| Código: | P203 | Sigla: | PDIP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 163 | Plano Oficial | 1 | - | 3 | 30 | 81 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 1 | - | 3 | 30 | 81 |
- Adquirir conhecimentos acerca das principais perspetivas teóricas da inteligência e da personalidade e dos principais resultados empíricos relativos às diferenças intraindiviuais, interindividuais e intergrupais (género, nível socioeconómico NSE, geração, …) e sua origem. - Organizar, sistematizar e estruturar os conhecimentos adquiridos, hierarquizando-os em função do seu nível de importância e generalidade; - Utilizar os conhecimentos para recolher e analisar criticamente novos dados científicos (teóricos e empíricos) e não científicos, com recurso a diferentes fontes de informação e métodos. - Reflectir acerca das implicações éticas, sociais e políticas dos conhecimentos adquiridos; - Argumentar fundamentadamente sobre várias problemáticas relativas às diferenças intelectuais e da personalidade em função do grupo de pertença. - Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração ou avaliação de propostas de intervenção e investigação em diferentes domínios de especialização da Psicologia.
- Adquirir conhecimentos acerca das principais perspetivas teóricas da inteligência e da personalidade e dos principais resultados empíricos relativos às diferenças intraindiviuais, interindividuais e intergrupais (género, nível socioeconómico NSE, geração, …) e sua origem.
- Organizar, sistematizar e estruturar os conhecimentos adquiridos, hierarquizando-os em função do seu nível de importância e generalidade;
- Utilizar os conhecimentos para recolher e analisar criticamente novos dados científicos (teóricos e empíricos) e não científicos, com recurso a diferentes fontes de informação e métodos;
- Reflectir acerca das implicações éticas, sociais e políticas dos conhecimentos adquiridos;
- Argumentar fundamentadamente sobre várias problemáticas relativas às diferenças intelectuais e da personalidade em função do grupo de pertença;
- Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração ou avaliação de propostas de intervenção e investigação em diferentes domínios de especialização da Psicologia.
-Antecedentes, objecto, objectivos, método e evolução da Psicologia Diferencial. Inteligência: definições. Teorias psicométricas, factoriais ou diferenciais e cognitivas. Teorias abrangentes: inteligências múltiplas e da inteligência bem-sucedida. Diferenças entre grupos: nível socioeconómico, etnia, género e geração. Implicações éticas. Personalidade: definições e constructos semelhantes (traço, temperamento, carácter). Quadros teóricos: breve referência às teorias psicodinâmica, humanista/existencialista e sociocognitiva. Teorias disposicionais ou factoriais. Relação com outros constructos: inteligência, bem-estar e emoções. Diferenças entre grupos: sexo vs. género e geração. Origem das diferenças: Contextos físicos de desenvolvimento – hereditariedade e estrutura cerebral (e.g. estudos de gémeos e de adoção, especialização hemisférica) Contextos sociais de desenvolvimento: família (e.g. práticas educativas, valores e estrutura parentais) e escola (projetos de intervenção).
1. Exposição teórica de conteúdos, com recurso eventual a outras actividades (e.g. vídeos), com promoção da participação e discussão. 2. Estudo autónomo de pesquisa e revisão de referências bibliográficas sugeridas para aprofundamento ou complementaridade dos conteúdos leccionados. 3. Avaliação: 2 testes de avaliação contínua ou exame final. Cada teste inclui 2 perguntas para resposta directa (5 valores cada) e 1 de desenvolvimento (10 valores). O exame final inclui 4 perguntas de resposta directa (3,5 valores cada) e 1 pergunta de desenvolvimento (6 valores). As perguntas para resposta directa avaliam o domínio de conteúdos específicos e a pergunta para desenvolvimento avalia a capacidade de demonstrar, articular e posicionar-se criticamente em relação aos conhecimentos adquiridos. 4. Trabalho prático facultativo de aplicação dos conteúdos da UC a textos de natureza preferencialmente não científica (ex. perfil de personagens de ficção, reflexão acerca de implicações sociais e políticas).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 70,00 |
| Trabalho de campo | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 40,00 |
| Total: | 40,00 |
1. Avaliação contínua através da realização de dois testes de avaliação. Cada um dos testes com 2 perguntas de resposta breve (5 valores cada) e 1 de desenvolvimento (10 valores). É necessário obter a classificação mínima de 8,5 valores no primeiro teste, para poder realizar o segundo. A classificação final nesta modalidade de avaliação corresponde à média aritmética da classificação obtida em ambos os testes. ou 2. Realização de exame final com 4 perguntas de resposta breve (3,5 valores cada) e uma de resposta de desenvolvimento (6 valores). 3. Trabalho prático facultativo de aplicação dos conteúdos da UC a textos de natureza preferencialmente não científica a definir em cada ano (ex. perfil de personagens de ficção, reflexão acerca de implicações sociais e políticas). No caso de ser realizado, este trabalho tem a ponderação de 30% (6 valores). A classificação obtida nos testes de avaliação contínua ou no exame final, passará, assim, a ter a ponderação de 70%.
Trabalho prático facultativo de aplicação dos conteúdos da UC a textos de natureza preferencialmente não científica a definir em cada ano (ex. perfil de personagens de ficção, reflexão acerca de implicações sociais e políticas). No caso de ser realizado, este trabalho tem a ponderação de 30% (6 valores). A classificação obtida nos testes de avaliação contínua ou no exame final, passará, assim, a ter a ponderação de 70%.
Caso exista alguma particularidade que comprovadamente impeça o/a aluno/a de se submeter à avaliação prevista para a generalidade dos casos, uma nova modalidade de avaliação pode ser acordada (e.g. avaliação contínua com realização de mais trabalhos práticos).
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de exame final. No caso da modalidade de avaliação contínua (testes de avaliação), a melhoria da classificação só poderá ser realizada através de exame em época de recurso.