| Código: | P701 | Sigla: | NEE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 35 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
1. Conhecer modelos teóricos explicativos da incapacidade em crianças e jovens 2. Identificar e caracterizar as Necessidades Educativas Especiais (NEE) 3. Identificar dimensões criticas dos contextos na promoção da inclusão de crianças e jovens com NEE 4. Planear e implementar estratégias de intervenção integradas que dêem resposta às NEE de crianças e jovens 5. Ser capaz de colaborar com crianças e jovens com NEE, com as suas famílias, com outros profissionais de educação e de reabilitação e com a comunidade em geral na organização de medidas de apoio às NEE
1. Conhecer modelos teóricos explicativos da incapacidade em crianças e jovens
2. Identificar e caracterizar as Necessidades Educativas Especiais (NEE)
3. Identificar dimensões criticas dos contextos na promoção da inclusão de crianças e jovens com NEE
4. Planear e implementar estratégias de intervenção integradas que dêem resposta às NEE de crianças e jovens
5. Ser capaz de colaborar com crianças e jovens com NEE, com as suas famílias, com outros profissionais de educação e de reabilitação e com a comunidade em geral na organização de medidas de apoio às NEE
I Conceitos, legislação e serviços 1. Necessidades educativas especiais (NEE). Integração e inclusão. Incapacidade, funcionalidade e participação. 2. Organização do atendimento de alunos com NEE em Portugal. A Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. II Modelos de avaliação e intervenção nas NEE 1. A avaliação com base no currículo. A avaliação e intervenção transdisciplinares. 2. Organização e ensino em salas de educação pré-escolar inclusivas. Individualização do ensino através de estratégias de organização do ambiente. Processos de avaliação-intervenção centrados nas rotinas. 3. Organização e ensino em escolas e salas de aula inclusivas. A diferenciação curricular. 4. Os currículos funcionais na educação de crianças e jovens com deficiência intelectual acentuada. Transição e preparação para a vida adulta.. III Temas específicos Intervenção Precoce; Dificuldades de aprendizagem; Deficiência auditiva e visual; Perturbações do espectro do autismo; Multideficiência.
Specific references will be indicated in each summary.
Participação nas sessões expositivas preparadas pela docente e consulta de bibliografia. Nas aulas práticas, análise de casos, em pequeno grupo, com apresentação posterior ao grande grupo para discussão; análise de documentos legais, registos de observação de alunos com NEE; utilização orientada de instrumentos; treino de utilização de procedimentos; elaboração de programas de intervenção; preparação de visitas a realizar no âmbito do trabalho de campo.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 60,00 |
| Participação presencial | 0,00 |
| Trabalho de campo | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas. Exige ainda a realização de um estudo, de grupo, centrado na caracterização e análise de práticas de atendimento a uma população específica (e.g.:multideficiência). Este trabalho dará origem a um relatório escrito contendo uma síntese bibliográfica sobre o tema, bem como um levantamento das práticas implementadas. A nota final será obtida pela soma da nota no relatório (ponderação 40%) e no exame (ponderação 60%).
A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota obtida no relatório, da seguinte forma:
1. Exame teórico versando os temas apresentados pela docente nas sínteses teóricas efectuadas: ponderação de 60%
2. Relatório sobre um estudo centrado na análise de práticas no atendimento das NEE (cf. Ponto III): ponderação de 40%
A classificação obtida quer no exame teórico quer no relatório não pode ser inferior a oito valores.
Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as duas componentes da avaliação (exame final e relatório).
Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente no início do semestre lectivo.
A melhoria de classificação poderá ser feita através da repetição do exame final. Não está prevista melhoria da nota no relatório excepto através de nova inscrição na disciplina.