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Psicologia da Educação

Código: P601     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 151 Plano Oficial 2 - 3 30 81
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 3 - 3 30 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2014-03-06.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer o âmbito da disciplina e o seu contributo para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos.  Desenvolver uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado. Adquirir conhecimentos sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos diferentes contextos educativos e em diferentes períodos do desenvolvimento, e identificar teorias e modelos relevantes para a sua compreensão. Relacionar a psicologia da educação com outras áreas do saber e com áreas de intervenção. Saber procurar autonomamente informação relevante no domínio da Psicologia da Educação Conhecer aplicações práticas da Psicologia da Educação a nivel de contextos educativos, formais e informais, na parentalidade e na intervenção com crianças.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de mostrar domínio dos objectivos definidos para a unidade curricular. O domínio implica que os estudentes conhecem a informação relevante veiculada nas aulas, são capazes de responder a questões gerais sobre a mesma, e são capazes de se posicionarem criticamente relativamente a todos os pontos do programa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução. Perspectiva histórica. Contributos relevantes para a definição do âmbito e do objectivo da Psicologia da Educação. 2. O desenvolvimento humano e os contextos educativos. 2.1 Desenvolvimento cognitivo. Contributos de Piaget e Vygotsky. O processamento da informação. Implicações educacionais. 2.2 Desenvolvimento pessoal, social, e moral – implicações para o ensino e aprendizagem. 3. Teorias da aprendizagem e instrução. 3.1 Abordagem comportamental. Gestão do comportamento. 3.2 Abordagens cognitivas. O construtivismo.  4. Crianças e jovens com necessidades específicas de educação. Contributos da investigação para a prática e intervenção em contextos inclusivos 5. A intervenção precoce. Modelos e práticas. 6. As dificuldades de aprendizagem: teoria e prática.  7. Sensibilização para o desenho e implementação de estudos e investigações de âmbito psico-educacional.

Bibliografia Obrigatória

Sternberg e Williams; Educational Psychology, Allyn-Bacon, 2002
Santrock; Educational Psychology, McGraw-Hill, 2008
O´Donnell, A., Reeve, J. & Smith, J.; Educational Psychology: reflections for action, John Wiley & Sons, Inc., 2009. ISBN: 13-978-0-470-13630-0
Sprinthall Norman A.; Psicologia educacional. ISBN: 972-9241-37-6

Observações Bibliográficas

Additional references will be provided during classes

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposições teóricas feitas pela docente e por convidados. Solicitação de sínteses escritas com análise crítica de artigos e reflexões sobre tópicos propostos na aula. b-learning Exercícios de análise e de aplicação. Reflexão critica nas aulas.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Teste 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas teóricas e participarem nas actividades propostas. 

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final corresponde à nota obtida no exame

Provas e trabalhos especiais

Poderão ser solicitados trabalhos complementares aos estudantes que não possam estar presentes nas aulas. Para o efeito devem os estudantes em situações especiais contactar a docente no inicio do semestre lectivo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que usufruam de regimes especiais poderão ficar dispensados das aulas presenciais, se assim ficar acordado com o docente.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser obtida através de realização de novo exame

Observações

Os estudantes devem consultar regularmente a página da UC na plataforma Moodle.

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