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Saúde, Idade e Trabalho

Código: P817     Sigla: SIT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 0 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-07-04.

Campos alterados: Objetivos, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Observações, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A uc Saúde, Idade e Trabalho estuda o fenómeno do envelhecimento no trabalho. Este fenómeno é colocado ao nivel das preocupações de natureza social, ao nivel biológico e cognitivo. Os objetivos principais deste curso procuram responder a duas questões:

- como é que os trabalhadores mais velhos vivem as evoluções do trabalho, transformações tecnológicas, transformações na organização do trabalho

- como é que os trabalhadores mais velhos vivem as situações de trabalho com uma forte componente cognitiva e fisica 

Resultados de aprendizagem e competências


1 - possuir conhecimentos e capacidades de compreensão ao nivel das relações saúde, idade e trabalho

2 -aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão ao contexto português

 

3 - incentivar competências de comunicação da informação

 

4 - compreender a relação entre o contexto de trabalho e a saúde do trabalhador

 

5 - mobilizar os conhecimentos em contexto de discussão – mobilise knowledge in discussion context

 

6 -descrever as condições de trabalho de um posto de trabalho

 

 

7 - elaborar um relatório escrito sobre a recolha de dados efectuada – elaborate a written report about the gathering information

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Evoluções teórico metodológicas no estudo do envelhecimento no trabalho 2. Preocupações sociais no estudo do envelhecimento no trabalho 3. O envelhecimento biológico e trabalho 4. O envelhecimento cognitivo e trabalho 5. Experiência e a gestão dos riscos no trabalho 6. Apresentação do Inquérito Saúde e Trabalho 2010 7. Realização de um trabalho de campo

Bibliografia Obrigatória

Ramos, S. & Lacomblez, M. ; Envelhecimento, trabalho e cognição: 80 anos de investigação. , Laboreal, 1, (1), 52-60., 2005
Barros Carla, Cunha Liliana; INSAT 2010 Inquérito Saúde e Trabalho: outras questões, novas relações, Laboreal, 6, (2), 19-26, 2010
Marquié, Jean Claude ; Working with age, Taylor & Francis: London, 1998
Actes du séminaire Vieillissement et Travail, Centre d' étude de l' emploi, 2007
Actes du séminaire Expérience professionnelle et gestion de la sécurité au travail, Centre d’etude de l’emploi, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Atividades de contato: Aulas expositivas, discussão em grupo, acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos de campo, discussão dos relatórios. 2. Atividades autónomas: pesquisa de fontes de informação, leitura e análise de fontes escritas e documentais, realização de observações de um trabalhador durante o trabalho e entrevistas a um trabalhador sobre o trabalho, elaboração do relatório.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Saúde Idade e Trabalho Teste 30,00 50,00
Saude,Idade e Trabaho Trabalho de campo 30,00 30,00
Saude, Idade e trabhlo Prova oral 30,00 20,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Saude, idade e trabalho Frequência das aulas
Saude, Idade e Trabalho Estudo autónomo
Saude, Idade e Trabalho Trabalho de campo
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Não é obrigatório o cumprimento da assiduidade.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação são ponderadas a componente prova escrita (30%), a apresentação oral de um texto teórico (20%) e o relatório escrito de grupo (50%). A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente.A classificação mínima exigida é 15% na prova escrita, 10% na apresentação oral e 25% no relatório escrito de grupo.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No cálculo da classificação final dos estudantes com regimes especiais serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes muns a todos os estudantes.

Melhoria de classificação

A melhoria das classificações parciais é possível mediante a repetição da prova escrita. O recurso das classificações parciais é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso. O recurso está circunscrito às componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a redefinição da classificação inicialmente atribuída.

Observações

Situações especiais serão discutidas com a equipa docente no inicio da uc.

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