Intervenção nos Comportamentos Antissociais e Delinquentes
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
-Evidenciar conhecimento sobre os fatores de risco e de proteção da delinquência juvenil
-Caraterizar os diferentes indicadores da criminalidade
- Efectuar uma avaliação das necessidades criminogénicas e do risco de violência nos jovens
- Relacionar a evolução registada no sistema jurídico-penal com diferentes filosofias de intervenção na delinquência juvenil
- Evidenciar conhecimento sobre as práticas de intervenção na delinquência juvenil e o seu enquadramento jurídico-legal na sociedade portuguesa
-Identificar as principais características dos programas eficazes de prevenção da delinquência
- Planear, elaborar e aplicar estratégias de intervenção nos comportamentos antissociais
Programa
1. DELINQUÊNCIA JUVENIL: AVALIAÇÃO E DEFINIÇÃO
Indicadores da criminalidade. Indicadores oficiais da criminalidade; inquéritos de delinquência autorevelada e inquéritos de vitimação.Fatores de risco e de proteção da delinquência juvenil. Avaliação do risco de violência nos jovens: processo e princípios. Avaliação das necessidades criminogénicas. Testes psicológicos e instrumentos de avaliação.
2. O SISTEMA DE JUSTIÇA JUVENIL
Evolução dos sistemas jurídico-penais e intervenção na delinquência. Nascimento da ideologia do tratamento e da reabilitação. Modelo de justiça e modelo de reabilitação. Medidas centradas no menor versus na infração cometida. A desqualificação do modelo da reabilitação. Ciclos de reforma do sistema de justiça juvenil. Justiça restaurativa. Enquadramento jurídico-legal da delinquência juvenil na sociedade portuguesa: A Lei Tutelar Educativa. Tipos e conteúdos das medidas tutelares.
3. PREVENÇÃO DA DELINQUÊNCIA JUVENIL
O conceito de "prevenção da delinquência" e respetivas fontes de ambiguidade e imprecisão. Modelo de saúde pública. A clasificação de M. Cusson (1994) e de Tonry e Farrington (1995).
Características dos programas eficazes de intervenção na delinquência juvenil. Estratégias baseadas no desenvolvimento de competências: bases teóricas e conceptuais. Estratégias baseadas no desenvolvimento de competências sociais, resolução de problemas, autocontrolo e regulação emocional e raciocínio moral.
Intervenções centradas na família.Estratégias de redução da violência familiar. Estratégias visando a adoção de práticas de disciplina mais positivas e menos punitivas; estratégias de promoção da comunicação na família e de um envolvimento positivo com a criança; estratégias de promoção de práticas de supervisão familiar.
4. ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NA FASE PÓS-DELINQUENCIAL
Conceito de tratamento aplicado ao crime e à delinquência: a perspetiva jurídica e a perspetiva psicopatológica.
Especificidade da intervenção psicológica com delinquentes.Intervenção motivacional com delinquentes. Abordagens de grupo com delinquentes juvenis. O tratamento institucional.
Bibliografia Obrigatória
Borum,R. & Verhagen, D.; Assessment and managing violence risk in juveniless, The Guilford Press, 2006. ISBN: 10 1-59385-322
Ferrara Mattehew L.;
Group counseling with juvenile delinquents. ISBN: ISBN 0-8039-3885-3
Fonseca António Castro ed.;
Comportamento anti-social e família. ISBN: ISBN 972-40-1797-4
Hoge, R.D.;Guerra, N.G. & Boxer, P. (Eds.); Treating the juvenile offender, The Guilford Press, 2008. ISBN: 13:978-1-159385-639-7
Matos Margarida Gaspar de 070;
Violência, bullying e delinquência. ISBN: 978-972-8710-99-6
Peters Ray Dev. ed. lit.;
Preventing childhood disorders substance abuse and delinquency. ISBN: ISBN 0-7619-0015-2
Thomas Grisso; Forensic Evaluation of Juveniles, Professional Resource Press, 1998
Negreiros Jorge;
Delinquências juvenis. ISBN: 989-8148-08-X
Goldstein Arnold P.;
Aggression replacement training. ISBN: 0-87822-379-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de exposição de conteúdos pelo docente seguida de debate em grande grupo
Conferencias por especialistas
Role-play
Apresentação e discussão de videos didáticos
Estudo autónomo
Pesquisas, consultas e revisões da literatura
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
A aprovação na disciplina requer a presença do estudante em 75% das aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação individual através de 3 testes (cotação 0 a 20 valores) distribuídos ao longo do semestre.
A classificação final corresponde à média aritmética dos 3 testes realizados durante o curso da UC.
Conforme regulamento em vigor, a aprovação implica uma classificação mínima de 8.0 valores em cada módulo temático e uma classificação final igual ou superior a 9.5 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não existem
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não estão previstas provas especiais. Os estudantes ao abrigo de estatutos especiais devem submeter-se às avaliações previstas ou, conforme legislação em vigor, dirigir-se ao docente para acordar horários de avaliação compatíveis com os seus horários laborais.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final pode ser realizada através da participação em exame final.