| Código: | P728 | Sigla: | CFDPP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 25 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
Esta unidade curricular pretende contribuir para a formação dos futuros psicólogos, permitindo-lhes contactar com perspectivas teóricas e estudos empíricos no âmbito da família e da parentalidade.
Os objectivos desta unidade curricular são de dois tipos. Por um lado os estudantes devem apropriar-se das perspectivas teóricas e dos conceitos e, por outro, devem ser capazes de ler e interpretar artigos que relatem investigações na área da parentalidade e das interações familiares.
Para cumprir o primeiro tipo de objectivo são apresentados e discutidos os modelos teóricos, bem como as sínteses da investigação organizadas pela docente. A análise aprofundada de artigos teóricos e empíricos contribui também para esta finalidade.
O segundo tipo de objectivo, relativo à organização de um artigo empírico, é trabalhado recorrendo-se ao guia editado por Sternberg (2000). Os estudantes devem perceber: (1) as variadas opções que subjazem à escrita científica (2) a existência de uma linha argumentativa consistente e orientadora da redação científica e (3) a articulação coerente entre as diferentes partes componentes de um artigo.
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de:
1. Conhecer as perspectivas teóricas que enquadram o papel determinante da parentalidade no desenvolvimento e adaptação da criança e do jovem no contexto da família.
2. Analisar as relações entre irmãos como contextos promotores do desenvolvimento.
3. Analisar as relações entre avós e netos como contextos promotores do desenvolvimento.
4. Discutir o papel do temperamento como determinante da parentalidade.
5. Explorar e apreender a estrutura e a organização dos conteúdos de trabalhos científicos, publicados em periódicos, na área da família e da parentalidade.
1. Introdução
1.1. Aspectos conceptuais, históricos e metodológicos.
2. O sistema parental
2.1. As funções da parentalidade.
2.2. Como os pais influenciam os seus filhos: comportamentos, cognições e emoções parentais.
2.3. O papel activo da criança como determinante da parentalidade.
3. A disseminação da investigação através de artigos publicados em revistas científicas: a estrutura e a organização de um artigo empírico.
1. Expositivo, sob a responsabilidade da docente
2. Tutorial, em grupos de dois estudantes – a docente orienta o trabalho dos estudantes de leitura e descodificação de dois artigos científicos na área da parentalidade e família, sendo que um dos artigos tem um carácter de ensaio teórico/síntese da literatura e o outro é um relato de uma investigação. O trabalho realizado é:
a) apresentado oralmente à turma, seguindo-se um debate
b) entregue sob a forma escrita.
3. Aprendizagem inter-pares – os estudantes assistem e discutem os trabalhos apresentados pelos colegas no contexto da aula.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 20,00 |
| Prova oral | 40,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
Obrigatória, de acordo com o disposto no artigo 9 do Regulamento de avaliação dos discentes da FPCEUP https://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=245
A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:
1. Apresentação oral dos trabalhos realizados em grupo (40%)
2. Apresentação escrita dos trabalhos realizados em grupo (40%)
3. Reflexão individual crítica escrita ao longo das aulas, sobre os trabalhos apresentados pelos colegas (20%).
Não se aplica.
Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, o estudante terá de participar na apresentação oral dos trabalhos e realizar as restantes actividades que estão sujeitas a avaliação. Outras situações que impliquem uma avaliação especial deverão ser analisadas em conjunto com a docente no início do semestre.
Dadas as caraterísticas do método de avaliação, não se aplica.