| Código: | P601 | Sigla: | PE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 151 | Plano Oficial | 2 | - | 3 | 30 | 81 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 3 | - | 3 | 30 | 81 |
Conhecer o âmbito da disciplina e o seu contributo para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos. Desenvolver uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado. Adquirir conhecimentos sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos diferentes contextos educativos e em diferentes períodos do desenvolvimento, e identificar teorias e modelos relevantes para a sua compreensão. Relacionar a psicologia da educação com outras áreas do saber e com áreas de intervenção. Saber procurar autonomamente informação relevante no domínio da Psicologia da Educação Conhecer aplicações práticas da Psicologia da Educação a nivel de contextos educativos, formais e informais, na parentalidade e na intervenção com crianças.
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de mostrar domínio dos objectivos definidos para a unidade curricular. O domínio implica que os estudentes conhecem a informação relevante veiculada nas aulas, são capazes de responder a questões gerais sobre a mesma, e são capazes de se posicionarem criticamente relativamente a todos os pontos do programa.
1. Introdução. Perspectiva histórica. Contributos relevantes para a definição do âmbito e do objectivo da Psicologia da Educação. 2. O desenvolvimento humano e os contextos educativos. 2.1 Desenvolvimento cognitivo. Contributos de Piaget e Vygotsky. O processamento da informação. Implicações educacionais. 2.2 Desenvolvimento pessoal, social, e moral – implicações para o ensino e aprendizagem. 3. Teorias da aprendizagem e instrução. 3.1 Abordagem comportamental. Gestão do comportamento. 3.2 Abordagens cognitivas. O construtivismo. 4. Crianças e jovens com necessidades específicas de educação. Contributos da investigação para a prática e intervenção em contextos inclusivos 5. A intervenção precoce. Modelos e práticas. 6. As dificuldades de aprendizagem: teoria e prática. 7. Sensibilização para o desenho e implementação de estudos e investigações de âmbito psico-educacional.
Exposições teóricas feitas pela docente e por convidados. Solicitação de sínteses escritas com análise crítica de artigos e reflexões sobre tópicos propostos na aula. b-learning Exercícios de análise e de aplicação. Reflexão critica nas aulas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 80,00 |
| Teste | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 0,00 |
| Total: | 0,00 |
Os estudantes deverão estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas teóricas e participarem nas actividades propostas.
A nota final corresponde à nota obtida no exame
Poderão ser solicitados trabalhos complementares aos estudantes que não possam estar presentes nas aulas. Para o efeito devem os estudantes em situações especiais contactar a docente no inicio do semestre lectivo.
Os estudantes que usufruam de regimes especiais poderão ficar dispensados das aulas presenciais, se assim ficar acordado com o docente.
A melhoria da classificação poderá ser obtida através de realização de novo exame
Os estudantes devem consultar regularmente a página da UC na plataforma Moodle.