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Saúde, Idade e Trabalho

Código: P817     Sigla: SIT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 17 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Conhecer e compreender as inter-relações dinâmicas entre saúde, idade e trabalho, demonstrando capacidade de integração dos diferentes contributos teóricos e metodológicos explanados nos momentos de exposição teórica e nos exercícios teórico-práticos, bem como nos momentos formais de avaliação.
- Organizar com clareza, precisão, coerência e vigilância epistemológica a sua argumentação e a justificação das opções teóricas e metodológicas assumidas nas diferentes situações.

Programa

1. Evoluções teórico metodológicas no estudo do envelhecimento no trabalho
2. Preocupações sociais no estudo do envelhecimento no trabalho
- Alguns elementos de demografia da população empregada
- Evoluções do trabalho e a sua relação com a idade
- Instrumentos de observação e de antecipação do envelhecimento
3. O envelhecimento biológico e trabalho
- Bases biológicas
- Efeitos do envelhecimento sobre o sistema nervoso central
- O envelhecimento das funções sensoriais
- O envelhecimento das funções motoras
- O envelhecimento do sistema cardiovascular e respiratório
- A regulação do sono e vigília
4. O envelhecimento cognitivo e trabalho
- Mecanismos cognitivos de base e experiência
- Organização do trabalho e idade
- O papel da experiência
5. Características culturais da profissão e saúde: o caso dos enfermeiros


Bibliografia Obrigatória

Marquié Jean Claude 340; Working with age. ISBN: 0-7484-0785-5
Falzon P. 340; Ergonomia (Capítulos 4 (Doppler (p.47-58)) e 9 (Laville & Volkoff (p.111-123)))
Gonon, O., Delgoulet, C., & Marquié, J.-C. (2004). ; Âge, contraintes de travail et changements de postes : le cas des infirmières., Le Travail Humain, 67, 2, 115-133.
Ramos, S. & Lacomblez, M. (2005); Envelhecimento, trabalho e cognição: 80 anos de investigação., Laboreal, 1, (1), 52-60. http://laboreal.up.pt/revista/artigo.php?id=48u56oTV65822342746:64:472
Marquié Jean Claude 340; Working with age. ISBN: 0-7484-0785-5
Falzon P. 340; Ergonomia (Capítulos 4 (Doppler (p.47-58)) e 9 (Laville & Volkoff (p.111-123)))
Gonon, O., Delgoulet, C., & Marquié, J.-C. (2004). ; Âge, contraintes de travail et changements de postes : le cas des infirmières., Le Travail Humain, 67, 2, 115-133.
Ramos, S. & Lacomblez, M. (2005); Envelhecimento, trabalho e cognição: 80 anos de investigação., Laboreal, 1, (1), 52-60. http://laboreal.up.pt/revista/artigo.php?id=48u56oTV65822342746:64:472

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Actividades de contacto:
Aulas expositivas (lecture);
Discussão em grupo e em sala dos temas;
Acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos de campo;
Discussão dos relatórios apresentados;

2. Actividades autónomas
Pesquisa de fontes de informação;
Leitura e análise de fontes escritas e documentais;
Implementação da recolha de dados no terreno;
Elaboração de relatório;
Reflexão sobre o trabalho desenvolvido

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 84,00
Total: - 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação são ponderadas as seguintes componentes:
1. Prova escrita (10 valores)
2. Relatório escrito de grupo (10 valores)
As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores.
A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente. A classificação mínima exigida é:
- 4 valores na prova escrita
- 4 valores no relatório escrito de grupo

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. No cálculo da sua classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes.

Melhoria de classificação

A melhoria das classificações parciais é possível mediante a reformulação dos trabalhos numa ou em mais componentes da avaliação. A melhoria é limitada aos elementos de avaliação que pela sua natureza possam ser repetidos e, por conseguinte, permitam a redefinição da classificação inicialmente atribuída.
O recurso das classificações parciais é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso.
O recurso está circunscrito às componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a redefinição da classificação inicialmente atribuída.

Observações

Situações especiais serão discutidas com a equipa docente no início da UC.
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