Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > PDEC21

Questões Aprofundadas de Psicologia II

Código: PDEC21     Sigla: QAPII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 11 Plano Oficial até 2013 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Enquadrar num racional ecológico-sistémico o processo de desenvolvimento e aprendizagem nos vários contextos educativos;

- Apresentar modelos de avaliação da qualidade de contextos educativos;

- Abordar dimensões críticas dos contextos educativos na promoção do desenvolvimento e da aprendizagem;

- Apresentar estratégias e programas de intervenção para promover o desenvolvimento e a aprendizagem.

Resultados de aprendizagem e competências

- Ser capaz de enquadrar o processo de desenvolvimento e de aprendizagem num racional ecológico-sistémico;

- Conhecer modelos de avaliação da qualidade dos contextos educativos;

- Identificar dimensões críticas dos contextos educativos na promoção do desenvolvimento e da aprendizagem;

- Ser capaz de desenvolver estratégias e programas de intervenção para promovero desenvolvimento e a aprendizagem.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1) O conceito de qualidade dos contextos educativos. A qualidade como construto multidimensional. Alguns modelos para o estudo da qualidade. Definições e operacionalização. Variáveis de estrutura e variáveis de processo. A qualidade geral e a qualidade em domínios específicos. Os efeitos da qualidade no desenvolvimento e na aprendizagem. 2) A qualidade em contextos de educação pré-escolar. Instrumentos de avaliação e estratégias de intervenção. 3)A qualidade do ambiente de linguagem e de literacia. Instrumentos de avaliação e de estratégias de intervenção. 4) As interacções professor–aluno nas sala de aula: Do 1º ciclo ao ensino secundário. Domínios de avaliação e de intervenção: a) O estabelecimento de relações positivas. b) A gestão e a organização da sala de aula. c) O apoio à instrução. 5)A inclusão de alunos com incapacidades: Avaliar a qualidade da experiência inclusiva. Planear intervenções que promovam a participação de alunos com incapacidades em contextos educativos inclusivos.

Bibliografia Obrigatória

Arends Richard I.; Aprender a ensinar. ISBN: 978-84-481-6010-4
Coll César; O construtivismo na sala de aula. ISBN: ISBN 972-41-2513-0
Gamelas Ana Madalena de Almeida Vieira; Literacia e qualidade em contextos pré-escolares inclusivos
Cadima Joana Dias; Teacher-child interactions and classroom quality in Portuguese elementary school classrooms
Psicologia, 2009. ISBN: 0874-2049
Samuel L. Odom; Alargando a roda. A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar., Porto Editora, 2007. ISBN: 0-8077-4171-x
Qualidade e Projecto na Educação Pré-Escolar. , Departamento da Educação Básica do Ministério da Educação., 1997
Portugal Gabriela; Avaliação em educação pré-escolar. Sistema de acompanhamento das crianças.hamento das crianças., Porto Editora, 2010

Observações Bibliográficas

Outras referências serão indicadas no sumário relativo a cada aula.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Participação nas sessões de síntese teórica preparadas pela docente; - Estudo de bibliografia; - Estudo de instrumentos de avaliação da qualidade de contextos educativos; treino com base em situações práticas e com recurso a vídeo. - Desenvolvimento de planos de intervenção (e.g.: para grupos-turma, crianças/alunos, instituição) para dar resposta a situações dadas. - Realização de trabalho escrito de revisão e reflexão teórica para aprofundamento de tema abordado na UC

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 59,50 0,00
Trabalho escrito Trabalho escrito 12,00 100,00 2013-06-28
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo autónomo Estudo autónomo 90 2013-06-28
Total: 90,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos estudantes em, pelo menos, 75% das aulas efectivamente leccionadas. Envolve ainda a realização de um trabalho escrito, individual,de revisão e reflexão teórica para aprofundamento de um tema abordado na UC. O trabalho escrito não poderá exceder as 10 páginas A4 (espaçamento 1,5; tamanho de letra 12).

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será obtida com base na realização de um trabalho escrito de revisão e reflexão teóricas para aprofundamento de um tema à escolha dos estudantes.

 

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar as docentes no início do semestre lectivo.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-08 às 03:45:04 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico