| Código: | P817 | Sigla: | SIT |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 0 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
A uc Saúde, Idade e Trabalho estuda o fenómeno do envelhecimento no trabalho. Este fenómeno é colocado ao nivel das preocupações de natureza social, ao nivel biológico e cognitivo. Os objetivos principais deste curso procuram responder a duas questões:
- como é que os trabalhadores mais velhos vivem as evoluções do trabalho, transformações tecnológicas, transformações na organização do trabalho
- como é que os trabalhadores mais velhos vivem as situações de trabalho com uma forte componente cognitiva e fisica
1 - possuir conhecimentos e capacidades de compreensão ao nivel das relações saúde, idade e trabalho –
2 -aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão ao contexto português
3 - incentivar competências de comunicação da informação
4 - compreender a relação entre o contexto de trabalho e a saúde do trabalhador
5 - mobilizar os conhecimentos em contexto de discussão – mobilise knowledge in discussion context
6 -descrever as condições de trabalho de um posto de trabalho
7 - elaborar um relatório escrito sobre a recolha de dados efectuada – elaborate a written report about the gathering information
1. Evoluções teórico metodológicas no estudo do envelhecimento no trabalho 2. Preocupações sociais no estudo do envelhecimento no trabalho 3. O envelhecimento biológico e trabalho 4. O envelhecimento cognitivo e trabalho 5. Experiência e a gestão dos riscos no trabalho 6. Apresentação do Inquérito Saúde e Trabalho 2010 7. Realização de um trabalho de campo
1. Atividades de contato: Aulas expositivas, discussão em grupo, acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos de campo, discussão dos relatórios. 2. Atividades autónomas: pesquisa de fontes de informação, leitura e análise de fontes escritas e documentais, realização de observações de um trabalhador durante o trabalho e entrevistas a um trabalhador sobre o trabalho, elaboração do relatório.
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|---|
| Saúde Idade e Trabalho | Teste | 30,00 | 50,00 | |
| Saude,Idade e Trabaho | Trabalho de campo | 30,00 | 30,00 | |
| Saude, Idade e trabhlo | Prova oral | 30,00 | 20,00 | |
| Total: | - | 100,00 |
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|
| Saude, idade e trabalho | Frequência das aulas | ||
| Saude, Idade e Trabalho | Estudo autónomo | ||
| Saude, Idade e Trabalho | Trabalho de campo | ||
| Total: | 0,00 |
Não é obrigatório o cumprimento da assiduidade.
Na avaliação são ponderadas a componente prova escrita (30%), a apresentação oral de um texto teórico (20%) e o relatório escrito de grupo (50%). A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente.A classificação mínima exigida é 15% na prova escrita, 10% na apresentação oral e 25% no relatório escrito de grupo.
Não estão previstos.
No cálculo da classificação final dos estudantes com regimes especiais serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes muns a todos os estudantes.
A melhoria das classificações parciais é possível mediante a repetição da prova escrita. O recurso das classificações parciais é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso. O recurso está circunscrito às componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a redefinição da classificação inicialmente atribuída.
Situações especiais serão discutidas com a equipa docente no inicio da uc.