Questões Aprofundadas de Psicologia II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MTP |
8 |
Plano Oficial até 2013 |
1 |
- |
10 |
90 |
270 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Dotar os estudantes com conhecimentos práticos que lhes permitam uma intervenção psicossocial com sujeitos expostos a situações de catástrofe em contexto colectivo.
- Treinar todas as etapas de resposta de emergência no terreno através de idas ao terreno
- Dominar técnicas individuais e de grupo de uma intervenção psicossocial
- Integrar uma resposta inter-institucional de resposta psicossocial.
Programa
1. Preparação de um exercício de terreno
1.1. Breve contextualização do sistema de emergência, de operações de socorro em Portugal e da identificação das situações de crise e de catástrofe.
1.2. Articulação com agentes de protecção civil e implementação e gestão de equipas de intervenção psicossocial em contexto colectivo e no terreno.
2. Exercício prático avançado de Intervenção Psicológica e Psicossocial em situações de crise ou de catástrofe.
2.1. Exercício de 2 dias, em contexto diurno e nocturno, exclusivamente prático com vista ao domínio, aplicação, aperfeiçoamento e contextualização no terreno dos pressupostos de intervenção em crise.
2.2. Reflexão critica sobre as diferenças entre teoria e prática, limitações e desafios da actuação no terreno.
Bibliografia Obrigatória
Farrell Michael;
The^effective teacher.s guide to behavioural and emotional disorders. ISBN: 978-0-415-56568-4
Foa Edna B. 340;
Effective treatments for PTSD. ISBN: 978-1-60918-149-9
Ingram Rick E. 340;
Vulnerability to psychopathology. ISBN: 978-1-60918-148-2
Rogers James R.;
Understanding suicide. ISBN: 978-0-88937-359-4
Zvolensky Michael J. 340;
Distress tolerance. ISBN: 978-1-60918-038-6
Aguillera, D.C. ; Crisis Intervention: Theory and Methodology , New York: Mosby., 1998
Everly, G.S. & Mitchell, J.T.; Critical Incident Stress Management (CISM): A New Era and Standard of Care in Crisis Intervention, Ellicott City, MD: Chevron, 1997
Jackson-Cherry, L. & Erford, B.T. ; Crisis intervention and prevention, Columbus, OH: Pearson Merrill Prentice Hall, 2010
Kanel, K. ; A Guide to Crisis Intervention, Pacific Grove, CA: Brooks/Cole Publishing, 2007
Mitchell, J. ; The critical incident stress debriefing (CISD) and the prevention of work-related traumatic stress among high risk occupational groups. In G. Everly (Ed.), Psychotraumatology: Key papers and core concepts in post-traumatic stress, New York: Plenum Press, 1995
Roberts, A.R. ; Crisis Intervention Handbook: Assessment, Treatment, and Research , New York: Oxford University Press, 2000
Sales,L. ; Psiquiatria de catástrofe, Coimbra: Almedina, 2007
Shalev, A.H., Yehuda, R. & McFarlane, A.C; International handbook of human response to trauma, New York: Kluwer Academic/Plenum Publishers, 1995
Stamm, B. ; Secondary traumatic stress: Self-care issues for clinicians, researchers, and educators, Lutherville, MD: Sidran Press, 1995
Neria, Y., Galea, S. & Norris, F.H. ; Mental health and disasters. Cambridge: Cambridge University Press., Cambridge: Cambridge University Press., 2009 (Existe em documentos)
Blumenfield, M. & Ursano, R. ; Intervention and resilience after mass trauma, Cambridge: Cambridge University Press, 2008 (Existe em documentos)
Observações Bibliográficas
Sendo a catástrofe e trauma um tema novo no Mestrado, prevê-se a aquisição de nova bibliografia para a biblioteca da FPCEUP.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas de carácter expositivo para enquadramento dos conceitos e apresentação de materiais de intervenção.
Aulas de discussão em grupo para preparação do exercício e aulas práticas em contexto de terreno, leccionadas por formadores exteriores à FPCEUP com experiência na intervenção em crises e catástrofe.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
75,00 |
|
|
| Treino autónomo de exercícios práticos |
Teste |
100,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Leituras para aprofundamento dos conteúdos leccionados |
Estudo autónomo |
95 |
|
|
Total: |
95,00 |
|
Obtenção de frequência
Os alunos deverão obter assiduidade em 75% das aulas e obter a nota mínima de 9.5 valores na avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Entrega de um trabalho individual escrito, que vale 100% da nota na UC.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplicam, pois todos os estudantes serão considerados como estando sob o mesmo regime de avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplicam, pois todos os estudantes serão considerados como estando sob o mesmo regime de avaliação, embora segundo o regulamento em vigor na FPCEUP possam (tendo estatuto especial) submeter-se a épocas diferentes de avaliação.
Melhoria de classificação
Entrega de novo trabalho individual escrito na época de avaliação seguinte, tendo em atenção que as UC do 1º ano desta área do MTP poderão não funcionar todos os anos.
Observações
A disciplina poderá ser leccionada por formadores exteriores à FPCEUP, em articulação com a FPCEUP e com o objectivo de realizar exercícios práticos para treino de competências adequado aos conteúdos programáticos da UC. As aulas de formadores externos funcionarão por blocos intensivos de matéria, em data a combinar com os estudantes pois implicam ida ao terreno para um exercício de 2 dias seguidos, com treino diurno e nocturno.