Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P739

Memória, Treino e Envelhecimento

Código: P739     Sigla: MTE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/conteudos_adm.conteudos_list?pct_pag_id=1639&pct_parametros=p_ano_lectivo=2011/2012-y-p_cad_codigo=P739-y-p_periodo=1S#6374
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 21 Plano Oficial 2007/2008 4 - 3 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O desempenho de memória não é uniforme ao longo da vida adulta, havendo tipos de memória melhor preservados do que outros. Esta UC aborda o perfil de desempenho de memória ao longo da vida adulta e no envelhecimento normal, descreve alguns dos procedimentos de treino de memória considerados mais eficazes e questiona as potencialidades e limites dos programas de treino e intervenção ao longo da vida adulta e na terceira idade. Frequência limitada a um máximo de 20 estudantes.

Programa

1. Caracterização geral dos principais tipos de memória
2. Desempenho de memória em adultos e idosos
2. Provas objectivas e subjectivas de avaliação da memória
4. Treino de memória: Eficácia e limitações
5. Plasticidade cognitiva e potencial humano.

Bibliografia Obrigatória

Craik Fergus I. M. 340; The^handbook of aging and cognition. ISBN: 0-8058-2966-0
Pinto Amâncio da Costa; Psicologia da aprendizagem e memória. ISBN: 978-989-8148-80-3

Observações Bibliográficas

Será apresentada na 1ª aula uma lista de capítulos de livros e artigos como bibliografia principal e complementar

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição e discussão dos temas do programa

Software

Não aplicável.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 28,00
Trabalho empírico Trabalho escrito 15,00 2011-10-31
Trabalho escrito sobre um tema Trabalho escrito 38,00 2011-11-30
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

1. Frequência às aulas - 30%; 2. Trabalho empírico - 35%; 3. Trabalho escrito sobre um tema do programa, exposição individual e discussão pelos pares - 35%.
Os estudantes ET e DA podem substituir a frequência às aulas por um exame escrito a realizar na última semana de aulas sobre todos os pontos do programa leccionado.
Soma das três componentes de avaliação efectuadas ao longo das aulas do semestre. Não há alternativa para uma componente de avaliação em falta.

Fórmula de cálculo da classificação final

Soma das três componentes de avaliação efectuadas ao longo das aulas do semestre. Não há alternativa para uma componente de avaliação em falta no caso de um estudante em regime normal.
1. Frequência às aulas - 30%; 2. Trabalho empírico - 35%; 3. Trabalho escrito sobre um tema do programa, exposição individual e discussão pelos pares - 35%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FPCE-UP, se houver, para um sistema de avaliação contínua. Neste caso, os estudantes TE e DA podem substituir a componente de avaliação [1. Frequência às aulas - 30%;] por uma exame escrito individual sobre todos os pontos do programa leccionado a realizar na última semana de aulas prevista.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FPCE-UP, se houver, para um sistema de avaliação contínua. Em geral, a melhoria de uma nota positiva só pode fazer-se numa época posterior.

Observações

Em caso de dúvidas, consultar o docente na primeira aula, ou logo que possível.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-08 às 00:04:47 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico