Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P736

Sociologia dos Dispositivos de Mediação

Código: P736     Sigla: SDM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 30 Plano Oficial 2007/2008 4 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Unidade Curricular visa aprofundar o estudo de modalidades de intervenção no trabalho social, designadamente, a abordagem multifacetada de que se podem revestir as dinâmicas da mediação social e da (re)valorização do local enquanto modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais.
Neste sentido, são objectivos da Unidade Curricular:
- Contextualizar política e historicamente a valorização do local e a problemática da mediação social na transição de uma organização societária centrada no Estado para uma nova versão centrada no mercado
- Compreender a centralidade do conflito nas diversas abordagens da mediação enquanto tradutor de diferentes concepções do papel social do sujeito
- Distinguir na intervenção suscitada pela mediação as diferentes perspectivas que orientam esta mesma intervenção enquanto reveladoras de uma realidade multifacetada
São competências a atingir com a Unidade Curricular:
- Identificar, a partir da análise de um conjunto de casos, as distintas abordagens da mediação do conflito e a sua adequação aos contextos de intervenção
- Accionar dispositivos de mediação mediante a definição e contextualização das situações de conflito identificadas


Programa

Iª Parte – Enquadramento Geral
1 – A produção social e cognitiva da noção de mediação social.
A crise dos macro-dispositivos de integração social: do trabalho, da escola e do mundo político.
2 – A heterogeneização dos espaços e dos tempos sociais.
3 – As ambiguidades da revalorização do local como escala mais pertinente na gestão da questão social: do ciber-local ao mundo rural como “guardador de paisagens”.
4 – Novas configurações, dispositivos e figuras de gestão das políticas sociais: do “zapping” à mediação social.
5 – Dimensões políticas e cognitivas à produção de alternativas.
IIª Parte – Estudo de Casos
6 – Espaços sociais de mediação: figuras profissionais/dispositivos de intervenção.
6.1. O conflito como objecto de superação; o mediador como 3º excluído
6.2. O conflito como objecto de mobilização: o mediador como 3º incluído
7 – Mediação em contexto escolar.
8 – Mediação em contexto juridico.
9 – Mediação em contexto familiar.
10 – Mediação em contexto comunitário.


Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As sessões de formação, com uma duração de três horas, funcionam no regime teórico-prático, sendo organizadas do seguinte modo:

- as primeiras cinco sessões são dedicadas à parte I, procurando garantir um enquadramento geral da problemática da mediação social e educativa;
- prevêem-se duas sessões intercalares ao curso da parte II, destinadas a apoio de natureza tutorial;
- ainda no âmbito da parte II do programa, serão consagradas 6 sessões ao desenvolvimento dos distintos tópicos do programa, bem como a apresentação, análise e argumentação de estudos de caso sobre intervenções sociais tendo por base a mediação;
- uma última se~ssão será consagrada à avaliação final da Unidade Curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei estão dispensados da presença nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final baseia-se na realização de um trabalho de análise de um estudo de caso em torno de uma situação de intervenção tendo por base a mediação, trabalho que é redigido (máximo de 10 páginas) podendo igualmente objecto de apresentação oral em contexto de aula. Este trabalho pode ser substituído por um outro inserindo sobre uma reconceptualização de um trabalho realizado para outra UC onde se moblibizam os modos de abordagem oriundos da reflexão sobre a problemática da mediação.

O trabalho é efctuado individualmente e participa com pelo menos 90% para a classificação final, sendo os restantes 10% resumtantes de uma perciação sobre a participação e assiduidade.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O estudante pode-se propor a melhoria de classificação na época de recurso, devendo para tanto efectuar uma reformulação do trabalho redigido sobre cuja análise incidirá a avaliação final, no caso de se afigurar mais elevada do que a avaliação entretanto obtida.

Melhoria de classificação

Prevê-se a título de excepcionalidade um trabalho redigido que sintetize e aborde criticamente as temáticas trabalhadas na Unidade Curricular.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-22 às 19:31:31 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico