Intervenção em Grupo em Contextos de Saúde
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O principal objetivo de aprendizagem pretendido é que os estudantes sejam capazes de avaliar, implementar e conduzir um programa de intervenção psicológica em grupo em situações de prevenção ou adaptação à doença. Para se atingir este resultado final pretende-se:
- Capacitar os alunos com um conhecimento teórico-prático sobre intervenção nestes contextos através das temáticas apresentadas nas aulas pelos docentes e aprofundadas por eles. Deste modo, por um lado, teóricamente os alunos aprofundam o conhecimento e, por outro lado na prática, aprofundam competências de liderança adequada que lhes permitirá estabelecer objetivos para o grupo e implementar estratégias para uma intervenção adequada às caraterísticas próprias e fase do grupo.
Programa
1. Caraterização e especificidades dos diferentes tipos de grupos mais utilizados em contextos de saúde (grupos terapêuticos, grupos de suporte e grupos educacionais).
2. Abordagem aprofundada dos processos de grupo (feedback, estádios de desenvolvimento dos grupos, coesão e tipos de liderança apropriados).
3. Os modelos humanistas aplicados aos grupos (e.g. Schutz, Pearls, Rogers)
4.Os modelos cognitivo-comportamentais aplicados aos grupos (e.g. Ellis, Lazarus)
5.O modelo de Yalom
6.Introdução ao psicodrama
7.Exemplificação de técnicas de dinâmica de grupos aplicadas aos contextos de saúde
8.Exemplificação de intervenções em grupo aplicadas a doentes ou seus familiares.
9.Abordagem a vários tipos de relaxamento em grupo
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A nível teórico utilizamos a exposição oral com recurso ao powerPoint e a discussão das leituras sugeridas previamente para o estudo individual.
A nível prático são promovidas competências para liderar e intervir em grupos através do treino.
Este tipo de aulas práticas decorre numa sala específica cujo mobiliário é apropriado para o treino de dinâmica de grupos. No inicio os docentes exemplificam a aplicação de técnicas de dinamização adequadas aos contextos de saúde procurando modelar os estudantes. Depois mais tarde, cada grupo de 3 a 4 estudantes devem apresentar um programa de intervenção fundamentado e enquadrado num racional teórico (trabalho escrito) que será complementado nas aulas práticas por eles, através da liderança e condução de exercícios de dinâmica grupal.
A avaliação é contínua sem exame final e feita através do trabalho escrito acima referido e da demonstração das competências dos estudantes na liderança e condução dos exercícios no grupo dentro da sala de aula.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Melhoria de classificação
exame escrito