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Questões Aprofundadas de Psicologia Social

Código: P710     Sigla: QAPS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 27 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Estudos de casos. Análise de processos sociais à luz da teoria e investigação em Psicologia Social

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de desenvolvimento de um racional sobre casos relacionados com o preconceito e a discriminação, o poder e o conflito social, ou o consumismo à luz da Psicologia Social e de proposta de estratégias de intervenção teoricamente fundamentadas sobre esses casos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Psicologia Social

Psicologia Social Aplicada

Programa

Grandes vectores de organização da teoria, investigação e intervenção psicossocial

Estudo de caso: Anti-semitismo flagrante (baseado no filme de propaganda nazi "Der Ewige Jude")

Estudo de caso: Anti-semitismo, vitimização e dominância social (baseado no documentário israelita "Defamation")

Estudo de caso: Orientação sexual, preconceito e discriminação (baseado no documentário "For the Bible Tells Me So")

Estudo de caso: Construção social do preconceito e da discriminação (baseado no documentário "Blue Eyes")

Estudo de caso: Submissão, identificação e alienação numa seita religiosa (baseado no documentário "Jonestown"

Estudo de caso: Impacto do pensamento religioso nas atitudes, crenças e valores dos indivíduos (baseado no documentário "Religulous")

Estudo de caso: Poder, manipulação e consumismo (baseado nos documentários "Surplus: Terrorized Into Being Consumer" e "The Shock Doctrine")

Bibliografia Obrigatória

Oskamp, S. & Schultz, P. W. ; Applied Social Psychology, Upper Saddle River, NJ: Simon & Schuster, 1998
Vala, J. & Monteiro, M. B. (Eds.) ; Psicologia social, Lisboa: Gulbenkian, 2013
Hogg, M. A. & Vaughan, G. M. ; Social psychology, Londres: Prentice-Hall, 1994

Observações Bibliográficas

Os estudantes são também encorajados para a pesquisa bibliográfica nos jornais seguintes:

Advances in Experimental Social Psychology, Psychological Review Journal of Personality and Social Psychology, Journal of Experimental Social Psychology, Journal of Applied Social Psychology, Personality and Social Psychology Bulletin, European Journal of Social Psychology

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Pesquisa bibliográfica autónoma pelos estudantes

Discussão orientada em grupos

Debate

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Frequência das aulas 80,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = Presença activa x .20 + (Relatório de estudo de caso X .20) X 4

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Trabalho escrito

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