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Psicologia Comunitária

Código: P604     Sigla: PC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 145 Plano Oficial 3 - 3 30 81
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 3 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivo geral da UC é promover a construção de quadros concetuais no domínio da intervenção psicológica social e comunitária, analisando e questionando estratégias de intervenção nos sistemas pessoais e contextuais. 

Resultados de aprendizagem e competências

Lista as diferentes correntes e marcos históricos

Lista os diferentes conceitos-chave

Lista os diferentes passos associados a um processo de avaliação de necessidades

Lista diferentes contextos para intervenções comunitárias

Realiza um diagnóstico comunitário através da avaliação de necessidades utilizando diferentes metodologias

Define com clareza tipos, planos, metas e objectivos adequados a um programa de intervenção psico-social

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A história (os principais marcos históricos) da psicologia comunitária; A justificação psico-socio-histórica do seu aparecimento. Diferentes definições de comunidade em função de diferentes autores. As características identificadoras da psicologia comunitária em geral, independentemente dos marcos teóricos escolhidos; Alternativas da psicologia critica e sua aplicação á psicologia comunitária

Os valores que nortearam a pratica da psicologia comunitária ao longo do tempo. As práticas (intervenções) em termos de remediação e transformação.;

Os conceitos que que nortearam (e continuam nortear com maior ou menor ênfase) a pratica da psicologia comunitária ao longo do tempo: sentido de comunidade, suporte social, prevenção, auto-ajuda, empowerment, diversidade e opressão;

Introdução às metodologias de elaboração e avaliação de projectos em psicologia comunitária.

Bibliografia Obrigatória

Martin Gonzalez Antonio; Psicologia Comunitaria. ISBN: 84-7738-590-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino expositivo,  student as teacher, discussão em grupo, aprendizagem cooperativa e experiencial através de contacto com projectos de terreno;

Incentivo a pesquisa em jornais de referência e sites

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

5.1. A avaliação das aprendizagens assume a forma de avaliação distribuída sem exame final (artigo 7º do Regulamento da Avaliação na Universidade do Porto e na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação) e inclui como pré-requisito o cumprimento da assiduidade (nº 4 do artigo 8º) que se traduz na presença em 75% dos momentos presenciais semanais (nº2 do artigo 8º).

Fórmula de cálculo da classificação final

   a avaliação baseia-se na realização e apresentação de um projecto  de terreno e de uma avaliação individual atraves de teste de escolha multipla

Melhoria de classificação

Melhoria de classificação (Artigo 11º do Regulamento) Não haverá processo de melhoria de classificação nesta disciplina, uma vez que nela se recorre à avaliação distribuída sem exame final, não estando por isso prevista qualquer prova de avaliação na época normal ou de recurso. Contudo, poderá ser autorizada a oportunidade de melhoria à componente de avaliacao individual na época de recurso.

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