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Sociologia dos Dispositivos de Mediação

Código: P736     Sigla: SDM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 23 Plano Oficial 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. A Unidade Curricular visa aprofundar o estudo de modalidades de intervenção no trabalho social, designadamente, a abordagem multifacetada de que se podem revestir as dinâmicas da mediação social e da (re)valorização do local enquanto modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais.


Neste sentido, são objectivos da Unidade Curricular:


- Contextualizar política e historicamente a valorização do local e da problemática da mediação social na transição de uma organização societária centrada no Estado para uma centrada no Mercado


- Compreender a centralidade do conflito nas diversas abordagens da mediação enquanto tradutor de diferentes concepções do papel social do sujeito;


- Distinguir na intervenção suscitada pela mediação as diferentes perspectivas que orientam esta mesma intervenção enquanto reveladoras de uma realidade multifacetada.


 

Resultados de aprendizagem e competências

São competências a atingir com a Unidade Curricular:

- Identificar, a partir da análise de um conjunto de casos, as distintas abordagens da mediação do conflito e a sua adequação aos contextos de intervenção;

- Accionar dispositivos de mediação mediante a definição e contextualização das situações de conflito identificadas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Iª Parte – Enquadramento Geral 1 – A produção social e cognitiva da noção de mediação social. 1.1 - A crise dos macro-dispositivos de integração social: do trabalho, da escola e do mundo político. 2 – A heterogeneização dos espaços e dos tempos sociais. 3 – As ambiguidades da revalorização do local como escala mais pertinente na gestão da questão social: do ciber-local ao mundo rural como “guardador de paisagens”. 4 – Novas configurações, dispositivos e figuras de gestão das políticas sociais: do “zapping” à mediação social. 5 – Dimensões políticas e cognitivas a considerar na produção de alternativas. IIª Parte – Campos, modelos e práticas de Intervenção em Mediação: Estudo de Casos 6 – Espaços sociais de mediação: figuras profissionais/dispositivos de intervenção. 6.1. O conflito como objecto de superação; o mediador como 3º excluído 6.2. O conflito como objecto de mobilização: o mediador como 3º incluído 7 – Mediação em contexto escolar. 8 – Mediação em contexto juridico. 9 – Mediação em contexto familiar. 10 – Mediação em contexto comunitário.

Bibliografia Obrigatória

Correia, J. A. and A. M. C. Silva, Eds. ; Mediação: (D)os Contextos e (D)os actores. , Porto, CIIE e Edições Afrontamento., (2010)
Torremorell, M. C. B. ; Cultura de mediação e mudança social. , Porto, Porto Editora., (2008).
Six, J.-F. ; Les Médiateurs. , Paris, Le Cavalier Bleu., (2003).
Correia, J. A. and J. Caramelo ; "Da mediação local ao local da mediação: figuras e políticas." , Educação, Sociedade e Culturas 20 167-191., (2003).
Vaz, H. ; "A mediação em contexto de formação como reinvenção de novos ofícios: o caso dos estágios e da licenciatura em Ciências da Educação na Universidade do Porto." , Educação, Sociedade & Culturas 29: 53-72., (2009)
Neves, T.; "Practice Note: community mediation as social intervention." , Conflict Resolution Quarterly 26(4): 481-495., (2009)
Guilaume-Hofnung, M. ; La médiation. , Paris, PUF., (2000).
Schwerin, Edward W. ; Mediation, Citizenship Empowerment and Transformational Politics. , Westport: Praeger Publishers., (1995).
Vasconcelos-Sousa, José; O que é Mediação. , s/l: Quimera., (2002).
Milburn, Philip ; La Médiation: Expériences et competences., Paris: La Découverte., (2002).
Hamzaoui, Mejed ; El Trabajo Social Territorializado. Las transformaciones de la acción pública en la intervención social. , València: Nau Llibres & Universitat de València., (2005).
Cardinet, Annie; École et Médiations. , Ramonville Saint-Agnes: Éditions Érès., (2000).
Mayer, Bernard ; Beyond Neutrality: Confronting the Crisis in Conflict Resolution. , São Francisco: Jossey-Bass., (2004).
Bonafé-Schmitt, J.-P. ; La médiation: une justice douce., Paris, Syros., (1992).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de Ensino: Exposição Dialogada Análise de Textos Orientação Tutorial Apresentação e Discussão de Casos As sessões de formação, com uma duração de duas horas, funcionam num regime teórico-prático, estando organizadas do seguinte modo ao longo da uc: - As primeiras 5 sessões da uc são dedicadas à parte I do programa, procurando assegurar um enquadramento geral da problemática da mediação social e educativa; - Decorrerão em seguida 6 sessões relativas à parte II do programa, envolvendo, num primeiro momento a discussão dos processos de institucionalização da mediação como estratégia de intervenção e a sistematização de modelos de mediação que acompanham este processo. Num segundo momento proceder-se-á à apresentação, análise e discussão de estudos de caso sobre intervenções sociais tendo por base a mediação. - As últimas 2 sessões da uc destinam-se ao desenvolvimento de uma abordagem de síntese aos conteúdos trabalhados, bem como à discussão das propostas de trabalho a desenvolver pelos estudantes

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia > Comportamento societal
Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 6,00
Total: 66,00

Obtenção de frequência

Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei estão dispensados da presença nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final baseia-se na realização de um trabalho individual que pode assumir uma de três formas: 1) A partir dos contributos teóricos do campo da mediação, proceder à análise e reflexão de um caso que envolva uma situação de intervenção social (no sentido amplo do termo). O caso ou situação de intervenção a analisar pode ser proposto pelos estudantes e negociado com os docentes da uc; 2) A partir dos modos de abordagem à definição e intervenção social ou à administração dos conflitos oriundos da reflexão sobre a problemática da mediação apresentada na uc, proceder à reconceptualização de um trabalho já realizado ou em realização durante o presente semestre para outra uc; 3) A partir dos contributos teóricos do campo da mediação, desenvolver uma análise, evidentemente restrita na sua extensão, do processo de estágio experienciado no mestrado ou do objecto, temática ou problemática escolhida para elaboração da dissertação Em qualquer dos casos o trabalho deve ter uma extensão máxima entre 10 e 15 páginas. O trabalho é individual e participa com pelo menos 90% para a classificação final, podendo os docentes, se oportuno, dispor dos restantes 10% em função de uma apreciação sobre a participação e assiduidade dos estudantes. Os critérios de avaliação do trabalho são: i) Coerência e consistência teórica da análise produzida; ii) Apropriação pessoal e crítica dos contributos teóricos na produção da análise e argumentação.

Provas e trabalhos especiais

A não realização do elemento da avaliação nos termos indicados no início do ano lectivo e/ou a obtenção de uma classificação inferior a 10 valores implicará a sua reformulação na época de avaliação subsequente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um trabalho escrito, individual, e proceder à sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas) destinado a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade ou algumas das temáticas da Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo. Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 4 semanas do semestre para definir as formas de apoio à realização deste trabalho.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação deverá ser realizada através da produção de um trabalho escrito, individual, e sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas). O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade das temáticas trabalhadas na Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo

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