em componentes cujos conteúdos teóricos são apresentados pela docente. Cada componente é também acompanhada por um texto (artigo ou capítulo) que os estudantes devem ler para preparar a apresentação feita nas aulas. Uma parte prática é dedicada a discussões em grupo que estão baseadas em exercícios práticos realizados cada semana pelos estudantes, e registados em fichas remetidas para a avaliação. A avaliação incide sobre a aquisição teórica da matéria e a reflexão desenvolvida ao longo do semestre (50% exame teórico; 50% fichas entregues).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 0,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A aprovação na disciplina requer a presença do estudante em 75% das aulas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final da disciplina resulta da média aritmética das notas obtidas na componente teórica e na componente prática da disciplina e será expressa numa escala de 0 a 20. A classificação final obtém-se atribuindo a ponderação de 50% à nota referente à avaliação da componente teórica e de 50% à nota referente à avaliação da componente prática. A avaliação da componente teórica da disciplina será efectuada através de um teste com quatro questões de resposta sucinta e uma questão de desenvolvimento. A avaliação da componente prática da disciplina será efectuada com base na realização de pequenos trabalhos semanais de reflexão/observação sobre a matéria apresentada, a discutir em grupo e a entregar ao docente. A classificação destes trabalhos resulta da apresentação escrita (30%) e da participação nas aulas (20%). A classificação mínima de 8 valores aplica-se a todo e qualquer trabalho/relatório, actividade ou prova submetida a avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Pequenos trabalhos de reflexão/observação em relação com a matéria apresentada.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverão realizar as duas componentes de avaliação definidas anteriormente: trabalhos hebdomadários sobre a matéria apresentada e exame final. Para tal, deverão contactar no início do semestre o docente responsável.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final pode ser realizada através da participação em novo teste escrito da componente teórica, não havendo lugar a nova avaliação da componente prática.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 17:55:55 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico