Intervenção Social e Redução de Riscos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Conhecer e compreender o que é a redução de riscos (RR) e a sua importância.
2. Distinguir a intervenção social e a RR em relação a formas de intervenção próximas (intervenção comunitária, educação para a saúde, …).
3. A partir de alguns exemplos de boas práticas identificar, caracterizar e discutir criticamente outros programas e projectos.
4. Aplicar os conhecimentos adquiridos a situações e contextos concretos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.
1.1 Discussão crítica do conceito de risco: risco psicológico, risco social, gestão dos riscos, sociedade de risco, ...
1.2. O contexto da intervenção social e da RR: marginalidade e exclusão na cidade pós-industrial; a trajectória social do fenómeno droga e a emergência da redução de riscos.
2. Noções, programas iniciais, críticas e pressupostos da redução de riscos. A redução de riscos no conjunto das estratégias de intervenção nas drogas
3. A redução de riscos em Portugal
4. Principais características e programas:
4.1. Características: pragmatismo, proximidade, trabalho em rede, ...
4.2. Programas: consumo de drogas/toxicodependência ( a troca de seringas, a metadona de baixo limiar, a redução de riscos no contexto das drogas sintéticas, salas de consumo, trabalho de pares, ... ); trabalho sexual (redução de riscos associados à prostituição, ao alterne, à pornografia, ....); outros programas de redução de riscos (consumo de álcool, …)
Bibliografia Obrigatória
Grup IGIA; Contextos, sujetos y drogas: un manual sobre drogodependencias, Fundación de Ayuda contra la Drogadicción, 2000
O'Hare, P., Newcombe, R., Matthews, A., Buning, E. & Drucker, E.; La reducción de los daños relacionados con las drogas, Grup IGIA, 1995
Marlatt G. Alan co-aut.;
Harm reducation. ISBN: ISBN 1-57230-397-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Método expositivo;
- Discussão em grupo;
- Conferências levadas a cabo por especialistas nos temas relacionados com os conteúdos da UC seguidas de debate;
- Visualização de vídeos seguida de discussão;
- Pesquisa e estudo de bibliografia relacionada com os temas em análise;
- Estudo autónomo
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Sociologia > Sociologia urbana
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
45,50 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
A assiduidade é um dos parâmetros tidos em conta na avaliação, uma vez que a participação nas aulas é uma das suas componentes. Para obter aprovação é necessária a classificação mínima de 10 valores no somatório das notas obtidas nos diferentes componentes de avaliação. A avaliação basear-se-á na combinação entre a realização de um trabalho de grupo que consistirá na análise crítica de um projecto de intervenção em redução de riscos apresentada na aula e em relatório escrito e a nota obtida num exame final. Estas componentes de avaliação têm a ponderação relativa de 50% e de 50% cada uma. Presence in the class is one of the components for evaluation since participating in discussions is one of the evaluated items. To get approval, 10 points minimum at the sum of different evaluation components is necessary. Evaluation will be based on the students performance in a final writen exam and in a work group that will consist in the presentation of an intervention harm reduction project. Both components count 50% for the final classification.
O somatório das classificações alcançadas nas diferentes componentes de avaliação: - participação nas aulas e desempenho nos trabalhos de grupo;
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final, numa escala de 0 a 20, é obtida através do seguinte cálculo:
Em cada uma das componentes da avaliação, o aluno deve obter uma classificação mínima de 8 valores. Para obter aprovação na disciplina, o aluno deve conseguir uma classificação final mínima de 10 valores. O incumprimento de alguma destas tarefas implicará a reprovação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Em casos excepcionais, previstos na lei, ou em casos devidamente justificados e aceites como válidos pelos órgãos de gestão da Faculdade competentes para o efeito, poderá ser realizada uma avaliação fora do contexto habitual e do calendário previsto, através da realização de um trabalho escrito que substitua o trabalho em grupo que os restantes alunos efectuaram para avaliação da componente prática (valendo 50% da nota final) e da realização de uma prova oral ou escrita versando sobre os conteúdos leccionados na disciplina ao longo do semestre e que substituta o trabalho individual (valendo 50% da nota final).