Memória, Treino e Envelhecimento
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
21 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
3 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O desempenho de memória não é uniforme ao longo da vida adulta, havendo tipos de memória melhor preservados do que outros. Esta UC aborda o perfil de desempenho de memória ao longo da vida adulta e no envelhecimento normal, descreve alguns dos procedimentos de treino de memória considerados mais eficazes e questiona as potencialidades e limites dos programas de treino e intervenção ao longo da vida adulta e na terceira idade. Frequência limitada a um máximo de 20 estudantes.
Programa
1. Caracterização geral dos principais tipos de memória
2. Desempenho de memória em adultos e idosos
2. Provas objectivas e subjectivas de avaliação da memória
4. Treino de memória: Eficácia e limitações
5. Plasticidade cognitiva e potencial humano.
Bibliografia Obrigatória
Craik Fergus I. M. 340;
The^handbook of aging and cognition. ISBN: 0-8058-2966-0
Pinto Amâncio da Costa;
Psicologia da aprendizagem e memória. ISBN: 978-989-8148-80-3
Observações Bibliográficas
Será apresentada na 1ª aula uma lista de capítulos de livros e artigos como bibliografia principal e complementar
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição e discussão dos temas do programa
Software
Não aplicável.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
| Trabalho empírico |
Trabalho escrito |
15,00 |
|
2011-10-31 |
| Trabalho escrito sobre um tema |
Trabalho escrito |
38,00 |
|
2011-11-30 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
1. Frequência às aulas - 30%; 2. Trabalho empírico - 35%; 3. Trabalho escrito sobre um tema do programa, exposição individual e discussão pelos pares - 35%.
Os estudantes ET e DA podem substituir a frequência às aulas por um exame escrito a realizar na última semana de aulas sobre todos os pontos do programa leccionado.
Soma das três componentes de avaliação efectuadas ao longo das aulas do semestre. Não há alternativa para uma componente de avaliação em falta.
Fórmula de cálculo da classificação final
Soma das três componentes de avaliação efectuadas ao longo das aulas do semestre. Não há alternativa para uma componente de avaliação em falta no caso de um estudante em regime normal.
1. Frequência às aulas - 30%; 2. Trabalho empírico - 35%; 3. Trabalho escrito sobre um tema do programa, exposição individual e discussão pelos pares - 35%.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação da FPCE-UP, se houver, para um sistema de avaliação contínua. Neste caso, os estudantes TE e DA podem substituir a componente de avaliação [1. Frequência às aulas - 30%;] por uma exame escrito individual sobre todos os pontos do programa leccionado a realizar na última semana de aulas prevista.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação da FPCE-UP, se houver, para um sistema de avaliação contínua. Em geral, a melhoria de uma nota positiva só pode fazer-se numa época posterior.
Observações
Em caso de dúvidas, consultar o docente na primeira aula, ou logo que possível.