Neuropsicologia Cognitiva
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
1 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
Conhecer a perspectiva da neuropsicologia cognitiva sobre o funcionamento da mente e do comportamento humanos.
Conhecer aprofundadamente síndromes neuropsicológicas seleccionadas, e saber identificá-las através da análise cognitiva e comportamental.
Interpretar, analisar e sintetizar conhecimentos específicos no domínio, de nível de especialização intermédia e/ou avançada, e de estabelecer relações entre esse conhecimento e situações da vida corrente em que a sua aplicação possa ser relevante.
Programa
Enquadramento conceptual da neuropsicologia cognitiva e Modelação Causal
Enquadramento histórico da neuropsicologia cognitiva.
Métodos e técnicas em neuropsicologia cognitiva.
Perturbações do funcionamento do sistema mente/cérebro.
Processamento visuo-espacial.
Atenção e consciência.
Funções executivas e controlo da acção.
Linguagem. Sistema lexical e processamento de frases. Pragmática.
Memória. Sistema semântico.
Cognição e emoção.
Bibliografia Obrigatória
Code Chris 340;
Classic cases in neuropsychology. ISBN: 0-86377-396-6 (vol.1)
Rapp Brenda ed.;
The handbook of cognitive neuropsychology. ISBN: 0-86377-592-6
Ellis Andrew W.;
Human cognitive neuropsychology. ISBN: ISBN 0-86377-715-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tutoriais. Seminários. Apresentação e discussão de casos clínicos. Curso online.
Recomenda-se também o uso da aplicação Visible Body, em : www.visiblebody.com
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação será resultado da ponderação das seguintes componentes:
(a) apresentação e discussão oral de um artigo científico escolhido de acordo com sugestão do professor; este artigo pode ser um estudo de caso, um estudo empírico, ou um artigo de revisão; inclui a disponibilização da apresentação em powerpoint ou pdf; (b) “pensar pós-seminário”, textos curtos de síntese e avaliação crítica de acompanhamento das sessões presenciais; (c) colaboração enquanto participante em estudos em curso; (d) envolvimento, assiduidade e participação nos seminários e actividades propostas pelos professores.
A ponderação de cada uma das componentes será, respectivamente, de 40%, 40%, 10% e 10%.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Situações especiais serão discutidas com os professores.