Intervenção Social e Redução de Riscos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
31 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Conhecer e compreender o que é a redução de riscos (RR) e a sua importância.
2. Distinguir a intervenção social e a RR em relação a formas de intervenção próximas (intervenção comunitária, educação para a saúde, …).
3. A partir de alguns exemplos de boas práticas identificar, caracterizar e discutir criticamente outros programas e projectos.
4. Aplicar os conhecimentos adquiridos a situações e contextos concretos.
1. To learn and understand what is harm reduction and why it is important.
2. To comprehend the differences between harm reduction and social intervention from other forms of intervention that are similar, in some aspects, to those (comunitary intervention, health education...).
3. To be able to characterize and to discuss critically some intervention programs using, for that, examples of good practices;
4. To be able to aply the gathered knowledge to concrete situations and contexts.
Programa
1.
1.1 Discussão crítica do conceito de risco: risco psicológico, risco social, gestão dos riscos, sociedade de risco, ...
1.2. O contexto da intervenção social e da RR: marginalidade e exclusão na cidade pós-industrial; a trajectória social do fenómeno droga e a emergência da redução de riscos.
2. Noções, programas iniciais, críticas e pressupostos da redução de riscos. A redução de riscos no conjunto das estratégias de intervenção nas drogas
3. A redução de riscos em Portugal
4. Principais características e programas:
4.1. Características: pragmatismo, proximidade, trabalho em rede, ...
4.2. Programas: consumo de drogas/toxicodependência ( a troca de seringas, a metadona de baixo limiar, a redução de riscos no contexto das drogas sintéticas, salas de consumo, trabalho de pares, ... ); trabalho sexual (redução de riscos associados à prostituição, ao alterne, à pornografia, ....); outros programas de redução de riscos (consumo de álcool, …)
1.
1.1 Critical discussion of the concept of risk: psychological risk, social risk, risk management, risk society,...
1.2. The context of social intervention and harm reduction: marginality and exclusion in the post-industrial city; the social development of drug phenomenom and the emergence of harm reduction.
2. Notions, initial program, critics and assumptions of harm reduction. Harm reduction in the landscape of intervention strategies regarding drug consumption.
3. Harm reduction in Portugal
4. Main characteristics and programs of harm reduction:
4.1. characteristics: pragmatism, proximity, network, ...
4.2. Programs: drug consumption/drug dependency (needle exchange, low threshold methadone programs, harm reduction in the recreational settings, drug consumption rooms, peer work,...); sex work (harm reduction in prostitution and porno settings...); other harm reduction programs (alcohol, tobacco, ...)
Bibliografia Obrigatória
Grup IGIA; Contextos, sujetos y drogas: un manual sobre drogodependencias, Fundación de Ayuda contra la Drogadicción, 2000
O'Hare, P., Newcombe, R., Matthews, A., Buning, E. & Drucker, E.; La reducción de los daños relacionados con las drogas, Grup IGIA, 1995
Marlatt G. Alan co-aut.;
Harm reducation. ISBN: ISBN 1-57230-397-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Método expositivo;
- Discussão em grupo;
- Conferências levadas a cabo por especialistas nos temas relacionados com os conteúdos da UC seguidas de debate;
- Visualização de vídeos seguida de discussão;
- Pesquisa e estudo de bibliografia relacionada com os temas em análise;
- Estudo autónomo
- Expositive methods;
- Goup discussions;
- Conferences made experts in the harm reduction subjects followed by debate with the students;
- Discussion of videos wacthed in the classes;
- Research and literature study;
- Autonomous study
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Sociologia > Sociologia urbana
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Trabalho prático em grupo |
Trabalho escrito |
46,00 |
|
2010-05-17 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo autónomo |
Estudo autónomo |
60 |
2010-06-01 |
|
Total: |
60,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final, numa escala de 0 a 20, é obtida através do seguinte cálculo:
- 50% da classificação é obtida em trabalho individual consistindo numa reflexão crítica e integrativa dos conteúdos aprendidos nas aulas ao longo do semestre;
- 50% da classificação é obtida através de um trabalho prático, a realizar em grupo, consistindo em uma de várias tarefas com vista à organização de um seminário sobre redução de riscos a ocorrer próximo do final do semestre.
Em cada uma das componentes da avaliação, o aluno deve obter uma classificação mínima de 8 valores. Para obter aprovação na disciplina, o aluno deve conseguir uma classificação final mínima de 10 valores.
The final classification (between 0 and 20) is obtained through the following calculation:
- 50% of individual work consisting on a critical and integrative reflection based on what was learned;
- 50% of the classification is obtained in a practical work to be carried out in group and consisting in the organization of an harm reduction’ seminar;
It is necessary that the student gets at least 8 in each of those evaluation components and the final classification must be of at least 10.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Em casos excepcionais, previstos na lei, ou em casos devidamente justificados e aceites como válidos pelos órgãos de gestão da Faculdade competentes para o efeito, poderá ser realizada uma avaliação fora do contexto habitual e do calendário previsto, através da realização de um trabalho escrito que substitua o trabalho em grupo que os restantes alunos efectuaram para avaliação da componente prática (valendo 50% da nota final) e da realização de uma prova oral ou escrita versando sobre os conteúdos leccionados na disciplina ao longo do semestre e que substituta o trabalho individual (valendo 50% da nota final).
In exceptional cases, legally defined or accepted by the gestion organs in the faculty, an evaluation may occur outside the calendar or context previously defined. It can be done by a work similar to that made in group by the other students (50% of the final classification) and by an oral or written exam (50% of the final classification).