| Código: | P102 | Sigla: | MIP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Metodologia de Investigação Científica |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 200 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
1. corte epistemológico entre o senso-comum e a abordagem científica enquanto formas de conhecimento;
2. análise do posicionamento do investigador face ao objecto de estudo, quer enquanto perito quer enquanto actor social;
3. "know-how" relativo às metodologias descritivas e inferenciais de abordagem de fenómenos psicológicos, e à sua articulação na realização de um programa de investigação.
ver Objectivos
Co-requisitos: Estatística I
A. Princípios Gerais de Metodologia da Investigação
1. Ciência e Senso-Comum: Objectividade e Subjectividade.
2. A (in)Falibilidade do Processo Científico
3. Paradigmas de Investigação Clássicos (Wundt-Pavlov vs Galton-Spearman)
4. O Método Indutivo-Hipotético-Dedutivo
5. Correlação e Causalidade
6. Deontologia da Investigação sobre Seres Humanos e Animais
B. Métodos de Observação e de Recolha de Dados
1. Perspectivas Descritiva, de Covariação e Experimental
2. Testes e Escalas
3. Observações de Comportamento
C. A Entrevista Psicológica e o Inquérito Psico-Social
1. A Relação Entrevistador-Sujeito
2. Entrevista Não-Estruturada e Entrevista Estruturada de Inquérito
3. Tipos de Amostragem
5. Análise de Conteúdo
D. Estudos Correlacionais
1. Baseados em medidas de distância/proximidade
2. Baseados em medidas de frequências
3. Baseados em comparações de médias
4. Análises pró-inferenciais baseadas em estudos correlacionais
5. Breve introdução às metodologias correlacionais multivariadas
E. O Método Experimental
1. Variáveis Independentes e Variáveis Dependentes
2. Critérios de Validade Interna
3. Planos Quasi-Experimentais e Planos Experimentais
4. Planos Inter-Sujeitos, Planos Intra-Sujeitos, e Planos Mistos
5. Experiências com N=1
6. Efeitos Principais e Interacções
Expositivo nas aulas teóricas.
Complementado nas aulas práticas por exercícios
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 80,00 |
| Trabalho laboratorial | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Frequência das aulas | 26,00 |
| Trabalho laboratorial | 26,00 |
| Total: | 52,00 |
Avaliação da Componente Prática (20% do total): É necessário obter, no mínimo, 7,5/20 valores nesta componente para poder apresentar-se ao exame escrito.
Exame da Componente Teórica (80% do total): É necessário obter, no mínimo, 7,5/20 valores para obter aproveitamento na componente teórica da UC, independentemente da nota obtida na componente prática.
A nota final será o resultado da soma ponderada das duas componentes (se estiverem reunidas as condições necessárias enunciadas acima), ou a nota da componente inferior a 7,5/20 no caso de reprovação. Para obter aproveitamento na UC a nota final deve ser igual ou superior a 9,5/20 valores.
1. Todo o estudante que obtiver entre 3.75 e 4.50 na componente teórica, não poderá ter uma nota final superior a 12 valores;
2. Todo o estudante que obtiver entre 4.50 e 5.00 na componente teórica, não poderá ter uma nota final superior a 13 valores;
3. A nota obtida na componente prática não entrará para o cálculo da nota final para estudantes que se apresentem para melhoria de nota
3. A nota obtida na componente prática entrará para o cálculo da nota final para estudantes que não obtiveram aprovaçao em ano transacto, com um peso de 20%
exame final * .80 + trabalho laboratorial ou equivalente * .20
A nota obtida na componente prática não entrará para o cálculo da nota final para estudantes que se apresentem para melhoria de nota