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Intervenção Clínica em Crianças e Adolescentes

Código: P703     Sigla: ICCA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 58 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

• Gerir o processo de comunicação com a criança/adolescentes e subsistemas envolvidos no atendimento a crianças e adolescentes • Elaborar entrevistas clínicas para os diversos intervenientes no processo de consulta • Mediar a comunicação com a criança no contexto da consulta, nomeadamente através de estratégias lúdicas, de modo a garantir a optimização do envolvimento da criança no processo de consulta. • Conhecer aprofundadamente o modelo avaliação compreensiva com crianças e adolescentes • Conhecer a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para crianças e jovens - estudo de casos • Conhecer os objectivos e técnicas de intervenção do modelo cognitivo comportamental na análise de problemáticas de crianças e adolescentes.

Resultados de aprendizagem e competências

Ser capaz de:

1) Gerir o processo de comunicação com a criança/adolescentes

2) Gerir o processo de comunicação com  subsistemas envolvidos no atendimento a crianças e adolescentes 

3) Elaborar entrevistas clínicas para os diversos intervenientes no processo de consulta

4) Mediar a comunicação com a criança no contexto da consulta, nomeadamente através de estratégias lúdicas

5) Utilizar o modelo avaliação compreensiva com crianças e adolescentes

6) Utilizar a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para crianças e jovens  em estudo de casos

7) Utilizar os objectivos e técnicas de intervenção do modelo cognitivo comportamental na análise de problemáticas de crianças e adolescentes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O processo de consulta psicológica com crianças e adolescentes • Características centrais e Construção da relação terapêutica 1.1 Competências de comunicação e sua aplicação no processo de consulta 1.2 Gestão da comunicação - subsistemas envolvidos no atendimento a crianças e jovens 1.2.1 O trabalho em equipa 1.3 Mediação da comunicação com a criança no contexto da consulta, através de estratégias lúdicas. 2. Modelo de avaliação compreensiva com crianças e adolescentes • Modelo de avaliação derivado de hipóteses; alvos de avaliação; focos de avaliação; fontes de avaliação; estratégias gerais, métodos, técnicas. 3. A Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: crianças e jovens 3.1.Estudos de caso - Perturbações na infância e na adolescência 4. Modelo Cognitivo-Comportamental com crianças e adolescentes • A avaliação clínica inicial. • A intervenção nas principais problemáticas com crianças e adolescentes: modelos explicativos e técnicas específicas.

Bibliografia Obrigatória

Abreu José Luís Pio; Comunicação e medicina. ISBN: 972-97547-0-5
Lewis Michael 340; Handbook of developmental psychopathology. ISBN: 0-306-43190-4
Meisels Samuel J. 340; Handbook of early childhood intervention. ISBN: 0-521-38777-9
Reinecke Mark A. 340; Cognitive therapy with children and adolescents. ISBN: 1-57230-022-1
Watzlawick Paul; Pragmática da comunicação humana. ISBN: 85-316-0314-5
McHenry Bill; What therapists say and why they say it. ISBN: 0-205-48477-8
Friedberg, R. & McClure, J. ; prática clínica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes, Artmed Editora, 2004
Damon William 340; Handbook of child psychology. ISBN: 0-471-17893-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1.Jogos, Exercícios, Actividades experienciais. 2.Exposição de temas. 3.Estudo e análise de casos. 4.Exploração de materiais lúdicos. 5.Redacção da recensão critica. 6.Visualização de vídeos.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída por diferentes trabalhos e exame. A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas, e a realização, em grupo, de um trabalhos escrito. A não realização deste trabalho impede o estudante de aceder ao exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota dos trabalhos a realizar durante o semestre com a seguinte ponderação: Nota no Exame final: 50% Apresentação de trabalhos ao longo do semestre: 50% A nota no exame final e a nota nos trabalhos não poderão ser inferiores a 7,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, tendo em consideração as características das componentes de avaliação desta unidade curricular, o estudante terá de participar nas aulas (em pelo menos em 75%) e realizar as actividades que estão sujeitas a avaliação. Outras situações que impliquem uma avaliação especial serão analisadas em conjunto com o docente no início do semestre.

Melhoria de classificação

Na época de recuso através do exame

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