| Código: | P604 | Sigla: | PC |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 145 | Plano Oficial | 3 | - | 3 | 30 | 81 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 3 | - | 3 | 30 | 81 |
Objetivo geral da UC é promover a construção de quadros concetuais no domínio da intervenção psicológica social e comunitária, analisando e questionando estratégias de intervenção nos sistemas pessoais e contextuais.
Lista as diferentes correntes e marcos históricos
Lista os diferentes conceitos-chave
Lista os diferentes passos associados a um processo de avaliação de necessidades
Lista diferentes contextos para intervenções comunitárias
Realiza um diagnóstico comunitário através da avaliação de necessidades utilizando diferentes metodologias
Define com clareza tipos, planos, metas e objectivos adequados a um programa de intervenção psico-social
A história (os principais marcos históricos) da psicologia comunitária; A justificação psico-socio-histórica do seu aparecimento. Diferentes definições de comunidade em função de diferentes autores. As características identificadoras da psicologia comunitária em geral, independentemente dos marcos teóricos escolhidos; Alternativas da psicologia critica e sua aplicação á psicologia comunitária
Os valores que nortearam a pratica da psicologia comunitária ao longo do tempo. As práticas (intervenções) em termos de remediação e transformação.;
Os conceitos que que nortearam (e continuam nortear com maior ou menor ênfase) a pratica da psicologia comunitária ao longo do tempo: sentido de comunidade, suporte social, prevenção, auto-ajuda, empowerment, diversidade e opressão;
Introdução às metodologias de elaboração e avaliação de projectos em psicologia comunitária.
Ensino expositivo, student as teacher, discussão em grupo, aprendizagem cooperativa e experiencial através de contacto com projectos de terreno;
Incentivo a pesquisa em jornais de referência e sites
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
5.1. A avaliação das aprendizagens assume a forma de avaliação distribuída sem exame final (artigo 7º do Regulamento da Avaliação na Universidade do Porto e na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação) e inclui como pré-requisito o cumprimento da assiduidade (nº 4 do artigo 8º) que se traduz na presença em 75% dos momentos presenciais semanais (nº2 do artigo 8º).
a avaliação baseia-se na realização e apresentação de um projecto de terreno e de uma avaliação individual atraves de teste de escolha multipla
Melhoria de classificação (Artigo 11º do Regulamento) Não haverá processo de melhoria de classificação nesta disciplina, uma vez que nela se recorre à avaliação distribuída sem exame final, não estando por isso prevista qualquer prova de avaliação na época normal ou de recurso. Contudo, poderá ser autorizada a oportunidade de melhoria à componente de avaliacao individual na época de recurso.