| Código: | P849 | Sigla: | IO |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 25 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
Pretende-se que os estudantes adquiram competências de Intervenção Organizacional e percebam como esse processo promove o desenvolvimento dos indivíduos, dos grupos e das organizações. No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: - Distinguir diferentes teorias acerca de intervenção organizacional; - Conhecer as diferentes etapas do processo de intervenção organizacional; - Conhecer as ferramentas que podem ser usadas para realizar o diagnóstico; - Distinguir diferentes níveis de intervenção nos processos humanos em contexto organizacional; - Conhecer estratégias de intervenção nos processos humanos e adequá-las ao nível da intervenção; - Reconhecer as características sistémicas das organizações; - Reconhecer os elementos responsáveis pela génese e dinâmica grupais, bem como os sistemas fundadores de um grupo; - Identificar e caracterizar as fases de desenvolvimento de um grupo; - Articular, integrando, as fases de desenvolvimento de um grupo e os seus níveis de funcionamento.
No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Diferenciar modelos de mudança planeada;
- Planear um processo de intervenção organizacional;
- Dominar os princípios base da abordagem sistémica das organizações
- Identificar a fase de desenvolvimento de uma equipa/grupo de trabalho e as estratégias adequadas ao desenvolvimento desse sistema;
- Realizar o diagnóstico a nível organizacional, grupal e individual;
- Diferenciar estratégias de intervenção nos processos humanos e sistematizar a sua aplicação.
1. Desenvolvimento organizacional 1.1. As raízes e o objeto da intervenção e desenvolvimento organizacional 1.2. Principais teorias sobre a intervenção organizacional (mudança planeada) 1.3. O profissional de intervenção organizacional 2. Sistemas-chave no desenvolvimento organizacional 2.1. A organização enquanto sistema 2.2. O grupo 3. O processo de intervenção organizacional 3.1. A entrada na Organização 3.2. O diagnóstico das organizações, dos grupos e dos postos 3.3. A recolha, análise e feedback dos dados de diagnóstico 3.4. Desenhar a intervenção 3.5. Liderar e gerir a mudança 3.6. Avaliar e institucionalizar a mudança 4. Intervenções nos processos humanos 4.1. Abordagens a processos individuais, interpessoais e grupais 4.2. Abordagens a processos organizacionais.
Quando possível, a bibliografia será disponibilizada em formato digital aos alunos, na página da UC.
Exposição de conteúdos pela docente. Análise de casos, com trabalho em pequeno grupo e debate em grande grupo. Dinâmicas de grupos, seguidas de debate em grande grupo. Visualização de filmes e vídeos e realização de exercícios orientados. Conferências e workshops por especialistas das temáticas abordadas, seguidos de debate em grande grupo.
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|---|
| Exame | Exame | 2,00 | 50,00 | |
| Apresentação e discussão de textos | Teste | 1,00 | 20,00 | |
| Implementação e integração de | Teste | 1,50 | 30,00 | |
| Total: | - | 100,00 |
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|
| Estudo autónomo | 42 | ||
| Aulas | Frequência das aulas | 52,5 | |
| Preparação e treino da dinâmica | Estudo autónomo | 10 | |
| Total: | 104,50 |
As aulas são de frequência obrigatória. Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverão realizar todas as componentes de avaliação definidas anteriormente (para tal, deverão contactar a docente até à 2ª aula).
A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação: (a) Exame escrito final (50% da avaliação final). (b) Trabalho em pequeno grupo . implementação na aula de uma dinâmica enquadrada num processo de Intervenção Organizacional (20% da avaliação final); . relatório escrito sobre um dos temas da Intervenção Organizacional, integrando a atividade dinamizada na aula (30% da avaliação final); Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante deve: 1) obter uma classificação final mínima de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação; e, 2) obter uma classificação final mínima de 10 valores (ponto 2, Artº 4 do Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP).
Ver Avaliação Especial.
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverão realizar todas as componentes de avaliação definidas (para tal, deverão contactar a docente até à 2ª aula).
A melhoria da classificação final é possível via nova realização de exame, realizado uma única vez por unidade curricular, numa das duas épocas de exame final imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto." (ponto 1, Artº 11º do "Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP"). A ponderação do exame na nota final não é alterada, mantendo-se válidas as avaliações obtidas nas restantes componentes de avaliação.