| Código: | PDEC21 | Sigla: | QAPII |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Temas de Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MTP | 11 | Plano Oficial até 2013 | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
- Enquadrar num racional ecológico-sistémico o processo de desenvolvimento e aprendizagem nos vários contextos educativos;
- Apresentar modelos de avaliação da qualidade de contextos educativos;
- Abordar dimensões críticas dos contextos educativos na promoção do desenvolvimento e da aprendizagem;
- Apresentar estratégias e programas de intervenção para promover o desenvolvimento e a aprendizagem.
- Ser capaz de enquadrar o processo de desenvolvimento e de aprendizagem num racional ecológico-sistémico;
- Conhecer modelos de avaliação da qualidade dos contextos educativos;
- Identificar dimensões críticas dos contextos educativos na promoção do desenvolvimento e da aprendizagem;
- Ser capaz de desenvolver estratégias e programas de intervenção para promovero desenvolvimento e a aprendizagem.
Não se aplica.
1) O conceito de qualidade dos contextos educativos. A qualidade como construto multidimensional. Alguns modelos para o estudo da qualidade. Definições e operacionalização. Variáveis de estrutura e variáveis de processo. A qualidade geral e a qualidade em domínios específicos. Os efeitos da qualidade no desenvolvimento e na aprendizagem. 2) A qualidade em contextos de educação pré-escolar. Instrumentos de avaliação e estratégias de intervenção. 3)A qualidade do ambiente de linguagem e de literacia. Instrumentos de avaliação e de estratégias de intervenção. 4) As interacções professor–aluno nas sala de aula: Do 1º ciclo ao ensino secundário. Domínios de avaliação e de intervenção: a) O estabelecimento de relações positivas. b) A gestão e a organização da sala de aula. c) O apoio à instrução. 5)A inclusão de alunos com incapacidades: Avaliar a qualidade da experiência inclusiva. Planear intervenções que promovam a participação de alunos com incapacidades em contextos educativos inclusivos.
Outras referências serão indicadas no sumário relativo a cada aula.
- Participação nas sessões de síntese teórica preparadas pela docente; - Estudo de bibliografia; - Estudo de instrumentos de avaliação da qualidade de contextos educativos; treino com base em situações práticas e com recurso a vídeo. - Desenvolvimento de planos de intervenção (e.g.: para grupos-turma, crianças/alunos, instituição) para dar resposta a situações dadas. - Realização de trabalho escrito de revisão e reflexão teórica para aprofundamento de tema abordado na UC
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|---|
| Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 59,50 | 0,00 | |
| Trabalho escrito | Trabalho escrito | 12,00 | 100,00 | 2013-06-28 |
| Total: | - | 100,00 |
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|
| Estudo autónomo | Estudo autónomo | 90 | 2013-06-28 |
| Total: | 90,00 |
A obtenção de frequência envolve a participação dos estudantes em, pelo menos, 75% das aulas efectivamente leccionadas. Envolve ainda a realização de um trabalho escrito, individual,de revisão e reflexão teórica para aprofundamento de um tema abordado na UC. O trabalho escrito não poderá exceder as 10 páginas A4 (espaçamento 1,5; tamanho de letra 12).
A classificação final será obtida com base na realização de um trabalho escrito de revisão e reflexão teóricas para aprofundamento de um tema à escolha dos estudantes.
Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar as docentes no início do semestre lectivo.