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Dificuldades de Aprendizagem

Código: P830     Sigla: DA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 27 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162
5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Obter informação sobre aspectos organizacionais do Sistema Educativo relevantes para o domínio das Dificuldades de Aprendizagem
Ler e apreciar criticamente legislação relevante
Conhecer diferentes modelos curriculares ao nível pré-escolar e reflectir sobre o seu impacto na organização do ambiente e na aprendizagem e desenvolvimento das crianças
Utilizar técnicas de observação formal e informal em contexto pré-escolar e escolar
Conhecer dimensões da qualidade de um jardim de infância e sua operacionalização
Possuir informação sobre instrumentos para avaliar o desenvolvimento da literacia e o desenvolvimento matemático
Possuir informação sobre estratégias e programas de intervenção na literacia e matemática
Conhecer bibliografia relevante no domínio das DA (Leitura, Escrita e Matemática)
Aprofundar modelos conceptuais explicativos sobre as DA, e relacionar com diferentes estratégias de avaliação e intervenção.

Programa

1. As dificuldades de aprendizagem no pré-escolar: uma perspectiva de promoção e de qualidade

História da educação pré-escolar (EPE) em Portugal. Aspectos organizacionais dos serviços de EPE.
Orientações curriculares em EPE e outros documentos legais relevantes para a organização e o funcionamento dos serviços de EPE
Estudo de alguns modelos curriculares de EPE: O Currículo Criativo e o Movimento da Escola Moderna.
Métodos de Observação em contextos pré-escolares e escolares.
A observação naturalista, ocasional e sistemática. O método de observação da criança-alvo.
Qualidade em Educação Pré-escolar: A Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância - Revista (The Early Childhood Environment Rating Scale- Revised Edition - ECERS-R, Harms, Clifford, & Cryer, 1998).

2. O desenvolvimento nos domínios da Literacia e da Matemática

Literacia e literacia emergente. Contextos de desenvolvimento da literacia emergente. Instrumentos de avaliação. Programas de promoção de competências de literacia emergente.
Numeracia e desenvolvimento matemático. Contextos de desenvolvimento da numeracia. Instrumentos de avaliação. Programas de intervenção.

3. Novas perspectivas sobre as dificuldades de aprendizagem e o Modelo da "Resposta à Intervenção". Fundamentos e estrutura do modelo.

4. Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita (DALE). Modelos teóricos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita. A dislexia desenvolvimental: Principais teorias.
Avaliação e estratégias de intervenção.
Preparação de professores.
As DALE e a legislação portuguesa.

5. As dificuldades de aprendizagem da matemática. Algumas sugestões para avaliação e intervenção.

Bibliografia Obrigatória

Ginsburg, H. ; Children´s Arithmetic, pro-ed, 1989. ISBN: 0890791813
Damon William 340; Handbook of child psychology. ISBN: 0-471-05527-1 (vol.1) (Vol.4)
Snowling Margaret 340; Science of reading
S. Jimerson, M. Burns, A. VanDerHeyden; Handbook of Response to Intervention. , Springer, 2005. ISBN: 0-387-49052-3

Bibliografia Complementar

Dehaene Stanislas; The^number sense. ISBN: 0-19-513240-8
Dodge, D., & Colker, L.; The creative curriculum for early childhood., Teaching Strategies, 2001
Sylva, K., Roy, C., & Painter, M. ; Childwatching at Playgroup and Nursey School, The High/Scope Press, 1980

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de temas e discussão em grande grupo
Trabalho em pequeno grupo com orientação
Leitura de bibliografia recomendada
Utilização de materiais audio-visuais para treino de competências de observação
Treino de competências de observação formal e informal em contextos pré-escolares e escolares
Utilização orientada de instrumentos de avaliação em crianças e ambientes de aprendizagem
Planear e implementar um pequeno projecto em contexto pré-escolar ou escolar recorrendo às estratégias de observação aprendidas
Apresentação de trabalhos pelos alunos

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame Exame 2,00
Observações em sala de jardim de infância e respectiva preparação Trabalho laboratorial 20,00
Observação naturalista em sala de aula do 1º CEB e respectiva preparação Trabalho laboratorial 8,00
Elaboração dos protocolos das observações realizadas em contexto pré-escolar e escolar Trabalho laboratorial 14,00
Elaboração de relatório escrito contendo resultados da aplicação da ECERS-R OU contendo a análise das observações realizadas em contexto pré-escolar e escolar Trabalho laboratorial 20,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Leitura de bibliografia recomendada Estudo autónomo 42
Total: 42,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas e a realização, em pequeno grupo, de trabalhos práticos, nomeadamente:
1. Aplicação da ECERS-R em contexto pré-escolar e apresentação do perfil da sala observada.
2. Realização de observação em sala de jardim de infância e elaboração do respectivo protocolo.
3. Realização de observação naturalista em sala de aula do 1º ciclo do ensino básico e elaboração do respectivo protocolo.
4. Elaboração de relatório contendo resultados da aplicação da ECERS-R em contexto pré-escolar OU elaboração de relatório sobre as observações realizadas em contexto pré-escolar e escolar.

A não realização de qualquer um destes trabalhos impede o estudante de aceder ao exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota prática, com a seguinte ponderação:
Nota no exame final: 50%
Nota prática: 50%

A nota prática diz respeito à avaliação do relatório apresentado (cf. ponto 4 da secção anterior).

A nota no exame final e a nota prática não poderão ser inferiores a 8 valores.


Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as actividades práticas 1, 2, 3 e 4, sem as quais não poderão aceder ao exame final.
Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente antes do início do semestre lectivo, para garantir a exequibilidade da sua avaliação.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final poderá ser feita através de repetição do exame final.
Não está prevista melhoria da nota prática, excepto através de nova inscrição na disciplina.
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